É seguro viajar para o Dubai e Emirados Árabes Unidos (EAU)? Este país asiático deixou de ser apenas um destino de “paragem” para passar a ser um lugar onde podes passar vários dias a desfrutar de impressionantes arranha-céus, shoppings, praias, desertos e mesquitas. No entanto, poderás não saber se há perigos ou problemas a ter em consideração na tua viagem. Adiantamos-te já que os Emirados Árabes Unidos são um dos países mais seguros do mundo, contudo, existem certas normas culturais às quais deves prestar alguma atenção especial.

Além disso, devido à situação provocada pela pandemia, é necessário avaliar se é seguro viajar para o Dubai. Na IATI vamos contar-te como está a situação atual devido à covid-19 no Dubai e nos Emirados Árabes Unidos para que possas tomar uma decisão consciente.

O que afirma o Ministério dos Negócios Estrangeiros sobre se é seguro viajar para o Dubai e para os Emirados Árabes Unidos?

Nas recomendações de viagens aos Emirados Árabes Unidos está expressamente afirmado: “A situação actual é estável e segura, devendo, contudo, adotar-se as normas de segurança e vigilância habituais e ter presente que a lei islâmica é estritamente observada. Recomenda-se o respeito pelos usos e costumes locais. ” Ainda assim, devido à tensão no Médio Oriente, indica que os Emirados Árabes Unidos não estão a salvo da ameaça do terrorismo e, portanto, é recomendável tomar medidas de precaução e ter sempre determinados cuidados.

Na secção de segurança nos Emirados Árabes Unidos, o Portal das Comunidades Portuguesas indica que têm sido referidas com alguma frequência situações fraudulentas de ofertas de trabalho para os EAU, verificando-se que algumas pessoas acabam por enviar dinheiro ou mesmo documentos de identificação. Podem aos cidadãos portugueses que os mesmos se deverão precaver, procurando confirmar a autenticidade das ofertas de trabalho.

Ainda refere que há cada vez um maior número de casos de passaportes portugueses e de outros países da UE que desaparecem à chegada ao aeroporto do Dubai, muitas vezes dentro do próprio aeroporto, ou logo à sua saída.
Solicita-se aos portugueses para terem o máximo de cuidado possível com os seus passaportes.

No que toca à prática de atividades, recomenda-se prudência. Se queres fazer caminhadas ou passeios, nas montanhas do Emirado de Ras Al Khaimah, mantém familiares ou amigos informados do teu paradeiro.

Em relação à saúde, o Ministério indica que o país tem uma rede satisfatória de hospitais e clínicas privadas. No entanto, na página visit dubai é aconselhado fazeres-te acompanhar de um seguro de viagem com cobertura internacional e que cubra covid-19.

Além disso, devido à crise da covid-19, atualmente é aconselhado viajar para Dubai com um seguro médico com cobertura para a covid-19, como já referido anteriormente. Todos os seguros da IATI estarão disponíveis para ti em caso de infecção pela covid-19, também cobrindo testes de PCR no destino ou extensão de estadia devido a quarentena obrigatória (se necessário). Devido aos altos custos de saúde nos Emirados Árabes Unidos, o IATI Estrela é a melhor opção. É o melhor seguro para viajar para Dubai, com até 500.000 de euros de cobertura para despesas médicas, incluindo covid-19 e a prática de desportos de aventura. Também estaremos à tua disposição no caso de precisares de ser repatriado ou voltar para casa mais cedo devido a hospitalização ou falecimento de um membro da família.

camelos no dubai

Mas então é seguro viajar para o Dubai e para os Emirados Árabes Unidos?

Já viste que é seguro viajar para o Dubai e para os Emirados Árabes Unidos, mas, como país muçulmano que é, é preciso tomar precauções adicionais. Estes são, principalmente, os seguintes:

  • Porte e uso de drogas são considerados crimes muito graves, e os culpados enfrentam longas sentenças de prisão, multas pesadas e deportação.
  • Em relação ao acima exposto, certos medicamentos (como antidepressivos, esteroides ou comprimidos para dormir) são considerados drogas e introduzi-los no país pode ser considerado crime. Por este motivo, recomenda-se consultar esta lista de medicamentos não autorizados e, caso tenhas que tomá-los, deves consultar a embaixada ou o consulado dos Emirados Árabes Unidos.
  • Consumir bebidas alcoólicas apenas em locais onde é permitido (bares, restaurantes, hotéis …). Consumo e posse fora deles é crime e podes ser punido com multas altas ou prisão. Consequentemente, exibições de embriaguez em público e conduzir sob o efeito de álcool também são severamente punidas.
  • Em geral, deves agir com decoro e evitar expressões e atitudes (públicas e privadas) que sejam interpretadas como imorais ou desrespeitosas no seu ponto de vista religioso, cultural ou político.
  • Demonstrações de afeto em público são proibidas, especialmente para pessoas solteiras. Podes andar de mãos dadas (casais), mas beijos e abraços em público podem ser considerados crimes contra a moral. Sexo fora do casamento é ilegal e a coabitação de um homem e uma mulher solteiros já é permitida, contudo, essa lei foi apenas aprovada em Novembro de 2020.
  • Quanto à comunidade LGBT, tens que ser especialmente cauteloso e não demonstrar afeto. É verdade que é comum ver homens locais de mãos dadas, mas é um gesto muito comum na cultura árabe que não ficará muito bem entre os turistas, já que relações entre pessoas do mesmo sexo não são permitidas ou culturalmente aceites. Normalmente não é um problema para um casal homossexual dividir um quarto de hotel, mas para evitar problemas é melhor evitar a parte velha da cidade e marcar hotéis voltados para o turismo internacional. O transexualidade é proibida e podem até mesmo serem feitos controles no aeroporto em caso de dúvidas. As penas para atos homossexuais e transexuais variam da prisão à pena de morte.
  • Dançar só é permitido em discotecas ou na privacidade de uma casa. Dançar em público é considerado indecente e podes ser sancionado.

fotografia do dubai tirada do avião

Considerações ao viajar para o Dubai e para Emirados Árabes Unidos – posso viajar? (covid-19)

Se queres começar a tua próxima aventura, ficarás encantado em saber que é possível viajar para o Dubai e Emirados Árabes Unidos a partir de Portugal. No entanto, tens que cumprir certos requisitos para poderes entrar.

Portugal está fora da lista verde de países. Como tal, eis as recomendações:

  • Para vacinados: PCR à chegada, quarentena de 7 dias com teste ao 6º dia. A quarentena implica a aposição de pulseira eletrónica ou no aeroporto de Abu Dhabi ou na fronteira entre os emirados do Dubai e Abu Dhabi no caso de chegadas através do voo Lisboa-Dubai.
  • Para não vacinados: PCR à chegada, quarentena de 10 dias e teste ao 9º dia.

O que encontrarás se decidires viajar para o Dubai agora?

O clima é de relativa normalidade, bastante húmido no verão e os espaços públicos, centros comerciais, restaurantes e hotéis já estão abertos. É claro que foram implementadas medidas de higiene e capacitação que variam de acordo com o emirado. Praias, parques, piscinas e locais de interesse também estão abertos, embora com limitações.

O uso de máscara é obrigatório, exceto para praticar desporto, comer ou beber ou conduzir sozinho ou acompanhado. É necessário manteres uma distância social de 2 metros e encontrarás controlos de temperatura para teres a acesso a determinados espaços públicos e privados. Em meados de maio de 2021, algumas medidas não tão exigentes foram anunciadas no Dubai, especialmente para eventos e atividades, principalmente se os participantes forem vacinados. Podes comer em restaurantes com no máximo 10 pessoas por mesa, mas apenas pessoas vacinadas podem entrar nos bares.

Para impulsionar o turismo, o governo de Dubai criou o Dubai Assured. É um selo que indica quais hotéis e empresas cumprem as medidas de segurança e higiene. Para isso, os hotéis passam por um processo de verificação e validação que é renovado a cada 15 dias. Podes verificar a lista de estabelecimentos aqui.

O programa Go Safe também foi lançado em Abu Dhabi. Nesse caso, os hotéis que atendem aos padrões de limpeza e higiene recebem um certificado. Os funcionários do hotel são regularmente testados para a covid-19. Embora não haja recolher obrigatório desde 19 de agosto, ainda existem algumas restrições. Na verdade, a partir de 20 de agosto, apenas os vacinados terão acesso ao interior de restaurantes, ginásios e shopping centers. Parece que este regulamento também se aplica a museus, centros culturais e parques temáticos. Se és turista, deverás registar a tua situação de vacinação num um aplicativo chamado AlHosn no momento da chegada. Podes encontrar mais informações sobre este tópico neste link.

É seguro viajar para Dubai apesar da covid-19?

Infelizmente, são poucos os sítios do mundo que hoje oferecem a garantia de que não serás infectado pela covid-19. No entanto, com cautela, pode-se dizer que é seguro viajar para Dubai neste momento. Os Emirados Árabes Unidos, quando comparados aos demais países, foram um dos menos afetados pela pandemia. Embora as infecções tenham disparado em dezembro de 2020, provavelmente devido às novas estirpes, a curva parece estar relativamente controlada e, de facto, nas últimas semanas tem existido uma diminuição dos casos. Ainda assim, é importante prestar atenção nas próximas semanas devido à expansão da variante Delta.

Os Emirados Árabes Unidos começaram a vacinar em dezembro e é atualmente o país com o maior número de vacinados do mundo em relação aos seus habitantes. À data do verão de 2021, mais de 17,5 milhões de doses já foram administradas, o que significa que mais de 74,3% da população está vacinada com as duas doses. Segundo o governo dos Emirados, a meta é imunizar todo o país até o final de 2021. O Ministério da Saúde e Prevenção (MoHAP) aprovou o uso da vacina Pfizer para pessoas entre 12 e 15 anos e da China Sinopharm para crianças entre 3 e 17 anos. Uma 3ª dose de Sinopharm ou Pfizer também será administrada 6 meses após a 2ª para garantir o aumento da imunidade. Para garantir o abastecimento, também foi aprovado o uso da vacina Moderna. Além disso, os Emirados estão se a tornar um país doador de vacinas para países menos desenvolvidos.

Tudo isso significa que é 100% seguro viajar para o Dubai e Emirados Árabes Unidos? Não, mas se seguires as medidas de segurança e tiveres o melhor seguro de viagem para Dubai contigo é muito mais razoável. Lembra-te que altamente recomendável ser portador de um seguro te cobre em caso de covid-19. O IATI Estrela é o teu aliado perfeito, já que te garante até 500.000 euros de despesas médicas, incluindo as derivadas da covid-19 e a prática de desportos de aventura. Além disso, é importante que consultes os regulamentos do país e as páginas oficiais sobre a evolução da pandemia, como o MoHAP.

camelos no deserto do dubai

Viajar sozinho/a para o Dubai e Emirados Árabes Unidos é seguro?

Se adoras viajar sozinho ou não queres esperar mais que alguém te acompanhe, vai em frente! Viajar sozinho para o Dubai e Emirados Árabes Unidos é muito seguro e vais-te sentir confortável a fazê-lo. Como regra geral, a menos que te vistas de maneira muito vistosa, passarás despercebido/a e serás tratado com muito respeito.

Isso significa que deves estar completamente tapada(o) quando visitares este país? Não, podes fazer como quiseres e é bastante comum ver mulheres de top e calções. No entanto, lembra-te que para entrares em alguns locais (incluindo shoppings e restaurantes) pode haver um código de indumentária e é aconselhável usar roupas mais “decentes”. O véu não é obrigatório, mas terás que tapar o cabelo para visitar as mesquitas. Se não trouxeste nada para o fazer, geralmente eles têm lenços de papel na entrada para te emprestar.

Se vais viajar sozinho para o Dubai, ficarás surpreso ao encontrar espaços públicos reservados apenas para mulheres e até táxis e metros com vagões exclusivos para elas.

Já ocorreram alguns incidentes de assédio verbal e físico e casos isolados de agressão a mulheres expatriadas. Tem cuidado em passagens subterrâneas e com taxistas. Ao viajar de táxi, evita sentar-te no banco da frente e fica atento às diferenças culturais e que certas atitudes (não intencionais ou não) podem ser mal interpretadas.

Já sabes que um dos segredos para viajares com segurança é fazê-lo com o máximo de informações possível. Lê e descobre as nossas dicas sobre a segurança no Dubai e nos Emirados Árabes Unidos.

dubai à noite

Algumas dicas para viajar para o Dubai e Emirados com segurança

Como viste, viajar para o Dubai e Emirados Árabes Unidos não é perigoso, mas, para que a tua viagem seja tranquila, certifica-te de colocar em prática as seguintes dicas:

  • É seguro viajar para Dubai e Emirados Árabes Unidos, mas não o faças sem a companhia do melhor seguro: o IATI Estrela. Graças a ele, estarás coberto com até 500.000 euros em despesas médicas, incluindo as derivadas da covid-19 e a prática de desportos de aventura.
  • Tem em atenção que, com excepção de alguns locais (bares, hotéis, restaurantes …), o consumo ou posse de álcool sem autorização do Ministério do Interior é considerado crime. Portanto, isso pode resultar em multas e / ou prisão. Estar embriagado em público e conduzir sob a influência de drogas são considerados crimes e acarretam pena de prisão, multas e deportação.
  • É seguro viajar para Dubai, mas considera que se o fizeres durante o mês do Ramadão, terás que te adaptar a isso. Os muçulmanos jejuam de sol a sol e ninguém, mesmo que não sejas um praticante dessa religião, pode comer, beber ou fumar em público durante essa parte do dia. Se o fizeres, podes ser preso.
  • Evita demonstrações de afeto e expressões ou atitudes que possam parecer desrespeitosas do ponto de vista religioso, cultural e político. É aconselhável seres discreto e prudente para respeitar os costumes do país, principalmente em público.
  • Fotografar mulheres sem permissão é proibido e dirigires-te a uma mulher desconhecida em público pode ser considerado “assédio sexual”, portanto, evita-o sempre.
  • Veste-te de maneira conservadora, não apenas pelo decoro social, mas porque fazê-lo de forma considerada inadequada pode resultar na expulsão do local (mesmo em shopping centers ou restaurantes). Lembra-te de que nas mesquitas existe um código de vestimenta e as mulheres devem cobrir o cabelo. Só podes usar fato de banho/biquíni nas praias, parques aquáticos ou piscinas e é proibido fazer topless.

Mais dicas para uma viagem segura para os Emirados Árabes Unidos e Dubai

  • Se estiveres a viajar com medicamentos, lembra-te de que, desde 2018, as autoridades de saúde dos Emirados Árabes Unidos pedem que preenchas um formulário com os medicamentos que possuis. É recomendável consultar o site do Ministério da Saúde dos Emirados para saber quais medicamentos são proibidos, já que a sua posse pode ser punida com prisão. Caso sejam considerados proibidos, mas precises de os levar na tua viagem, terás que obter uma autorização da embaixada ou consulado dos Emirados Árabes Unidos no teu país.
  • Não há vacinas obrigatórias para entrar no país. Claro, se vieres de países onde há risco de transmissão de febre amarela, terás que ter um certificado de vacinação internacional que comprove que foste vacinado. Mesmo assim, vale a pena procurar um centro internacional de vacinação para te aconselhares. Principalmente se Dubai não for o destino final.
  • É seguro viajar para Dubai, mas se fores viajar entre abril e outubro, lembra-te de que as temperaturas podem ultrapassar os 50ºC. Hidrata-te e protege-te do sol. Traz roupa fresca. Os tecidos de linho e algodão são mais respiráveis.
  • O uso de pagamento por cartão de crédito e débito é uma prática muito usada e, de facto, poderias fazer a tua viagem sem ter um dirham na mão. Por isso, não te esqueças dele e procura alguns que não impliquem comissão no pagamento ou levantamento de dinheiro.
  • Embora as taxas de criminalidade sejam muito baixas, não negligencies os teus objetos de valor.
  • Estás a planear alugar um carro? Os emiratis conduzem muito bem, mas lembra-te de que há câmeras de velocidade a cada poucos quilómetros. Conhece e respeita os limites de velocidade para não teres uma surpresa ruim.
  • Como podes ver, é seguro viajar para o Dubai e Emirados Árabes Unidos, mas, como sempre, não deixes o bom senso em casa.

mesquitas no dubai

Seguro de viagem para o Dubai e Emirados

Como te dissemos, a saúde dos Emirados está ao nível da europeia, mas não é gratuita. Assim, em caso de acidente ou simplesmente necessidade de ir à consulta de um médico, podes enfrentar uma fatura de centenas ou milhares de euros. Além disso, devido à crise derivada da covid-19, é altamente aconselhável contratar um seguro que te proteja em caso de contágio da covid-19 para viajar para o Dubai.

A tua melhor opção é o IATI Estrela. Esta apólice abrangente é o melhor seguro para viajar para o Dubai pelos seguintes motivos:

  • Assistência médica até 500.000, incluindo as que poderão ser derivadas da covid-19, como testes de PCR no destino ou prolongamento da estadia por quarentena obrigatória.
  • Coberturas durante desportos de aventura como sandboard ou passeios de buggy pelo deserto.
  • Cobertura de acidentes pessoais em veículos a motor.
  • Roubo e danos à bagagem até 2.500 euros.

Contrata o teu seguro IATI agora e desfruta da tranquilidade de que os Emirados Árabes Unidos têm a oferecer.

e seguro viajar para o dubai