Quais os documentos e requisitos que precisas para viajar para o Dubai e Emirados Árabes Unidos? Precisarás de visto? É normal que, antes de viajar, estas dúvidas te assaltem.

O Dubai deixou de ser apenas um lugar de “paragem” para ser um destino onde podes passar alguns dias a desfrutar das suas praias, mesquitas, souks e, claro, luxuosos centros comerciais, hotéis e arranha-céus. Desta vez, vamos ser práticos e falaremos sobre os requisitos para viajar para o Dubai e Emirados Árabes Unidos.

Além disso, devido à situação causada pela covid-19, também te vamos informar sobre quais as medidas que o governo dos Emirados tem tomado e a documentação especial de que precisas neste momento.

Posso viajar para o Dubai em 2021 – covid-19?

Sim, é possível viajar para o Dubai e Emirados Árabes Unidos a partir de Portugal. Como verás mais adiante, o requisito mais importante para viajar para o Dubai (além de teres que ter o passaporte válido) é teres realizado um teste PCR nas 72 horas anteriores à viagem e seres portador do certificado que mostre o resultado negativo. Crianças menores de 12 anos e pessoas com deficiência estão isentas. Além disso, também deverás ter um seguro de viagem com cobertura covid-19.

Se vais viajar para outros emirados, terás que prestar atenção às necessidades de cada um deles. Por exemplo, para visitar Abu Dhabi, Portugal não faz mais parte da lista de “países verdes” isentos de quarentena, então os viajantes vacinados além de fazerem o PCR à chegada, terão que quarentena de 7 dias com teste ao 6º dia. Para não vacinados, PCR à chegada, quarentena de 10 dias e teste ao 9º dia.

Como está a situação nos Emirados Árabes Unidos devido à covid-19?

Com apenas pouco mais de 2.000 mortes até agora, se compararmos com os números de outros países, os Emirados Árabes Unidos são um dos países menos afetados pela pandemia. Embora o número de infecções tenha disparado em dezembro de 2020, possivelmente, devido à chegada de novas estirpes, atualmente a curva desceu e permanece mais ou menos estável. É provável que seja o resultado da campanha de vacinação.

O que encontrarás se viajares para o Dubai agora? Os espaços públicos vão reabrindo aos poucos e já se encontram centros comerciais, hotéis e restaurantes a funcionar com relativa normalidade, embora com medidas de higiene e capacitação limitada, com diferenças entre os vários emirados. Também podes desfrutar das praias, parques, piscinas e outros locais de interesse.

Existem controlos de temperatura corporal para a entrada em determinados edifícios públicos e, em geral, em estabelecimentos comerciais. O uso de máscara é obrigatório (exceto para praticar desporto, comer ou beber, se vais de carro sozinho ou com companheiros ou se fores ao banho em praias ou piscinas) e deve ser mantida a distância social de 2 metros. Em maio de 2021, algumas medidas menos exigentes foram anunciadas no Dubai, principalmente medidas relativas a eventos e atividades, nas quais atualmente, o atendimento de pessoas já vacinadas é priorizado. Bares também foram abertos no Dubai, mas só podem ser acessados ​​por quem está vacinado.

O emirado com medidas mais restritas é o de Abu Dhabi. Embora o recolher obrigatório tenha desaparecido, a capacitação máxima dos negócios foi apertada. Além disso, a partir de 20 de agosto, apenas pessoas vacinadas podem entrar nos restaurantes, shoppings e ginásios.

Quanto à campanha de vacinação, os Emirados Árabes Unidos iniciaram a mesma em dezembro de 2020 e é o país com o maior percentual de vacinados no mundo no momento. Com mais de 18,3 milhões de doses administradas, mais de 78% da população recebeu as duas doses da vacina. O governo lembra que a sua meta é imunizar todo o país até o final de 2021. De fato, o Ministério da Saúde e Prevenção (MoHAP) aprovou recentemente o uso da vacina Pfizer para a faixa etária de 12 a 15 anos e Sinopharm para crianças dos 3 aos 17 anos. Também aprovou a vacina Moderna, para ter maior disponibilidade de doses.

Embora pareça seguro viajar para o Dubai e Emirados Árabes Unidos, para planeares a tua próxima viagem, recomendamos que prestes atenção às páginas oficiais, como o MOHAP e, claro, respeitares os regulamentos do país. Nos Emirados há boas infraestruturas de saúde, mas lembra-te de que não existe um acordo com Portugal pelo qual possas ser tratado gratuitamente, se necessário. Por esse motivo, é altamente recomendado a contratação de um seguro viagem com cobertura em caso de contágio da covid-19. O IATI Estrela é o teu melhor aliado para esta viagem, pois terás até 500.000 de euros de despesas médicas cobertas, incluindo as que possam vir a decorrer devido à covid-19 e da prática de desportos de aventura.

cúpula branca em abu dhabi

Seguro de viagem para o Dubai e Emirados Árabes Unidos, documento recomendável

O Ministério dos Negócios Estrangeiros indica que o país tem uma rede satisfatória de hospitais e clínicas privadas. No entanto, na página visit dubai é aconselhado fazeres-te acompanhar de um seguro de viagem com cobertura internacional e que cubra covid-19.

Para além da situação criada pela covid-19, Portugal e os Emirados Árabes Unidos não possuem nenhum acordo de saúde pelo qual estejas coberto caso precises de assistência. Embora existam ótimas clínicas e hospitais no país, como já referido, és tu quem teria que arcar com as despesas altíssimas e os cuidados de saúde não são nada baratos.

Desta maneira é aconselhável ter um seguro médico de viagem que cubra covid-19. O melhor seguro de viagem para Dubai e Emirados Árabes Unidos é o IATI Estrela. A principal razão é que te oferece uma cobertura de despesas médicas até 500.000 euros, incluindo as que possam decorrer devido a um contágio da covid-19 e da prática de desportos de aventura.

Pequenos incidentes que podem acontecer connosco no nosso país, como uma entorse de tornozelo ou necessidade de fazer uma cirurgia ao apêndice, no Dubai podem acontecer  lipotimias devido às temperaturas acima de 40ºC ou certas lesões que não são cobertas por outro seguro médico, como as que podiam acontecer durante uma sessão sandboard ou num passeio e moto 4 pelo deserto. Além disso, também estaremos à tua disposição se tiveres que ser repatriado ou retornar mais cedo porque um parente teu foi hospitalizado ou faleceu. Reserve a tua apólice agora e viaja para o Dubai com facilidade.

Preciso de visto para viajar para Dubai?

Os cidadãos portugueses recebem um visto de entrada de curta duração (90 dias) à chegada aos EAU. A União Europeia e os Emirados Árabes Unidos assinaram um acordo de isenção de visto pelo qual os portugueses que vão ficar como turistas por menos de 90 dias não precisam tratar de qualquer papelada. A estadia não pode ser prolongada.

No caso de viajares por mais de 90 dias ou por motivos profissionais, deves ser patrocinado por um residente dos Emirados Árabes Unidos, pessoa física ou jurídica. Recentemente, o governo dos Emirados aprovou um visto para quem deseja teletrabalho. Se estiveres interessado, é melhor dirigires-te à embaixada ou consulado mais próximo dos Emirados Árabes Unidos.

Documentos para viajar para os Emirados Árabes Unidos e Dubai

O visto não é obrigatório, mas de que outros documentos preciso viajar para o Dubai e Emirados Árabes Unidos? Bem, numa situação normal, só precisarás do teu passaporte. Este deve ser válido por mais de 6 meses a partir do momento da entrada. Os oficiais de imigração não aceitam passaportes de serviço ou passaportes provisórios. Além disso, não podes ter nenhum visto de Israel.

dubai durante o dia

Requisitos para viajar para o Dubai e Emirados Árabes Unidos, apesar da covid-19

A esses documentos de viagem para Dubai e Emirados anteriormente referidos, deve-se considerar que, devido à situação causada pela covid-19, outros requisitos são adicionados:

  • Certificado a demonstrar um resultado negativo de um teste PCR realizado dentro de 72 horas antes da partida. Este documento para viajar para o Dubai deve ser impresso e escrito em inglês ou árabe. Além disso, deve ter um QR code. Crianças menores de 12 anos ou pessoas com deficiência estão isentas do teste PCR.
  • Os passageiros provenientes de determinados destinos (entre os quais não Portugal) têm de se submeter a outro PCR à chegada e aguardar em isolamento no hotel até que sejam divulgados os resultados.
  • Seguro de viagem: O Visit Dubai informa que é muito aconselhável possuir um seguro médico de viagem com cobertura para a covid-19. Todos os seguros de viagem da IATI te vão auxiliar em caso de contágio pela covid-19.
  • Faz download o aplicativo covid-19 DXB no teu telefone. Pode ser feito no aeroporto de chegada.
  • Também tens que preencher um formulário de declaração de saúde, que te será entregue.

Menores de 12 anos não precisam fazer o PCR para viajar para Dubai, mas é melhor certificares-te com a companhia aérea, pois, às vezes, é necessário.

É de notar que os requisitos para viajar para o Dubai podem mudar de um dia para o outro devido à covid-19. Na IATI trabalhamos constantemente para ter todos os artigos atualizados, mas verifica sempre as fontes oficiais e a companhia aérea com a qual vais viajar antes de planeares a tua aventura.

As vacinas para viajar para Dubai são obrigatórias?

Não há vacinação obrigatória para viajar para os Emirados Árabes Unidos. É, sim, obrigatória a vacinação contra a febre amarela e a apresentação do certificado internacional de vacinação aos viajantes provenientes de países com risco de transmissão da doença ou que tenham transitado por mais de 12 horas num aeroporto de um país que tenha risco de transmissão.

O Ministério dos Negócios Estrangeiros também não indica nenhuma vacina recomendada, mas se desejares ou achares necessário, desloca-te a um centro internacional de vacinação para que um médico te possa orientar de acordo com a situação.

Em relação à vacina contra a covid-19, não é obrigatória para a viagem ao Dubai. No caso de viajares para Abu Dhabi, estás isento de quarentena, além disso, tens acesso a determinados estabelecimentos, portanto, se estás vacinado ou vai ser vacinado, é recomendável que guardes o documento que comprova a tua vacinação.

veículos estacionados numa avenida do dubai

Carta de condução para os Emirados Árabes Unidos

Se estás a pensar em alugar um carro nos Emirados Árabes Unidos, apenas precisarás da tua carta de condução portuguesa. Ao alugares um carro no Dubai, deves ter em mente que quase todas as empresas pedem um cartão de crédito.

No país encontrarás estradas em boas condições e uma condução bastante ordenada. Lembra-te que existem alguns pedágios (que são pagos com o cartão que associaste ao aluguer graças aos sensores que os carros possuem) e muitos radares. Portanto, deves respeitar os limites de velocidade e considerar que a tolerância com o álcool é 0 ao dirigir.

Registo de Viajantes – Ministério dos Negócios Estrangeiros

Embora os Emirados Árabes Unidos sejam um país razoavelmente seguro, não custa nada efetuares o registo na app “Registo App Viajante“.  Podes fazê-lo online e, assim, garantir que eles entrarão em contato contigo em caso de emergência ou necessidade extrema.

homem junto de uma águia durante o dia

Perguntas frequentes sobre os documentos para viajar para Dubai e Emirados Árabes Unidos

Posso viajar para Dubai, apesar da covid-19?

Sim, está aberto ao turismo internacional desde julho de 2020.

O que preciso para viajar para Dubai 2021?

Além dos documentos para viajar para Dubai em situação normal (passaporte válido), é necessário fazer um teste PCR até 72 horas antes da viagem e apresentar o certificado que comprove que o teste está negativo e fazer um seguro de viagem com cobertura para a covid-19. Todos os seguros IATI incluem.

É necessário visto para viajar para Dubai?

Se és Português e o motivo da viagem é turismo e se vais ficar menos de 90 dias, não é necessário solicitar o visto. Só precisarás de ter o teu passaporte com mais de 6 meses de validade a partir do momento da entrada no país. Mesmo assim, lembra-te que outros documentos são necessários para viajar para o Dubai e Emirados Árabes Unidos devido à situação provocada pela covid-19.

Existem vacinas obrigatórias para viajar para os Emirados Árabes Unidos?

Não, atualmente não há vacinas obrigatórias. Só terás que ser vacinado contra a febre amarela se fores provenientes de algum dos países com risco de transmissão da doença ou se tiveres transitado por mais de 12 horas num aeroporto de um desses mesmos países (risco de transmissão). Nesse caso, terás que ter o teu certificado internacional de vacinação. Mesmo assim, é aconselhável ir a um centro internacional de vacinação para aconselhamento pessoal.

vista da cidade durante o sunset

Assim, esperamos ter-te ajudado a preparares a tua documentação para viajar para o Dubai e Emirados Árabes Unidos. Como pudeste ver, é relativamente simples, embora em tempos de covid-19 seja necessário atender a mais requisitos. Se tiveres alguma dúvida, teremos todo o gosto de responder nos comentários.

Ora, lembra-te que um dos segredos para aproveitares esta aventura com tranquilidade é fazê-la protegida por um bom seguro de viagem. O IATI Estrela é o melhor seguro de viagem para o Dubai e Emirados Árabes Unidos. Contrata agora o teu seguro, para estares coberto com até 500.000 euros de despesas médicas, incluindo as que possam derivar do contágio da covid-19. Estás coberto também na prática de aventuras como passeios de buggy pelas dunas do deserto, mergulho ou snorkeling nos fundos marinhos que circundam o país.

Além disso, terás a garantia de que, em caso de algum problema, serás atendido no teu idioma 24 horas por dia e sem necessidade de adiantares dinheiro.

Não esperes mais, obtém a tua apólice agora e viaja seguro:

e seguro viajar para o dubai