Se estás a pensar fazer uma escapada à “Cidade do Amor”, chegaste ao local certo. Aqui vamos contar-te o que ver em Paris em 2 dias ou num fim de semana. Não é muito tempo, mas é suficiente para ficares com um bom sabor na boca se for a primeira vez a explorar a cidade.
Continua a ler porque na IATI, especialistas em seguros de viagem, vamos contar-te o que fazer num fim de semana em Paris com todo o detalhe. On y va! Vamos!
Contents
O que ver e fazer em Paris num fim de semana?
Vamos começar pelo mais óbvio: num fim de semana em Paris não consegues ver tudo. Mesmo com uma semana completa, ainda sentirias que a capital francesa tem muito mais para ver. No entanto, também não te stresses. Com 2 dias em Paris (ou 2,5 dias) tens para tirar muito partido e pode servir como uma primeira aproximação.
Para além de passear pelas suas ruas e ver básicos como a Torre Eiffel ou Notre Dame, em Paris há museus incríveis como o Louvre, o d’Orsay ou o Pompidou aos quais se tem de dedicar tempo. Por isso, o mais importante é priorizar conforme os teus gostos e não tentar fazer uma maratona. Paris é uma cidade que recordarás também pelo seu ambiente, por isso pensa em fazer o que mais te entusiasma e acertarás.
Em qualquer caso, o itinerário de 2 dias em Paris que desenhámos passa pelos principais atractivos da cidade e tem em conta que chegas na sexta-feira ao meio-dia ou à tarde e regressas a casa no domingo à tarde/noite, o mais habitual. Se tiveres mais ou menos tempo, poderias adaptá-lo sem problemas.
Por outro lado, é uma lista de coisas que fazer em Paris num fim de semana se for a primeira vez que vens. Como verás, passamos pelos seus principais ícones, por isso, se já estiveste, possivelmente preferes investigar outros cantos.
Pronto? Agora detalhamos a rota por Paris num fim de semana.
Rota de Fim de Semana em Paris: Sexta-feira à Tarde
Bienvenue! Segundo o horário de chegada do teu voo/comboio, disporás de mais tempo ou menos, mas aqui deixamos algumas sugestões para aproveitares esta tarde em Paris. Se chegares de avião, não percas o nosso guia sobre como ir dos aeroportos de Paris ao centro da cidade.
- Torre Montparnasse: apesar de o edifício não ser muito bonito, as vistas que se obtêm do 56º andar são incríveis. Por isso, servir-te-á para teres uma primeira imagem de Paris a voo de pássaro. Se conseguires subir ao pôr do sol, gostarás ainda mais.
- Jardins do Luxemburgo: possivelmente um dos jardins mais bonitos de Paris e que costuma estar muito animado a qualquer hora.
- Bairro Latino: podes dar um passeio por esta interessante e viva zona. Se ainda estiver aberta, não deixes de ir à livraria Shakespeare and Company. Aqui podes jantar em sítios como La Jacobine, La Crêpe Rit du Clown ou L’Épidon. Até, se tiveres vontade de festa ou de tomar um copo, este bairro é bom local.
- Passeio pela margem do Sena: acaba o dia dando um passeio pelo Sena até que o corpo peça descanso. Amanhã começamos a nossa rota de Paris em 2 dias.
Dia 1 em Paris (Sábado)
Após um bom croissant ou pain au chocolat para te encheres de energia, recomendamos que comeces o teu itinerário por Paris em 2 dias pelos locais que te vamos contar a seguir. Pusemo-los na ordem em que nós o faríamos, embora, claro, possas modificar segundo os teus gostos, as combinações de transporte que melhor te convenham segundo o teu hotel ou outras circunstâncias.
- Praça do Trocadero e a Torre Eiffel: que melhor maneira de começar o teu fim de semana em Paris que com vistas da Torre Eiffel? Um dos melhores locais para o fazer é esta praça, com um miradouro directo para ela. Depois, caminha pelos Jardins do Trocadero até chegares aos pés de Madame Eiffel e subir até ao 2º ou 3º piso. Recomendamos fazer a reserva com antecedência para poupares tempo em filas. Depois, desfruta da panorâmica da torre e faz que a tua câmara deite fumo desde o Campo de Marte.
- Arco do Triunfo: podes caminhar (uns 30′) ou apanhar o metro (uns 20′) até ao Arco do Triunfo, outro dos ícones que ver em Paris em 2 dias. Se te animares, podes subir ao miradouro que há no arco, do qual se obtêm umas vistas estupendas dos Campos Elísios.
- Campos Elísios: caminha por esta mítica avenida até à Praça da Concórdia contemplando a beleza dos seus edifícios e a opulência das suas lojas. Se te apetecer descobrir alguns locais de interesse fazendo um pequeno desvio, verás que o Petit Palais, o Grand Palais, o Palácio da Descoberta ou a Ponte Alexandre III te ficam relativamente perto.
- Praça da Concórdia: outra das icónicas praças de Paris, com o seu obelisco de Luxor, de mais de 3.000 anos de antiguidade, duas monumentais fontes e, como edifícios a destacar, a sede do Ministério da Marinha e o Hotel de Crillon, um dos mais antigos e luxuosos do mundo. Como certamente te entrou fome, poderias procurar para comer nesta zona. Um bom restaurante de gastronomia francesa é Contraste e, para pôr a nota doce, os macarons de Ladurée.
- Jardim das Tulherias: aproveita para baixar a comida no jardim à francesa mais importante e mais antigo da cidade.
- Ilha da Cité: se as pernas te derem, podes andar (aprox. 30′) ou apanhar o metro (uns 10′) até à Ilha da Cité, no coração do rio Sena. Se optares por caminhar, desfrutarás do rio e das suas bonitas pontes, com a Pont Neuf e a Pont des Arts como referências. Na ilha aconselhamos-te a entrar na Igreja de Sainte-Chapelle e contemplar a Catedral de Notre Dame (ainda em reconstrução).
- Passeio de barco pelo Sena: para finalizar o dia, podes dar um passeio pelo rio nos barcos que saem do porto que há junto à Pont Neuf. Se na sexta-feira não tiveste tempo, também poderias acabar este primeiro dia do teu fim de semana em Paris passeando pelo Bairro Latino, que te fica ao lado.
Dia 2 em Paris (Domingo)
Como no caso da sexta-feira, este segundo dia do teu fim de semana em Paris dependerá muito do horário do teu voo de volta a casa. Se tiveres boa parte do dia, a nossa recomendação seria que não te perdesses os seguintes locais:
- Museu do Louvre: aconselhamos que estejas antes das 9h na porta, quando abre um dos museus mais conhecidos do planeta. Casa de obras tão conhecidas como a Mona Lisa, a Vénus de Milo ou o Código de Hammurabi, precisarás de umas 3 horas para ver “o imprescindível”. Tem em conta que o Louvre fecha às terças-feiras.
- Praça Vendôme: em apenas 15 minutos a caminhar estarás no epicentro do luxo em Paris. No centro encontra-se a coluna Vendôme, levantada por Napoleão em 1810. Muito pertinho fica-te a Igreja da Madeleine, que, apesar de construída entre os séculos XVIII e XIX, parece mais bem um templo da Antiga Grécia.
- Ópera Garnier: a poucos passos está este precioso edifício mandado construir por Napoleão III. Se tiveres tempo, podes visitar o seu interior.
- Galerias Lafayette Haussmann: demorarás apenas 5 minutos a chegar a estas míticas galerias comerciais, possivelmente uma das mais belas do mundo graças à sua espectacular cúpula. Não percas as vistas desde o terraço do telhado, a entrada é gratuita. Conta com restaurantes e bares, para o caso de quereres fazer uma paragem.
- Sacré Coeur e Montmartre: outra coisa que fazer em Paris em 2 dias é passear pelo boémio bairro de Montmartre, com a Basílica do Sagrado Coração como principal atracção. Depois de a visitares (podes subir de funicular), recomendamos ir até à Place du Tertre, o coração do bairro, e caminhar até ao icónico Moulin Rouge passando pelo fotogénico Muro dos Eu Te Amo.
Locais Emblemáticos Adicionais a Considerar
Se tiveres mais tempo ou quiseres substituir algum dos locais mencionados, aqui tens outras opções emblemáticas de Paris:
Panteão: onde repousam personalidades como Voltaire, Rousseau, Marie e Pierre Curie.
Museu d’Orsay: com a melhor colecção de arte impressionista do mundo.
Centre Pompidou: para os amantes de arte contemporânea.
Praça da Bastilha: local histórico da Revolução Francesa.
Praça des Vosges: a mais antiga praça planeada de Paris, no bairro do Marais.
Catacumbas de Paris: uma experiência única no subsolo da cidade.
Versalhes: uma excursão de dia inteiro ao palácio mais famoso de França.
Torre Saint-Jacques: uma torre gótica solitária com história fascinante.
Passeio pelo Marais: um dos bairros mais charmosos de Paris.
🥐 Comida típica de Paris: Os pratos que não podes perder
🥐10 razões para visitares Paris
Conselhos para Organizar um Fim de Semana em Paris
Esperamos que esta rota por Paris num fim de semana te tenha agradado. Para a tornares realidade de uma forma mais cómoda, preparámos estes conselhos:
- Para optimizar os traslados, o melhor é que te ponhas com um mapa. Como viste no de cima, tratámos de fazer a rota tendo em conta as distâncias, mas talvez tenhas outras preferências.
- Soa óbvio, mas precisarás de verificar os horários e datas de abertura e fecho das atracções turísticas. No caso de sítios com muita afluência de turismo, também é aconselhável reservar os bilhetes com antecedência para os horários que melhor te calhem e assim não investir tanto tempo a fazer filas.
- Para perderes menos tempo, também poderias reservar nos restaurantes nos quais estejas interessado, sobretudo se forem muito conhecidos.
- Aconselhamos que vejas se te interessa comprar o passe para o autocarro turístico ou o cartão Paris Pass (inclui 1 dia de autocarro turístico). Apesar de não seres fã deste tipo de coisas, para um par de dias podem poupar-te bastante tempo e dinheiro.
- Se planeares um fim de semana em Paris para finais da primavera, verão ou finais do outono, render-te-á muito mais, já que terás mais horas de sol.
- Procura buscar um alojamento perto de uma estação de metro, facilitar-te-á muito as coisas. Uma boa zona para se alojar é Le Marais.
- O que levar para um fim de semana em Paris? Calçado muito cómodo sobretudo e, segundo o momento do ano em que visites a cidade, roupa abrigada ou transpirável. Procura levar o básico para não teres de despachar bagagem e assim poupares um pouco.
Seguro de viagem para Paris, é preciso?
Apesar de estarmos dentro da Europa, é muito aconselhável contratar um seguro de viagem para França. Para um fim de semana em Paris, recomendamos especialmente o IATI Escapadinhas, o nosso melhor seguro de viagem para aventuras por Portugal e Europa. Este seguro é perfeito para quem quer explorar Paris sem sobressaltos, oferecendo:
-
- Cobertura médica até 50.000€ – muito superior ao que o Cartão Europeu de Seguro de Doença pode cobrir
- Tele-assistência médica – para que não tenhas de ir ao médico se não for imprescindível
- Cobertura para actividades de aventura – se planeares fazer senderismo pelos parques de Paris ou actividades mais activas
- Protecção contra roubo – importante numa cidade turística como Paris
- Cancelamento opcional até 1.000€ – para protegeres o teu investimento na viagem
- Cobertura para animais de estimação – se viajares com o teu companheiro de quatro patas
Como assinala o Ministério dos Negócios Estrangeiros, “o Cartão Europeu de Seguro de Doença não isenta portanto desta parte de comparticipação, que no entanto pode ser coberta mediante apólices privadas de seguro de viagem”. Os custos de comparticipação em França costumam ser bastante mais elevados que o custo de uma apólice para um fim de semana.
Importante: O IATI Escapadinhas não pode ser contratado no destino, uma vez iniciada a viagem, por isso não te esqueças de o contratar antes da partida!