O Qatar é um dos países mais ricos do mundo, onde a atração principal é a sua capital: Doha.

Doha é local de passagem de muitos Europeus em viagens com destino à Asia, que aproveitam para conhecer este país encantador.

Neste artigo a IATI, a tua seguradora com os melhores seguros de viagem online, apresenta-te um roteiro de 24horas na cidade que mergulha nas águas cálidas do Golfo Pérsico.

foto aerea de doha

O que visitar no Qatar em 24 horas?

O Qatar desenvolveu-se nos anos 70 com a abertura à exploração de petróleo e gás natural, e hoje em dia é o país com maior desenvolvimento humano no mundo árabe.

Graças a este desenvolvimento, foram criados centro artísticos com variados eventos de arte que ocorrem durante todo o ano. Doha é uma moderna galeria de arte contemporânea, que conseguiu também preservar o lado tradicional dos seus costumes.

Souq Waqif

tapetes coloridos no soukA maioria das atrações estão ao longo da beira mar do Golfo, e é aqui, em frente ao mar que encontrarás o coração histórico de Doha. Nestas labirínticas ruas estão localizadas as lojas árabes mais autênticas, os cafés mais cheirosos e as cores mais vibrantes.

Perde-te nesta zona, aprecia os tecidos, o artesanato e com sorte vais cruzar-te com um camelo!

Souq Waqif (mercado em pé) é o melhor lugar para compras. Podes regatear por alguma joalharia no Mercado do Ouro, admirar as aves de rapina no Mercado dos Falcões, ou, saborear doces árabes enquanto tiras fotos aos sacos cheios de coloridas especiarias.

Esta zona é um verdadeiro banquete para os olhos e todos os outros sentidos.

Durante o dia lojas e restaurantes podem estar fechados, mas à tarde, logo que o sol se põe, o Souq Waqif ganha vida e podes sentir as vibrações tradicionais e históricas do Qatar e ver os homens reunidos em restaurantes usando os seus tradicionais trajes brancos, os dishdash.

Vila Cultural de Katara

lago e entrada da vila cultural de katara

Esta zona oferece uma visão privilegiada sobre a brilhante baía.

É o centro da cena artística e cultural de Doha. Construído com teatros, galerias e espaços de performance. O labirinto de pequenas ruas e pequenas vielas da vila acomoda uma variedade de restaurantes e cafés, um anfiteatro ao ar livre com vista para o mar e uma mesquita com mosaico turquesa e roxo.

Há também uma praia pública em Katara.

Museu de Arte Islâmica

panoramica do museu de arte islamica

Fica na sua própria ilha ao largo de Corniche, a uma curta distância do Souq Waqif. Do lado de fora, o museu parece uma fortaleza moderna com uma impressionante entrada rodeada por palmeiras com vista para as águas azul-turquesa e a área comercial de West Bay, com prédios altos e modernos.

No interior, o Museu de Artes Islâmicas parece muito futurista, com uma impressionante escadaria dupla e padrões geométricos. A exposição, com uma rica coleção de arte islâmica de vários continentes, está espalhada por três andares.

A entrada é gratuita.

Doha Corniche

passeio maritimo de doha com palmeiras

O Corniche de Doha é um atrativo passeio marítimo que se estende por 7 km ao longo da baía, desde o Sheraton Hotel em West Bay até o Museu de Arte Islâmica, e está repleto de palmeiras e parques verdes.

Esta é talvez a parte mais amigável para pedestres da cidade e um local encantador para uma caminhada noturna no pôr-do-sol, durante os meses menos quentes do inverno.

Pearl

mulher contemplando o pearl de doha

No outro lado da baía está uma cidade, dentro da cidade: o Pearl, que está repleto de lojas de luxo, apartamentos opulentos construídos numa ilha artificial no Golfo e um intenso movimento de iates.

Podes adorar ou odiar, mas é uma visão magnífica, onde a atenção ao detalhe é impressionante.

Fanar Centro Cultural Islâmico

centro cultural islamico ao atardecerÉ uma combinação entre uma mesquita, uma escola e uma biblioteca, que foi criada pelo Governo e desenvolvida para ensinar, matar a curiosidade e envolver não-árabes (viajantes e imigrantes) a cerca da cultura Qatari e cultura Islâmica.

A torre em espiral do Centro Cultural Islâmico Fanar ergue-se acima dos prédios baixos ao lado do Souq Waqif. Portanto, este famoso marco de Doha é o único a procurar se estiveres perdido.

Aproveita as políticas de Stopover das companhias aéreas, leva contigo o melhor seguro de viagem e parte à descoberta do colorido Médio Oriente.

 

Autores: Onde andam os Duarte?

Conteúdo Relacionado