O que ver na Irlanda – tantas coisas! Começando por Dublin, a sua capital, que é berço de escritores como Oscar Wilde e onde nasceu a cerveja Guinness. Este país do norte da Europa é sinónimo de portas com casas coloridas e conhecida pelo seu Irish Breakfast, mas há muito mais para além disso.

No entanto, adiantamos-te já que podem ser necessárias várias viagens à Irlanda para explorares tudo, até porque a Irlanda não é só Dublin.

Prepara a tua bagagem, porque quando terminares de ler este guia já saberás tudo o que precisas de ver na Irlanda para desfrutares do que poderá ser uma das melhores experiências da tua vida. Vamos começar!

1. Explora Dublin

Como te dissemos no início deste artigo, Irlanda não é só Dublin, no entanto a maior parte das viagens à Irlanda começam e acabam em Dublin e como tal aconselhamos-te a aproveitares todos os cantinhos da capital.

Vagueia pela cidade a pé, Dublin é uma cidade que pode ser percorrida a pé, com muitas coisas para ver e fazer.

Visita o bairro Temple Bar, um bairro com muita personalidade e encanto. Vais encontrar diversos restaurantes e pubs típicos irlandeses. Depois de visitares o Temple Bar, passa pelo Castelo de Dublin, o Trinity College, St. Stephen’s Green, Kilmainham Gaol e admira a história e a arquitetura da cidade ao longo do rio Liffey.

Se calhar já sabes mas, a cultura dos bares em Dublin é muito divertida, os famosos pubs estão espalhados pelas cidades do país e claro em Dublin, está a maior concentração de pubs do mundo!

É também na capital que se encontra o primeiro pub irlandês, o mais antigo deles, com centenas de anos de história, o chamado The Brazen Head.

Posto isto, não vás à Irlanda sem tomar um Pint (ou mais) nos famosos Pubs.

Temple Bar em Dublin na Irlanda

2. Conhecer Slieve League

O Slieve League está no rank de um dos maiores Cliffs da Europa, com mais de 600 metros de altura. É o segundo maior Cliff da Irlanda, perde em altura apenas para o Croaghaun Cliff e por popularidade para Cliffs of Moher, que esteticamente é mais bonito.

Quase 3x a altura das falésias de Moher, estas falésias não estão planeadas para a maior parte dos turistas, pois não são tão conhecidas.

Se gostas de trilhos, fica a saber que é possível fazeres o “One Man’s Path” ou “Caminho de um Homem”, uma trilha que sobe o topo de Slieve League, é tão estreita que apenas uma pessoa pode passar. A trilha proporciona uma das mais belas vistas que poderás vivenciar na Irlanda. Aconselhamos-te a teres atenção, não é um trilho perigoso mas é necessário fazeres com precaução. Para além disso, guarda algumas horas para desfrutares do caminho e da paisagem.

Slieve League na Irlanda

3. Beijar a Pedra Blarney no Castelo Blarney

O Castelo de Blarney é um local de visita obrigatória. Ao longo dos últimos cem anos, milhões de pessoas visitaram Blarney, tornando-o um dos maiores tesouros da Irlanda.

O primeiro edifício no século X foi uma estrutura de madeira. Por volta de 1210 d.C., esta foi substituída por uma estrutura de pedra. Em 1446 o terceiro castelo foi construído por Dermot McCarthy, rei de Munster, do qual a torre de menagem ainda permanece de pé.

E porque é que te aconselhamos a subir aos degraus do castelo para beijares a pedra Blarney? De acordo com a lenda, beijar a pedra dá àquele que o faz o dom denominado the gift of the gab” (grande eloquência ou habilidade na conversação)

A Pedra de Blarney é um bloco de pedra calcária carbonífera que foi colocada na torre do castelo em 1446.

Os terrenos e jardins circundantes do castelo também valem a visita.

Mulher com um vestido vermelho no Castelo de Blarney, Cork, Irlanda

4. Admira a arquitetura de Cobh

Cobh é a casa do único terminal de cruzeiros da Irlanda, pelo que se tornou um ponto turístico nos últimos anos.

Cobh não é muito grande, pelo que podes conhecer a cidade em poucas horas. Há um pequeno autocarro turístico que te leva a passear pela cidade e a alguns pontos que não podes perder. Cobh é construído numa colina íngreme, por isso se não queres subir descer colinas, este passeio turístico é uma boa opção para ti.

Cobh tem também uma Catedral impressionante (St. Colman’s Cathedral), a igreja neo-gótica é uma obra-prima arquitectónica, além de um importante ponto de referência religioso que se destaca nas ruas de Cobh (levou cerca de 47 anos para ser construído).

Depois de visitares a Catedral, atravessa a rua e descobre o icónico Deck of Cards, a famosa fila de casas coloridas.

fila das casas coloridas em Cobh

5. Visita Castelos

A tua viagem à Irlanda deve incluir alguns dos seus castelos históricos.

Alguns que recomendamos:

  • Trim Castle
  • Kilkenny Castle
  • Malahide Castle
  • Leap Castle
  • Ross Castle
  • King John’s Castle
  • Rock of Cashel
  • Ashford Castle
  • Dublin Castle
  • Birr Castle
  • Slane Castle
  • Dunguaire Castle
  • Bunratty Castle
  • Rathfarnham Castle

Rock of Cashel na Irlanda

6. Visita os Penhascos de Moher

Já te falamos dos penhascos menos conhecidos como o Slieve League, agora falamos-te dos mais populares.

Esta atração natural é a mais visitada da Irlanda, os conhecidos The Cliffs of Moher. Esta vista de tirar a respiração capta os corações de todos que o visitam (e não são poucas pessoas).

Podes passar de 1 hora a várias horas a vaguear pelos arredores do penhasco e a desfrutar de vistas deslumbrantes. Não percas esta oportunidade.

Cliffs of Moher na Irlanda

7. Visita Connemara

Situado no Oeste da Irlanda no Condado de Galway, o Parque Nacional do Connemara cobre mais de 7.000 acres de montanhas panorâmicas, extensões de pântanos, prados e bosques. Algumas das montanhas do parque fazem parte da famosa cadeia de montanhas Twelve Bens ou Beanna Beola.

Uma das melhores caminhada do parque é a caminhada Diamond Hill Walk. Esta caminhada vai levar-te até à montanha principal do parque, com vistas deslumbrantes.

Sabe mais sobre o parque aqui.

Connemara National Park

Temos a certeza que mal podes esperar para ir à Irlanda com tudo o que te dissemos, certo?

Não te esqueças de contratar um seguro de viagem, para viajares com a máxima tranquilidade que mereces, sabe mais sobre os nossos seguros aqui.

Let´s go!