Quais os documentos e requisitos para viajar para Espanha em 2021? Espanha é o terceiro país mais visitado do mundo. Cheio de experiências incríveis para viveres, seja gastronómicas, seja históricas, este país europeu é um ótimo destino (e tão perto) para a tua próxima escapadinha.

Para além dos sítios mais conhecidos, como Madrid e Barcelona, também podes visitar pueblos típicos, como Aranjuez e Cáceres. Há uma imensidade de sítios para descobrir. Sabias que Espanha tem mais de 40 lugares classificados pelo Unesco como Património da Humanidade?

Portanto, se o nosso país vizinho está na tua lista de lugares a visitar, fica desse lado e descobre quais os documentos e requisitos para viajar para Espanha.

rua em valldemossa em espanha

Viajar para Espanha em tempos de covid-19, posso viajar a partir de Portugal?

Sim. Já é possível viajar para Espanha desde dia 1 de Julho de 2021.

Ainda que as fronteiras já estejam abertas, existem certos requisitos que tens que cumprir para o livre acesso ao país.

Desde dia 7 de junho, que Espanha impôs aos viajantes da União Europeia e do Espaço Económico Europeu (incluindo Portugal), que entrem no seu território por via aérea ou marítima, os seguintes requisitos:

  • Preenchimento do formulário de controlo sanitário e obtenção do respetivo código QR para apresentação às empresas de transporte ou autoridades espanholas;
  • Apresentação de uma das seguintes certificações:
    • Certificado, com mais de 14 dias, que confirme que o titular completou o esquema de vacinas (certificado de vacinação);
    • Um certificado que indique o resultado negativo de uma Prova de Diagnóstico de Infeção Ativa (PDIA) da Covid-19, realizada pelo titular, com menos de 48 horas;
    • Certificado médico que confirme se o titular recuperou da Covid-19.

Quanto à circulação, por via terrestre, designadamente de automóvel, autocarro ou comboio, na fronteira comum entre Espanha e Portugal, não será exigida a apresentação de qualquer dos certificados acima mencionados. Para saberes mais informações, consulta o Portal das Comunidades Portuguesas.

É importante referir que estas medidas estão sujeitas a alterações dependendo da evolução da pandemia, pelo que deves sempre consultar as fontes oficiais para a informação mais atualizada.

Como está a situação em Espanha devido à COVID-19?

Será seguro viajar para Espanha apesar da pandemia? Possivelmente já fizeste esta pergunta e para que possas ficar esclarecido queremos-te elucidar de como está a situação da pandemia, atualmente, em Espanha.

É importante referir que a covid-19 afetou todo o mundo, não existindo nenhum lugar 100% seguro. Se queres ou precisas de viajar, deves sempre seguir todas as recomendações inerentes ao país visitado e teres todos os cuidados aos quais já nos vamos habituando.

De acordo com a Reuters, à data de agosto de 2021, o número médio de novas infecções registadas a cada dia em Espanha caiu em mais de 12.000 nas últimas 3 semanas, 23% do seu pico anterior.

As infecções por covid-19 estão a sofrer uma diminuição, com 10.117 novas infecções relatadas em média a cada dia. A maior média diária relatada foi a 26 de janeiro. Atualmente, o Ministério de Saúde Espanhol acredita que a tendência é de diminuição da transmissão da covid-19.

A pressão nas unidades de cuidados intensivos (UCI) continua a baixar, segundo os dados divulgados pelo Ministério da Saúde espanhol. (13 de Agosto de 2021).

No que toca à vacinação, Espanha lidera a taxa de vacinação contra a covid-19 (EuroNews, 2021). A meio do verão, sessenta por cento da população já se encontraria imunizada completamente e 72% da população espanhola tem, pelo menos, uma das doses da vacina.

Os dados mencionados apontam, assim, para uma situação controlada da pandemia causada pela covid-19, ao momento, em Espanha.

Edificio Metropoli na Gran vía em Madrid, Espanha

Seguro de viagem para Espanha, um documento essencial

Fazer um seguro de viagem para qualquer o destino é de extrema importância, ainda para mais agora com a situação atual que vivemos.

O atendimento médico que usufruímos no nosso país é bastante diferente do que encontramos lá fora, já para não falar nos preços exorbitantes muitas vezes praticados. Para que viajes com toda a tranquilidade e segurança de que, se precisares, vais ter a melhor assistência, deves contratar um seguro de viagem para Espanha. Em caso de qualquer problema, é importante que estejas coberto tanto financeiramente como passível de aceder às entidades da mais alta reputação do país.

Além disso, um seguro de viagem internacional não deve apenas cobrir questões de saúde. Se tiveres problemas com a tua bagagem, seja por roubo com violência ou extravio durante a tua viagem, o seguro de viagem para Espanha também se encarregará de te apoiar nestas situações.

Com os seguros IATI, também terás a opção de adicionar cobertura de cancelamento. No caso de não poderes realizar a viagem, o teu seguro cobrirá também as despesas investidas dentro do que estará estipulado na tua apólice.

O próprio Ministério dos Negócios Estrangeiros, no seu site de Conselhos aos viajantes, recomenda aos viajantes para Espanha a munirem-se de apólice de seguro de viagem, que cubra riscos associados ao Covid-19.

A IATI Seguros foi mais uma vez pioneira e todos os seguros de viagem incluem coberturas específicas para covid-19.

Do que estás à espera para viajar com a IATI?

seguro de viagem para espanha

Documentos para viajar para Espanha

Para além dos documentos que já mencionámos anteriormente, como o teste covid-19/certificado digital de vacinação e formulário de controlo sanitário, deverás igualmente ser portador do cartão Europeu de Saúde antes de viajares, por razões de prudência sanitária.

Requisitos para viajar para Espanha, apesar da covid-19

Um dos maiores requisitos que deverás ter é sem dúvida, respeitar as regras de etiqueta sanitária e de convivência social, tendo em conta a pandemia atual. Evita locais fechados de elevada aglomeração, ou festas ao ar livre que não respeitam distância de segurança, pois o risco de contágio é superior.

  • A máscara não é obrigatória em espaços exteriores mas é ainda obrigatória em espaços fechados;

O registo na app Registo Viajante não é um requisito propriamente dito, mas é aconselhado pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros. Vamos-te explicar, no ponto seguinte, no que consiste.

senhora a observar o arco do triunfo ao longe em bracelona

App Viajante – Um conselho do Ministério dos Negócios Estrangeiros

O Ministério dos Negócios Estrangeiros aconselha aos viajantes que se ausentem de Portugal o registo das suas viagens através da aplicação Registo Viajante. Não é obrigatório mas é aconselhado e é gratuito. O registo da viagem facilita a ação das autoridades portuguesas perante a ocorrência de eventuais situações de emergência com cidadãos nacionais no estrangeiro.

sunset visto do Castelo de Gibralfaro em Málaga

Preparado para conhecer o país vizinho?

Agora que já sabes quais os documentos e requisitos necessários para viajar para Espanha em 2021, estás preparado para a tua próxima escapadinha.

Antes de rumares à descoberta, não te esqueças de visitar os nossos outros artigos de blog sobre o país: É seguro viajar para Espanha em 2021? e Seguro de viagem para Espanha.

Vamos?

viajar para Espanha verão 2021