Falar de Roma é falar de cultura, de história, de cinema, de gastronomia, de futebol e de muito mais. Tal como diz o ditado popular “Em Roma Sê Romano”, e a melhor forma de o fazer é visitar as atrações da cidade, provar a sua gastronomia e misturares-te com as suas gentes. Antes de partires em viagem aconselhamos uma maratona de filmes italianos, que te vão deixar ainda com mais vontade de conhecer a cidade.

Para que a viagem corra sem percalços, não te esqueças de fazer o teu seguro de viagem. Na Iati ajudamos-te a escolher qual o seguro que melhor se adapta ao tipo de viagem que vais fazer. Contacta-nos e esclarece todas as tuas dúvidas.

escadas do museu do vaticano vista desde cima

5 atrações a não perder em Roma

Diz-se que uma vida não basta para conhecer Roma. A cidade é um enorme “museu” a céu aberto. De entre Monumentos, Estátuas, Igrejas, Praças e Fontes há muito por onde escolher. Já para não falar da gastronomia, Pastas, gelados e pizzas são obrigatórios numa visita à cidade.

Estas são as atrações que aconselhamos numa primeira visita à cidade. Mas Roma é uma cidade para voltar muitas vezes, e em cada uma das visitas descobrir novas atrações e redescobrir as que já visitaste.

placa na entrada dos museus do vaticano

Museus do Vaticano

Os Museus do Vaticano são uma das atrações mais visitadas de Roma, e na nossa opinião com todo o mérito. São vários museus reunidos no Vaticano, e por isso são os museus do Vaticano, no plural, e não o Museu do Vaticano.

Deixamos-te algumas dicas para a tua visita:

  • Comprar o Bilhete antecipadamente – A fila para comprar bilhete chega a ter mais de uma hora de espera, por isso é aconselhável comprar o bilhete online. Podes fazê-lo através dos vários sites de venda de bilhetes para atrações turísticas que existem ou no site dos museus de vaticano.
  • Atenção à Roupa – Lembra-te que estás num local sagrado. É proibido entrar com calções, mini-saia, decotes, ombros à mostra, e chapéus.
  • Objetos Proibidos – Na entrada tens de passar pelo detetor de metais. Por isso tudo o que não passa no detetor de metais não vale a pena levares contigo. Outros objetos proibidos são chapéus de chuva e selfie sticks.
  • Áudio-guia – Podes alugar o áudio-guia à entrada dos museus, ou fazê-lo também antecipadamente aquando da compra do bilhete online. O áudio-guia tem um sistema de reconhecimento das obras de arte e não necessita de ligação à internet.
  • Terraço – Antes de iniciar o percurso pelos museus fica o terraço, que pode passar despercebido aos mais distraídos. Daqui podes ter uma vista magnifica dos jardins do Vaticano. E tirar fotos fantásticas.
  • Ir com tempo – Aconselhamos a reservar pelo menos umas três horas do teu dia para esta visita. Os museus requerem uma visita com tempo.

teto da capela sistina

Capela Sistina

No fim do percurso dos museus do Vaticano fica a entrada para a Capela Sistina. Aqui é proibido fotografar e filmar. A proibição é seguida de perto pelos seguranças, e caso alguém seja apanhado a fotografar ou filmar é obrigado a apagar as fotos ou gravações no local. Não vale mesmo a pena arriscar. Estás num local sagrado, por isso recomenda-se silêncio.

No último domingo de cada mês a visita é gratuita.

alcachofas prato tipico italiano

Provar a Gastronomia Típica de Roma

A gastronomia de Roma tem por base o que a população mais pobre comia. Uma vez que não podiam dar-se ao luxo de comer os produtos mais caros, encontraram formas criativas de aproveitar os alimentos a que tinham acesso.

  • Carciofi (alcachofras) – Estas são confecionadas de várias formas. As carciofi são as alcachofras grandes e as carciofini são as mini alcachofras.
  • Pratos de Coda (rabo de boi) ou tripa (dobrada)
  • Filetes de baccalà frito (bacalhau frito)
  • Bruschetta – Pão ligeiramente torrado e barrado com alho. Pode ser guarnecido com tomate ou patés.
  • Nas pastas destacam-se o spaghetti carbonara e all’amatriciana

É habitual nos restaurantes, enquanto esperam serem servidos, oferecerem limoncello, um licor de limão tipicamente italiano. Uma refeição completa é composta por três pratos. A entrada (antipasto), primeiro e segundo pratos, que podem ser acompanhados por salada (insalata) ou guarnição (contorno). No final não pode faltar a sobremesa e o café.

Normalmente o primeiro prato é composto por pastas e o segundo por carne ou peixe.

escadaria e fonte da praça de espanha

Piazza di Spagna

A Piazza di Spagna (Praça de Espanha) é conhecida pela sua escadaria que nos leva até à Igreja Trinità Dei Monti. A praça deve o seu nome à embaixada de Espanha, que se encontra na praça desde o século XVII. É nesta escadaria que se realiza o famoso desfile de moda “Mulheres sob as Estrelas” (Donne Sotto le Stelle).

basilica de sao pedro iluminada a noite

Basílica de São Pedro

A Basílica de São Pedro é um dos edifícios religiosos mais importantes para a religião católica. É aqui que fica a Santa Sé. E é aqui que o Papa celebra as mais importantes liturgias. O primeiro Papa da história está enterrado na basílica, que a ele deve o nome. De entre as várias obras que estão no seu interior destacamos a  La Pietà de Michelangelo.

 

Autora: Sónia Justo – Lovely Lisbonner

Conteúdo Relacionado