Monumentos património da UNESCO, praias mediterrânicas, santuários em montanhas, deliciosas paellas, as ramblas, e um sem fim de praças históricas, entre outros lugares: Espanha é um país cheio de experiências incríveis. E, claro, a proximidade com Portugal, levam Espanha a ser escolha de muitos portugueses para passar férias. Mas será seguro viajar para Espanha em 2021?

Neste artigo queremos elucidar-te sobre a situação pandémica atual nas terras vizinhas, sobre a segurança geral do país e também sobre qual o melhor de seguro de viagem para Espanha.

Estás a pensar dar um saltinho aos nuestros hermanos estas férias? Então este artigo é para ti! Vamos viajar juntos!

Mas então é seguro viajar para Espanha?

Espanha é considerado um país seguro, na generalidade. É considerado o 38º país mais pacífico do mundo (entre 83 países analisados), de acordo com o estudo “Global Peace Index 2020”, promovido anualmente pelo Institute for Econnomics & Peace.

E sim, é seguro viajar para Espanha. Porém, mesmo sendo considerado um país seguro, não se deve deixar de adotar as medidas de prevenção e precaução habituais em países europeus.

vista de drone da sagrada familia em barcelona

Considerações ao viajar para Espanha em 2021 – posso viajar?

Sim, podes viajar para Espanha a partir de Portugal. As fronteiras encontram-se atualmente abertas, sendo apenas necessário cumprires alguns requisitos para entrares no país.

Desde 7 de junho que Espanha impôs aos viajantes da União Europeia e do Espaço Económico Europeu (incluindo Portugal) que entrem no seu território por via aérea ou marítima os seguintes requisitos:

  • Preenchimento do formulário de controlo sanitário e obtenção do respetivo código QR para apresentação às empresas de transporte ou autoridades espanholas;
  • Apresentação de uma das seguintes certificações:
    • Certificado, com mais de 14 dias, que confirme que o titular completou o esquema de vacinas (certificado de vacinação);
    • Um certificado que indique o resultado negativo de uma Prova de Diagnóstico de Infeção Ativa (PDIA) da Covid-19, realizada pelo titular, com menos de 48 horas;
    • Certificado médico que confirme se o titular recuperou da Covid-19.

Se decidires ir para Espanha (a partir de Portugal) de carro, autocarro ou comboio não precisas de apresentar qualquer dos certificados acima mencionados. Para saberes mais informações, consulta o Portal das Comunidades Portuguesas.

Não te esqueças de consultar sempre as fontes oficiais antes da tua viagem. As informações estão em constante atualização, pelo que estas podem não ser as mais atualizadas.

É seguro viajar para Espanha apesar da covid-19?

É válido que tenhas esta questão. Muitos viajantes a fazem devido à situação atual que passamos, mas respondendo à tua pergunta, não é seguro a 100% para nenhuma parte do mundo.

No que toca a vacinação em Espanha, à quarta semana de julho de 2021, o país conseguiu atingir a meta dos 25 milhões de pessoas completamente vacinadas. O número equivale a mais de metade da população.

Relativamente ao número de casos, estando esta informação em constante alteração, os contágios têm diminuído. No entanto, os internamentos hospitalares e as unidades de cuidados intensivos (UCI), já atingiram uma ocupação de 20% e 9% respetivamente, segundo fontes das autoridades sanitárias espanholas (informação de 2/08/2021).

Então é seguro viajar para Espanha apesar da covid-19? É, desde que cumpras todas as recomendações que o país de destino determina, assim como a contratação de um seguro que te auxilie em qualquer situação e que tenha cobertura covid-19.

O próprio Ministério dos Negócios Estrangeiros na sua página de conselhos aos viajantes, recomenda aos viajantes portugueses que rumam a Espanha a munirem-se de uma apólice de seguro de viagem, que cubra riscos associados ao covid-19.

Na IATI contamos com mais de 135 anos de experiência em seguros de viagem, com o objetivo de proporcionar-te uma viagem tranquila e em segurança.  Obtém agora o melhor seguro para a tua viagem a Espanha, um requisito necessário e a melhor proteção contra covid-19 e outros incidentes:

é seguro viajar para espanha

 

O que encontrarás se decidires viajar para Espanha agora?

A partir do dia 26 de Junho de 2021 a máscara deixou de ser obrigatória em espaços exteriores em Espanha, no entanto, continuará a ser obrigatória em espaços públicos fechados, tais como bibliotecas, farmácias ou supermercados, e também nos transportes públicos.

Dependendo da zona de Espanha que visitares, poderá existir recolher obrigatório. A comunidade Valenciana e a Catalunha encontram-se neste momento com algumas proibições de circulação. Valência aplicou o recolher obrigatório entre a 1 e as 6 da manhã. Para saberes mais e confirmares se estas informações ainda estão atualizadas, consulta as fontes oficiais. 

Quanto às atrações turísticas, muitas já se encontram abertas. Recomendamos que verifiques a página covid-19 de cada atração no seu site oficial, se quiseres saber mais sobre as medidas de segurança tomadas por cada uma delas antes da tua partida.

cidade das artes e das ciencias em valencia

Viajar para Espanha sozinho é seguro?

Se planeias fazer esta viagem sozinho ou sozinha podemos-te dizer que é totalmente seguro, claro, sempre tendo em conta algumas medidas de segurança.

Não deixes os teus objetos de valor sem vigilância, não andes em lugares mais isolados à noite e não aceites coisas de estranhos. Tenta ser razoável e não criar inimizades. Em Espanha, como em todo o lado, devemos respeitar o território dos outros!

Alguns conselhos para viajar por Espanha em segurança

Os conselhos que já enumerámos no ponto acima aplicam-se também a uma viagem com companhia. Garantir a nossa segurança é fundamental e se seguires estes conselhos podes desfrutar da tua viagem sem problemas:

  • Contrata o melhor seguro de viagem para Espanha, o IATI Escapadinhas. Ir protegido por uma apólice é muito recomendado, devido à situação atual. Todas as políticas da IATI incluem despesas médicas derivadas de infecções por covid-19, incluindo testes PCR no destino e quarentena, se necessário;
  • É seguro viajar para Espanha, mas também evita usar muitas jóias e não andes com muito dinheiro em mão;
  • Há muitas pessoas que se oferecem para ler a tua mão ou para entrares num jogo de mesa. Insistem muito e agem, geralmente, em duplas. Enquanto uma te distrai com a sua “leitura” ou “jogo”, outra rouba a tua carteira. Tem atenção e recusa educadamente.
  • Muitas vezes também há quem realmente faça as leituras de mão mas pedem preços muito elevados por seres turista, se tiveres interesse tem isso em atenção;
  • Em locais mais movimentados, coloca a tua mala para a tua frente;
  • Em destinos de praia, não deixes os teus pertences sozinhos na areia;
  • À noite, evita áreas muito escuras e zonas mais isoladas. Nas áreas mais turísticas podem ocorrer roubos;
  • Deixa os teus documentos de identidade ou de viagem num lugar seguro (por exemplo, no cofre do hotel). Podes substituí-los por uma fotocópia, que pode ser carimbada no próprio hotel.
  • Não te esqueças de conduzir com as portas do carro devidamente trancadas e evita deixar bens de valor visíveis quando estacionado.

Plaza Mayor com uma estátua do Rei Filipe III em Madrid

Qual é o melhor seguro de viagem para Espanha

Como podemos ver é seguro viajar para Espanha, tendo sempre todos os cuidados relativos à covid-19 e todos os cuidados básicos que devemos ter num país que não o nosso. Como já referimos e como o Ministério de Negócio Estrangeiros afirma é recomendável a contratação de um seguro de viagem para a tua viagem a Espanha.

Na IATI criámos um seguro especialmente para viagens mais curtas, mas pensado para as circunstâncias atuais. O IATI Escapadinhas é o aliado perfeito para a tua viagem a Espanha.

Ao contratares este seguro tens direito a:

  • Assistência Médica de 50 000€ que cobre a covid-19;
  • Abrange cicloturistas, com cobertura por roubo da própria bicicleta;
  • Seguro de viagem de relaxamento, com teleconsulta médica, para que não tenhas de sair do hotel para ires ao médico;
  • Cobertura de autocaravanas, campers e campistas, cobrindo roubo dentro de qualquer veículo, um veículo de substituição e até mesmo um condutor profissional, se necessário.

Também tens a opção de adicionar cobertura de cancelamento, caso não possas viajar por algum dos motivos descritos na apólice.

Queres saber mais sobre o melhor seguro de viagem para Espanha? Consulta este artigo.

viajar para Espanha verão 2021

Qual é o teu destino preferido para visitar em Espanha? Conta-nos tudo!