Quais são os requisitos para viajar para a Argentina? Existem documentos especiais, tais como vistos? Posso viajar hoje de Portugal para a Argentina? É mais do que normal que te faças estas perguntas em momentos como estes, quando há tanta incerteza. Viste ao local certo para encontrares as respostas de que necessitas porque vamos falar contigo sobre toda a documentação necessária para viajares para a Argentina. Além disso, aprofundaremos a situação causada pela covid-19 e os requisitos especiais devidos à COVID.
Continua a ler e descobre agora os requisitos para viajar para a Argentina.
Contents
- 1 Viajar para a Argentina e covid-19, é possível viajar de Portugal em 2022?
- 2 Seguro de viagem para a Argentina, um documento obrigatório
- 3 Preciso de um visto para viajar para a Argentina?
- 4 Documentos para viajar para a Argentina
- 5 Requisitos para viajar de Portugal para a Argentina apesar da COVID-19
- 6 São necessárias vacinações para viajar para a Argentina?
- 7 Carta de condução para a Argentina
- 8 Perguntas mais frequentes sobre documentos para viajar para a Argentina
Viajar para a Argentina e covid-19, é possível viajar de Portugal em 2022?
Após um longo período de encerramento das fronteiras ao turismo internacional, a partir de 1 de Novembro de 2021 podes viajar de Portugal para a Argentina. A melhoria da situação causada levou a esta abertura que todos esperávamos e podes agora descobrir as ruas de Buenos Aires, paisagens maravilhosas como as de Bariloche ou as impressionantes Cataratas do Iguaçu.
Mesmo assim, é necessário ter em conta vários requisitos para viajar agora para a Argentina. Embora os vamos detalhar ao longo deste artigo, aqui está um breve resumo para que possa avaliar se queres ir ou não:
- Seguro de viagem para a Argentina com cobertura COVID;
- Passaporte;
- Bilhete de ida e volta;
- Comprovativo de meios financeiros suficientes para te sustentares na Argentina;
- Declaração electrónica.
Se não tiveres sido vacinado contra a covid-19 ou se não tiveres o esquema completo de vacinação, é possível viajar para a Argentina a partir de 7 de Abril de 2022. É apenas “recomendado” que estas pessoas sejam testadas no prazo de 24 horas após a chegada ao país.
Qual é a situação na Argentina com a COVID-19?
Felizmente, a 4ª vaga de COVID causada pela Omicron está a diminuir na Argentina depois de ter causado os números mais elevados de casos diários de toda a pandemia.
A fim de evitar novos aumentos nos casos, as autoridades argentinas estão a acelerar o ritmo da vacinação, que foi bastante lento até Junho de 2021. Com a chegada de novos lotes, foram administradas mais de 97,4 milhões de doses, o que significa que pouco mais de 81,7% da população foi vacinada com o esquema completo. A vacinação das crianças e a terceira dose para os vacinados há mais de 5 ou 6 meses está a tomar um bom avanço.
O que irás encontrar se decidires viajar agora para a Argentina?
Com a melhoria dos números da infecção, o governo da Argentina adoptou novas medidas. Foram estabelecidas directrizes para determinar o chamado “risco epidemiológico e sanitário” de uma localidade e podem ser consultadas aqui. Em Setembro, as medidas foram consideravelmente flexibilizadas, sendo de notar o seguinte:
- Já não é obrigatório usar máscara ao ar livre quando não há multidões de pessoas. Terás de a usar em locais fechados, como cinemas, teatros, transportes públicos, eventos;
- Não há limite para o número de pessoas em reuniões sociais;
- A capacidade volta a 100% em actividades económicas, comerciais, religiosas e sociais em locais fechados.
- Após meses de proibição, são permitidas viagens de grupo de pensionistas e estudantes;
- As discotecas podem abrir a 50%, mas os participantes devem estar totalmente vacinados;
- Para estar em festas, danças ou atividades similares, é necessário ser vacinado com 2 doses ou com 1 dose e fazer um PCR ou teste de antigénio 48 horas antes.
Além disso, a 1 de Janeiro de 2022, o passe nacional de saúde entrou em vigor para pessoas com mais de 13 anos de idade. Terás que provar que tens o calendário de vacinação completo (pelo menos 14 dias devem ter decorrido desde a última dose) para participares nas seguintes atividades:
- Salões de dança, discotecas ou similares que se realizam em espaços fechados;
- Viagens de grupo para estudantes, reformados ou similares;
- Organização de eventos de massas de mais de mil pessoas que se realizam em espaços abertos e fechados ou ao ar livre.
Deves considerar que cada província está habilitada a impor medidas mais restritivas, pelo que é aconselhável certificares-te com antecedência.
Seguro de viagem para a Argentina, um documento obrigatório
A subscrição de um seguro de viagem não é apenas um requisito obrigatório para viajar para a Argentina, tornou-se essencial. O Ministério dos Negócios Estrangeiros é claro, afirmando que “é recomendado que contrates um seguro com a maior cobertura possível durante a tua estadia no país, incluindo transferências em aviões médicos”. A partir de hoje, não há um montante mínimo de cobertura, mas afirma que deves ter “cobertura para serviços de hospitalização, isolamento e/ou transferência médica”. Portanto, o teu melhor companheiro é IATI Mochileiro.
Trata-se de um seguro para viajantes off-road que cobre até 500.000 euros de despesas médicas, incluindo, evidentemente, as que podem ser causadas por uma infecção por covid-19, tais como hospitalização, quarentena ou PCRs extra. Além disso, terás também 100% das tuas despesas de repatriamento cobertas e nós estaremos lá para ti 24 horas por dia sem teres de adiantar nenhum dinheiro extra. Como temos a certeza que vais querer apreciar as belas paisagens argentinas a pé e fazer algumas caminhadas, deves saber que esta apólice também te cobrirá em caso de acidente durante a prática de desportos de aventura.
Contrata agora o melhor seguro de viagem para a Argentina aqui:
Preciso de um visto para viajar para a Argentina?
Se és cidadão português, não vais realizar actividades remuneradas e vais ficar menos de 90 dias, um visto não é um documento necessário para viajares para a Argentina. Vais precisar dele se ficares mais tempo ou se fores para trabalhar. Nesses casos, contacta o consulado ou embaixada argentina mais próxima.
És cidadão de outro país? Podes verificar se necessitas da Autorização Electrónica de Viagem (AVE) neste link.
Documentos para viajar para a Argentina
O visto não é obrigatório, mas existem outros documentos necessários para viajar de Portugal para a Argentina:
- Passaporte válido com validade de pelo menos 3 meses. O cartão de cidadão não é aceite;
- Bilhete de avião de ida e volta;
- Comprovativo de meios financeiros suficientes para cobrir as tuas despesas de subsistência na Argentina. O Ministério dos negócios estrangeiros indica que o montante mínimo é de 50 dólares por dia e que deve ser acreditado mediante apresentação de cartões de crédito acompanhados do teu último extrato (para verificar o limite), dinheiro e cheques de viagem;
- Seguro médico que cobre pelo menos 20.000 dólares em transporte médico e cuidados de saúde privados. O teu melhor aliado neste caso é o IATI Mochileiro porque graças a ele estarás coberto por até 500.000 euros em despesas médicas, incluindo as decorrentes da covid-19 e a prática de desportos de aventura. É a melhor apólice para uma viagem à Argentina. Contrata o teu agora:
Para além de todos estes documentos para viagens à Argentina, existem outros devido à situação causada pela covid-19. Nota que os requisitos podem mudar de um momento para o outro. Na IATI estamos constantemente a atualizar estes artigos porque estamos conscientes da importância de estarmos atualizados para viajarmos em segurança, mas lembrem-se de consultar fontes oficiais antes de planearem a vossa viagem.
Por outro lado, se fores cidadão de um país do MERCOSUL (Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela) também podes entrar com o teu bilhete de identidade, mas é aconselhável verificares com fontes oficiais. Este artigo sobre os requisitos para viajar para a Argentina é dirigido a pessoas com passaporte português.
Requisitos para viajar de Portugal para a Argentina apesar da COVID-19
Estes são os requisitos para viajar de Portugal para a Argentina a partir de 7 de Abril de 2022:
- Seguro de viagem para a Argentina que cubra hospitalização, transferência médica e isolamento devido à covid-19. Todas as políticas da IATI cumprem estes requisitos, mas o teu melhor companheiro neste caso é o IATI Mochileiro. Graças a ele estarás coberto até 500.000 euros em despesas médicas, incluindo covid-19;
- Declaração Electrónica Jurada feita nas 48 horas anteriores ao embarque, quando terás de a mostrar. Se tiveres algum sintoma durante a viagem, poderás atualizá-la em papel;
- Passaporte válido com validade de pelo menos 3 meses após a chegada;
- Bilhete de regresso (ou bilhete de saída do país);
- Comprovação de meios financeiros suficientes.
Como se pode ver, os requisitos para viajar para a Argentina em 2022 já não incluem ser vacinado contra a covid-19 ou ter um teste PCR ou antigénio. O governo argentino “recomenda” que as pessoas não vacinadas sejam testadas à chegada.
Estes são os requisitos para viajar para a Argentina, tal como declarado por fontes oficiais, e não nos parece que existirão quaisquer alterações de última hora. Mesmo assim, lembra-te de voltar aqui um pouco antes da tua viagem para evitar qualquer surpresa.
São necessárias vacinações para viajar para a Argentina?
A OMS recomendam as vacinas habituais para qualquer viagem à Argentina (hepatite A, tétano difteria-pertussis e vacina tríplice viral) e, em situações especiais, hepatite B, febre amarela (especialmente se viajares para o norte do país ou para Iguazú), raiva, gripe pneumocócica e febre tifóide. Por conseguinte, é uma boa ideia marcares uma consulta num centro de vacinação internacional e obteres aconselhamento de um médico, dependendo dos locais que vais visitar.
Por outro lado, o Ministério dos Negócios Estrangeiros salienta que existe um baixo risco de malária, e apenas nas zonas rurais na fronteira com a Bolívia e o Paraguai. No interior, especialmente na província de Córdova e nos meses de Verão, existe um risco de dengue e chikungunya. Por conseguinte, é importante protegeres-te das picadas de mosquitos.
Quanto à vacina contra a covid-19, seres vacinado já não é um requisito para viajar de Portugal para a Argentina. Nota que te será mais fácil deslocares-te pelo país.
Carta de condução para a Argentina
Estás a planear alugar um carro? Em caso afirmativo, deves saber que necessitas de uma licença internacional de condução e o carnet de pasage en douane.
Perguntas mais frequentes sobre documentos para viajar para a Argentina
Posso viajar hoje de Portugal para a Argentina?
A partir de 1 de Novembro de 2021 podes viajar novamente de Portugal para a Argentina para turismo. No entanto, terás de ter em conta certos requisitos, tais como ter um seguro de viagem.
O que precisas para entrar na Argentina a partir de Portugal?
Em situações normais, necessitarás do teu passaporte, um bilhete de regresso, prova de que tens meios financeiros suficientes para a tua estadia e um seguro de viagem com cobertura covid.
Quais são os requisitos para viajar de Portugal para a Argentina por causa da covid?
Terás de preencher uma declaração jurada e subscrever um seguro de viagem com cobertura de covid.
Preciso de um visto para viajar para a Argentina?
Se és cidadão português, não vais realizar atividades remuneradas e vais estar no país por menos de 90 dias, não precisas de visto.
Existem vacinas obrigatórias para viajar para a Argentina?
Não, não há vacinações obrigatórias. No entanto, é aconselhável ir a um centro de vacinação internacional para seres aconselhado por um médico.
Esperamos ter-te ajudado a preparar a tua documentação para viajares para a Argentina. Como podes ver, em situações normais, é muito simples, mas, devido à covid-19, há alguns requisitos a ter em conta. Se tiveres alguma pergunta, teremos todo o prazer em responder-te nos comentários.
Lembra-te que agora é obrigatório viajar com o melhor seguro de viagem para a Argentina. O IATI Mochileiro é o teu melhor companheiro de aventura porque graças a ele terás até 500.000 euros em despesas médicas, incluindo as que possas ter devido à covid-19, tais como hospitalização, quarentena ou se tiveres de fazer um PCR extra prescrito por um especialista. Além disso, também estarás protegido contra possíveis despesas causadas por um acidente durante a prática de desportos de aventura, tais como caminhadas. Também estarás a salvo, sabendo que terás uma equipa disponível 24 horas por dia no caso de te acontecer alguma coisa e que não terás de pagar em adiantado. Leva o teu IATI Mochileiro contigo e viaja em segurança agora:
Lembra-te de que, devido à situação atual, os documentos e requisitos de viagem podem mudar. Na IATI estamos constantemente a atualizar esta informação. No entanto, recomendamos que verifiques sempre com fontes oficiais.