Artigo atualizado em abril de 2021

É seguro viajar para a Costa Rica? O país mais visitado da América Central por turistas de todo o mundo é uma verdadeira jóia natural. Os seus parques naturais são o principal motivo para visitá-la. Mas, também pode conhecer um pouco da sua história e cultura na capital, San José, e, claro, dar um mergulho em suas inúmeras praias, tanto do Pacífico quanto das Caraíbas.

Com tanto hipe de volta deste destino, é normal que duvide se será tudo tão bonito quanto se pinta na internet. A resposta é sim!

Também deverá querer saber se é seguro viajar para a Costa Rica. Na IATI queremos dar-lhe todas as informações que precisa para tomar a decisão de iniciar uma viagem em redor deste país maravilhoso.

Continue lendo e descubra se é seguro viajar para a Costa Rica agora.

É seguro viajar para a Costa Rica em 2021

O que afirma o Ministério das Relações Exteriores e Cooperação da Espanha sobre se é seguro viajar para a Costa Rica?

O Ministério das Relações Exteriores da Espanha não indica na sua página sobre segurança na Costa Rica de forma detalhada os possíveis riscos ou conflitos no país. Ainda assim, na sua seção de segurança, faz a diferença entre áreas de risco que devem ser evitadas, áreas de médio risco e áreas sem problemas.

O site ressalta que quase todo o país são áreas sem problemas, com exceção da “zona vermelha” de San José (ruas 14 e 6, Avenida Central e 7) e todos os centros urbanos ao entardecer. As áreas de risco médio são Quepos, Tamarindo, Jacó, Manuel Antonio, Tárcoles, La Pavona e Puerto Viejo.

Por outro lado, ao avaliar se é seguro viajar para a Costa Rica, o governo espanhol destaca que aumentou o índice de roubos com violência em áreas urbanas e turísticas, assim como o furto de objetos pessoais e documentos. Indica, entre outras dicas, que a melhor forma de evitá-los é não mostrar objetos de valor e que, quando estiver no transporte público, não deve levar consigo objetos de valor.

Se está a avaliar se é seguro viajar para a Costa Rica, deve ter em mente que o atendimento médico em estabelecimentos privados costuma ser muito caro, portanto, “Viajar sem seguro médico para cobrir despesas de hospitalização e repatriação é fortemente desencorajado.” Isso é particularmente importante nestes tempos de pandemia. Por isso, encorajamos os viajantes a espreitar os seguros que a IATI Seguros lhe oferece.

Por outro lado, deve-se levar em consideração que na Costa Rica existe o risco de contrair dengue, chikunguya ou zika. Também existe risco de malária ao longo do ano nas províncias de Limón e Punta Arena, especialmente nos cantões de Guácimo, Limón, Matina, Talamanca e Garabito. Portanto, deve ter alguns cuidados extra: usar roupa que cubra o corpo, evitar picadas de mosquito e fazer uma consulta do viajante antes de partir.

Outros cuidados a serem levados em consideração são o estado das estradas (importante se estiver a pensar em alugar um carro), as correntes nas praias e na foz dos rios e a atividade sísmica e vulcânica.

Viajar para a Costa Rica 2021

Mas então é seguro viajar para a Costa Rica?

Embora todos os itens acima possam-lhe dar uma certa impressão, a verdade é que a Costa Rica é um dos países mais seguros da América Latina.

Embora, obviamente, também existam problemas relacionados com o crime, muitos deles estão relacionados com drogas e os turistas não sentem insegurança a menos que se desloquem a determinados locais com pouco tráfego. Claro, é importante ter cuidado, especialmente em algumas áreas, como a capital, San José.

A Costa Rica é um país que vive do turismo, e por isso vai-se sentir bem recebido. Os costarriquenhos são um povo extremamente acolhedor e sabem da importância económica desta atividade. Porém, tenha os mesmos cuidados básicos que teria noutros cantos do mundo, principalmente quando há concentração de pessoas nas rodoviárias e no transporte público em geral.

Mesmo assim, gostaríamos de fazer uma recomendação ao falar consigo sobre segurança na Costa Rica. Desfrute do centro de San José com cautela, mas evite caminhar pela cidade à noite. Depois das 17:00 as ruas ficam vazias e começa a ficar um pouco perigoso. As áreas mais conflituosas estão em torno dos mercados e estações, próximas do Museu da Criança e das avenidas 10 e 3. Além disso, conforme indicado pelo Ministério, é aconselhável ter cuidado em Jacó e Limón ao cair da noite. Devido a problemas com o tráfico de drogas, pode-se cruzar com ambientes desconfortáveis.

Por outro lado, se está a pensar alugar um carro, é aconselhável conduzir com cautela. O trânsito é geralmente bastante caótico e ultrapassagens imprudentes são a tendência geral. Portanto, é recomendável que faça um seguro com cobertura total. Além disso, tente não deixar objetos de valor à vista de todos e tranque as portas.

Ora, a Costa Rica é um país conhecido por ser uma das mecas dos esportes radicais (principalmente canopy, rafting ou tirolesa). O ministério destaca que é fundamental ter um seguro que cubra essas práticas e que a empresa tenha as licenças necessárias para realizá-las.

Além disso, ao avaliar se é seguro viajar para a Costa Rica, é importante saber que em termos de saúde há um alerta de malária emitido desde setembro de 2017. Embora não haja vacinas obrigatórias ou recomendadas, é aconselhável consultar um especialista médico antes de março e, claro, evitar picadas de mosquito.

A saúde privada é boa nas grandes cidades, mas pode ser menos acessível em áreas remotas. Assim, recomendamos fortemente que siga as recomendações do Ministério e faça um bom seguro de viagem.

Concluindo, é seguro viajar para a Costa Rica, mas sempre com os cuidados básicos e seguindo os conselhos que posteriormente lhe daremos.

É seguro viajar para a Costa Rica apesar do coronavírus?

A crise global causada pela pandemia de Covid-19 também afetou a Costa Rica. Hoje, as infecções continuam a crescer, embora em um ritmo mais lento do que em outros países da América Central.

De momento é possível viajar para a Costa Rica, já que o país abriu as suas fronteiras em novembro de 2020, embora com ligeiras limitações. É necessário preencher o chamado “passe digital”, apresentar bilhete de saída e é totalmente obrigatório viajar para a Costa Rica com seguro de viagem que cubra no mínimo $ 50.000 em despesas médicas. Este seguro, adicionalmente, deve ter uma cobertura de no mínimo $ 2.000 no conceito de “Convalescença em hotel” destinada a uma eventual necessidade de prorrogação de sua hospedagem em decorrência do coronavírus.

Os nossos seguros IATI Mochileiro, IATI Estrela e IATI Premium atendem a ambos os requisitos e são o seu aliado perfeito para sua próxima viagem pelo país. Faça agora mesmo o seu seguro de viagem para a Costa Rica e desfrute deste país exuberante com as coberturas necessárias e nas melhores mãos.

Se decidir viajar para a Costa Rica apesar da covid-19, mantenha os mesmos cuidados que segue na Espanha. Encontrará quase tudo funcionando normalmente. Existe restrição à circulação de veículos das 23h00 às 17h00, mas os parques nacionais estão em funcionamento e os bares e restaurantes funcionam até às 23h00 com 50% da sua lotação. É necessário usar máscara dentro dos estabelecimentos. As autoridades estão a modificar essas medidas dependendo se o alerta amarelo ou laranja está ativado. Portanto, lembre-se de consultar com frequência a página dedicada ao coronavírus do Ministério da Saúde da Costa Rica.

Viagem para a Costa Rica 2021

Viajar sozinho para a Costa Rica, é recomendado?

Quer viajar sozinho para a Costa Rica e não espera mais que alguém o acompanhe? Vá em frente! Viajar sozinho neste país da América Central é algo que nunca vai esquecer e, com os cuidados mais básicos, irá sentir-se muito confortável em fazê-lo.

Mulheres viajantes que desejam viajar pela Costa Rica sozinhas não precisam seguir muito mais precauções do que aquelas que discutimos acima ou os conselhos que daremos a seguir. É um país seguro e os seus cidadãos fazem de tudo para ajudar os turistas. A isso devemos acrescentar a vantagem de falarmos uma língua semelhante.

O certo é que, há alguns anos, ocorreram alguns ataques violentos contra mulheres em zonas turísticas. Isso, infelizmente, é algo que acontece em quase todos os países do mundo, mas é aconselhável evitar ir sozinho a lugares isolados ou iluminados. Isso também fará com que se sinta mais confortável ao viajar durante o dia. Ou seja, se tem que fazer longas viagens de autocarro, é muito melhor chegar ao seu destino com o sol ainda alto.

Algumas dicas para viajar pela Costa Rica com segurança

  • Obtenha um bom seguro de viagem como o IATI Seguros.
  • Não seja ostentoso. Embora viajar na Costa Rica seja seguro, é melhor evitar mostrar objetos de valor para evitar roubos.
  • Evite locais isolados ou mal iluminados. Procure não caminhar à noite nos centros urbanos das grandes cidades.
  • Se for alugar um carro, deve considerar que a segurança rodoviária não é muito respeitada no país. Dirija com cuidado e verifique o seguro do carro. Tente estacionar em áreas vigiadas e não deixe objetos de valor à vista.
  • Use repelente de mosquitos e vista camisas de mangas compridas e calças compridas ao anoitecer e à noite. Evite locais onde haja água parada.
  • Ao caminhar por parques naturais, tome cuidado para não mostrar comida, pois diferentes animais podem tentar roubá-la e causar alguns ferimentos. Não toque nos animais nem tente alimentá-los.
  • É seguro beber água da torneira em muitas partes do país, mas é melhor perguntar, em algumas áreas a água engarrafada é melhor.
  • Cuidado com a sua bagagem ao viajar de transporte público. Leve seus objetos de valor consigo.
  • Se está a pensar em viajar de bicicleta, tome muito cuidado porque as estradas não têm berma.
  • No caso de chamar um táxi, eles estão seguros na Costa Rica, mas certifique-se de colocar “la María”, o taxímetro. Além disso, pegue táxis de cooperativas e esqueça os “táxis piratas”.
  • Se tiver algum problema no país, como roubo, é melhor comunicar imediatamente às autoridades competentes e pedir uma cópia do relatório. Você também pode notificar o Consulado ou Embaixada da Espanha.
  • É seguro viajar para a Costa Rica, mas não é para deixar o bom senso em casa. Viaje com cautela e seguindo os cuidados que mencionamos, bem como outros que receberá no seu destino.

Pura vida - viajar para a Costa Rica 2021

Seguro de viagem Costa Rica

Acha que é seguro viajar para a Costa Rica? Com certeza já ficou a desejar conhecer um país tão variado como este. Agora, mais do que nunca (e como dissemos acima, agora é totalmente obrigatório entrar no país), o seguro de viagem é essencial. Não espere mais e adquira já um dos três seguros 100% pensados ​​para uma viagem à Costa Rica: IATI Mochileiro, IATI Estrela e IATI Premium .