“O que há para ver na Albânia” é o que toda a gente te pergunta quando descobre que este é o teu próximo destino. Se já decidiste viajar para este país, certamente terás uma ideia da impressionante variedade de propostas que este paraíso dos Bálcãs tem para oferecer.

Embora já tenha passado algum tempo desde o fim da ditadura que fechou o país para o turismo, ainda é possível encontrar um destino não massificado e com a alma intacta. Mas, cuidado! A Albânia está a tornar-se um destino muito popular. Cada vez mais turistas estão a descobrir que há muito por ver e fazer aqui e estão a marcar viagens para desfrutar deste paraíso escondido.

O que vais encontrar na Albânia?

Uma variedade paisagística impressionante que vai desde de belas praias até montanhas épicas, um enorme legado histórico composto pelas diferentes civilizações que habitaram estas terras. Cidades e vilas com um charme especial ou uma gastronomia deliciosa são apenas um pequeno exemplo do que podes esperar aqui.

Para que aproveites ao máximo, preparámos este guia sobre o que ver e fazer na Albânia com tudo o que precisas de saber. Vamos começar!

Tirana

Um lugar que definitivamente deve ser visitado na Albânia é Tirana, a sua capital. Esta cidade não é exatamente a mais espetacular do mundo, nem uma daquelas capitais que por si só merecem uma viagem. De facto, há muitos viajantes que praticamente a ignoram sem dar uma chance, porque, como dizem, “Ou amas ou odeias Tirana”. Nós não acreditamos que seja algo tão extremo, embora seja evidente que não estamos a falar de um lugar que vai roubar o teu coração. É um lugar perfeito para conhecer grande parte da história do país e, simplesmente caminhar pelas ruas. Ver de onde a Albânia vem e para onde parece querer ir.

Um lugar perfeito para começar a explorar Tirana é a Praça Skandeberg, que é batizada com o nome do amado herói nacional que manteve os otomanos sob controle até à sua morte. A partir daqui, vais começar a ver a mistura do antigo brutalismo comunista com enormes e modernos edifícios onde esperam por ti restaurantes e cafés que facilmente poderias encontrar na área mais hipster de Nova York.

Em Tirana há coisas realmente interessantes para ver durante a tua visita à Albânia. O BunkArt 2, por exemplo, é um enorme abrigo nuclear projetado para uma possível invasão que nunca aconteceu e que agora é um museu muito interessante. AQuipodes conhecer parte da história do país e do cruel ditador Hoxha. Curiosamente, este sujeito tem um enorme mausoléu em forma de pirâmide (em mau estado de conservação), que é outra das coisas típicas para veres em Tirana. Uma visita à cidade, para aqueles que desejam conhecer o passado desta terra, não estaria completa sem uma visita ao Museu Nacional de História.

Outras sugestões na cidade? Não percas a Mesquita Namazgah e sobe de teleférico até o topo do Monte Dajt para ter uma vista panorâmica incrível da cidade.

capital da alabnia, tirana

Kruje

A menos de uma hora da capital, Kruje é uma ótima paragem a fazer na Albânia para conhecer as suas atrações e seguir caminho sem precisar de dormir lá.

Kruje foi o berço de Skanderberg, o mítico e amado herói nacional que, até o fim de seus dias, manteve os otomanos afastados. Uma visita imperdível aqui é o museu, onde vais conhecer todos os detalhes da sua história (obviamente, escrita por aqueles que o amam). O Castelo de Kruje, onde a atual bandeira albanesa foi erguida pela primeira vez, foi restaurado e merece totalmente uma visita, pois foi um ponto de importância vital para o nascimento da pátria.

Em seguida, sugerimos que caminhes pelas estreitas ruas do seu pitoresco bazar. Embora os produtos vendidos ali sejam quase todos turísticos, mantém aquele charme antigo que te vai fazer sentir que estás noutra época.

Barraca de rua na cidade de Kruje na albânia

Lago Koman e os seus fiordes

O Lago Koman, mais do que um lugar para ver na Albânia, é uma experiência completa. Este enorme reservatório, formado ao inundar a área com as águas do rio Drin, convida-te a navegar por ele e a ficar sem fôlego enquanto te sentes diminuto sob as enormes massas de pedra que te aproximam, pouco a pouco, do Parque Nacional do Vale Valbona.

O percurso de quase 3 horas percorre 30 quilômetros que te vão parecer curtos. Muitos turistas, graças ao facto de poderem levar o seu veículo no ferry, aproveitam para se aproximar da zona norte do país sem precisar de percorrer as serpenteantes estradas. Deixa-te levar entre os fiordes que lembram a Noruega ou até mesmo Milford Sound, na Nova Zelândia.

Se no teu roteiro pela Albânia tencionas chegar aos Alpes, não te vais arrepender de o fazer por esta via.

Lago Koman com montanhas a volta na albania

Valbona e Teth

Nós avisámos que há muito para ver e fazer na Albânia, e podes ver que estávamos a falar sério. Se és um amante de caminhadas ou simplesmente gostas de montanhas, não podes excluir esta parte do país do teu itinerário.

Os Parques Nacionais de Valbona e Theth vão fazer-te sentir que estás nos Dolomitas. Montanhas verdes frondosas e altas com picos íngremes e com neve formam o pano de fundo de pequenas igrejas e cabanas rodeadas de cavalos e riachos. É um lugar de sonho!

A rota que conecta os vales de Theth e Valbona tem 16 quilômetros, exigentes em certos pontos, mas que valerão totalmente a pena o esforço quando chegares ao topo e conseguires apreciar as vistas do rio a abrir caminho entre os grandes titãs de pedra.

Aproveita a tua passagem por Theth e vai conhecer uma das cascatas mais vistosas e populares da região, a Cascata de Grunas.

 

montanhas a volta do rio em valbona na albania

Viajar em segurança na Albânia 

A Albânia não pertence à Comunidade Económica Europeia. Assim, o Cartão Europeu de Seguro de Doença não é válido lá e terias que pagar do teu próprio bolso os custos médicos se algo acontecesse. Estes podem significar despesas altas para os turistas em casos de média gravidade e, por isso, o Ministério dos Negócios Estrangeiros insiste na grande importância de ter um seguro de viagem para a Albânia que garanta cobertura do início até ao fim desta aventura.

O IATI Standard é o melhor seguro para este destino e, além de uma grande cobertura médica que garante acesso gratuito aos melhores especialistas, também te protege em casos de roubo, problemas com a bagagem, incidentes com transportes e até mesmo se precisares de ser repatriado (algo que representa um enorme custo).

Não arrisques na Albânia e adquire agora o teu seguro:

Importante: Se estiveres a  planear explorar a região montanhosa do país, o seguro ideal é o IATI Mochileiro. Além de uma cobertura médica mais ampla, graças à Cobertura de Desportos de Aventura, também oferece cobertura para quando fizeres trilhos ou snorkel.

Berat

Berat é conhecida como “a cidade das mil janelas” e quando chegares lá vais entender rapidamente o motivo. Com mais de 2000 anos de história (é uma das cidades mais antigas da Europa), ilírios, romanos, bizantinos, eslavos e outros povos passaram por aqui, deixando cada um a sua marca. Mas é a arquitetura otomana que, com as suas inúmeras janelas com vista para o rio Osum, parecem observar-te o tempo todo.

A visita a Berat é uma das coisas indiscutíveis a fazer na Albânia, não apenas porque nós, apaixonados por ela, dizemos, mas porque foi declarada Patrimônio Mundial pela UNESCO em 2008.

Perde-te pelas suas ruas, desfruta dos belos murais da mesquita, das ruínas transformadas em novos negócios, do ambiente das suas praças e sobe até o topo do castelo medieval de onde podes contemplar as belas vistas de Berat, entre grandes montanhas e o rio Osum.

casas tipicas na albania numa montanha verde

Shkoder

A antiga capital da Albânia, até 1920, também deve estar no teu itinerário pelo país. Com apenas um quinto dos habitantes de Tirana (cerca de 100.000), apresenta-se como uma cidade amigável onde podes desfrutar das suas ruas que desembocam em cafés charmosos, mas também de antigas mesquitas que nos contam o passado otomano desta cidade que, como Berat, tem mais de 2000 anos.

Não tem os monumentos de Tirana, nem a potência paisagística de Berat, mas esconde “aquele algo especial” que faz com que todos os turistas que se aproximam pensando que será apenas um destino passageiro, saiam com a sensação de que este lugar era algo imperdível para ver na Albânia. Será o seu ritmo relaxado? Será o seu ambiente?

Suspeitamos que, provavelmente, o enorme Lago Skadar tenha algo a ver com isso. Aluga uma bicicleta e desfruta de um passeio ao longo das suas margens ao entardecer. Garantimos que este percurso pelas águas compartilhadas com Montenegro não tem comparação. Dedica também um tempo ao imponente Castelo de Rozafa, uma enorme fortaleza histórica de onde também podes desfrutar do pôr-do-sol e, aos seus pés, da Mesquita Xhamia e Plumbit, outra viagem no tempo para épocas otomanas.

montanhas verdejantes a volta de um lago na albania

Gjirokäster

Gjirokäster é outro dos sítios a não perder durante a tua viagem à Albânia. A “irmã mais velha de Berat” vai te cativar com a excelente preservação de seu centro histórico (adivinha, também otomano) e as suas características casas-torre.

Passear por Gjirokastra é viciante e vais poder desfrutar muito das suas praças, mesquitas, bazares e áreas pedonais. Mas esta cidade para visitar na Albânia também se desfruta “por dentro”. Uma das suas principais atrações turísticas, e motivo que atrai muitos turistas aqui, é a possibilidade de entrar e conhecer algumas das mansões otomanas mais impressionantes. Restauradas e adaptadas para visitantes, elas vão-te fazer viajar no tempo. As nossas favoritas, e aquelas que não podes perder durante a tua passagem pela cidade, são a Casa Zekate e a Casa Skenduli. Ambas uma verdadeira maravilha e a segunda, com vistas tremendas do bairro.

A tua passagem por Gjirokastra (também Patrimônio da Humanidade) não vai estar completa se não subires até o topo do castelo para desfrutares não apenas das vistas incríveis, mas também de um dos monumentos mais bem conservados dos Bálcãs! Além da artilharia pesada, ele conserva um avião desgastado na borda de uma das suas paredes.

casal a descer a rua na cidade de Gjirokäster na albania

Blue Eye

Neste guia sobre o que fazer na Albânia levamos-te a algumas das principais cidades que não podes perder. Agora, que tal um pouco de natureza?

Como viemos da imperdível Gjirokäster, vamos levar-te a uma excursão num lugar próximo que vai deixar-te de queixo caído. Apenas a 45 minutos desta jóia otomana, a sul, está o conhecido como Blue Eye. Uma linda nascente de azul intenso, rodeada de exuberante vegetação verde. É um lugar digno de um postal que merece uma visita no teu roteiro por esta área do país. Embora antes fosse permitido nadar, agora já não é, mas ainda vale a pena vir aqui para conhecer.

Além disso, ainda nesta área, também podes visitar cascatas, fazer caminhadas e parar em vilas encantadoras a caminho do teu próximo destino.

agua azul turquesa e cristalina na lagoa blue eye na albania

Ksamil e Butroto

Passamos de cidades do interior para uma bela fonte rodeada por montanhas e agora é hora de mergulhar nas praias albanesas. Não estamos a falar de umas praias quaisquer, pois aqui vais encontra águas cristalinas azul turquesa, areia branca e pequenas ilhas onde desfrutarás de um verdadeiro paraíso costeiro.

Como dissemos no início deste guia, a Albânia ainda resiste bastante bem ao impacto do turismo em massa, mas, como era de esperar, a Riviera Albanesa já começou a render-se. Este lugar paradisíaco de praia, que há alguns anos atrás era desconhecido, agora é um grande íman tanto para viajantes locais como internacionais e a sua costa é agora um mar de espreguiçadeiras ou guarda-sóis que desenham um pouco do que era. No entanto, por mais que agora seja um lugar muito mais movimentado, isto não tira o facto de que as suas águas ainda são umas das melhores que vais encontrar em toda a Europa. Se evitares os meses de julho e agosto, terás a oportunidade de desfrutá-las com maior tranquilidade.

As praias de Ksamil são apenas 50% do que nos leva a incluir esta área do país na seleção de lugares imperdíveis para ver na Albânia, mas há mais.

A menos de 5 quilômetros da cidade, o Parque Nacional de Butroto espera por ti, um verdadeiro achado para os amantes de arqueologia. Com mais de 3000 anos de história, romanos, otomanos, gregos, venezianos e bizantinos deixaram a sua marca por aqui. Certamente, a excursão a Butrinto (Patrimônio Mundial da UNESCO) é obrigatório fazer na Albânia. O batistério, as torres de vigia ou o anfiteatro capturam todos os que o visitam, mas sabes que mais? Calcula-se que, por enquanto, apenas menos de 25% do que este lugar contém foi descoberto. Ainda há muito a descobrir em Butroto.

barcos atracados ao pé de areia branca em ksamil na albania

 

Pronto para descobrir as maravilhas da Albânia?