O Vietname tem-se tornado nos últimos tempos um dos destinos mais badalados do Sudeste Asiático. E é fácil de perceber porque já que este país tem paisagens deslumbrantes e um custo de vida ainda bastante acessível. Além disso, é relativamente fácil e barato voar até à capital, Hanói. Todos estes fatores têm impulsionado largamente o turismo no Vietname nos últimos anos.

Neste sentido, apresentamos-te um roteiro de 10 dias em solo vietnamita onde não vão faltar paisagens de cortar a respiração, cidades tipicamente asiáticas e gastronomia deliciosa. Mas antes de mais, não te esqueças de fazer o seu seguro internacional de viagem para que possas viajar com a máxima segurança.

O Vietname é um país enorme onde facilmente perdemos um mês a explorar cada recanto. Deste modo, apresentamos também algumas paragens opcionais, que poderão ser trocadas por outras, caso prefiras paisagens e ambientes naturais.

rio e campos de arroz no vietname

Roteiro de 10 dias no Vietname

Hanói – 2 dias

Hanói é não só a capital do Vietname, mas é também uma grande cidade tipicamente asiática. Espera-te um trânsito caótico, centenas de motas a buzinar a todo o tempo e milhares de bancas de rua. Bem-vindo à Ásia!

Em Hanói delicia-te pelas ruas do Old Quarter, absorve os cheiros e a cores, com paragem obrigatória na tão famosa train street. Nas bancas de rua não deixes de experimentar o famoso Bún Cha, uma sopa de noodles com carne e muitos, muitos coentros.

Outras atrações incluem o Musoléu de Ho Chi Minh, onde está o corpo do famoso líder comunista, o lago Hoan Kiem e também o Museu de Ho Chi Minh.

panoramica da baia de halong no vietname

Halong Bay – 1 dia

Halong Bay é, sem dúvida, um dos cartões postais do Vietname e um dos locais que mais atrai os turistas. Para lá chegares poderás recorrer a um tour desde Hanói. Há vários tipos de tours que vão desde um dia, a dois ou três, com alojamento em barco cruzeiro. Os preços começam a partir dos 30 USD.

Durante a tua estadia em Halong Bay, além de poderes ver paisagens incríveis, poderás também fazer kayak, dar um mergulho nas suas águas cristalinas e também visitar uma das muitas aldeias flutuantes que aqui vivem. Outra opção é fazer um cruzeiro pela Halong Bay.

reflexo na agua em ninh binh

Ninh Binh – 2 dias

É em Ninh Binh que encontrarás as magnificas montanhas verdes do Vietname por entre campos de arroz que, durante a época das chuvas, refletem em si as montanhas. É impossível explorar esta zona sem estares constantemente a parar quer para tirar fotografias, quer apenas para vislumbrar a sua beleza.

Ninh Binh fica a pouco mais de 1h de Hanói pelo que poderás logo apanhar o primeiro autocarro do dia, de forma a perderes o mínimo de tempo possível. Na verdade, Ninh Binh é uma cidade grande onde facilmente nos sentimos perdidos pelo que o mais aconselhável será pernoitares na vila de Tam Coc, onde existe uma grande rede de hotéis e restaurantes e a partir de onde poderás explorar a natureza envolvente.

Nesta zona poderás então fazer um passeio de barco pelos inúmeros canais que serpenteiam as montanhas, os mais famosos são em Trang Na. Há 3 rotas de barco que podes fazer, é só escolher a que preferires. O passeio custa 200 000 VND.

Não podes perder também a vista desde a Mua Cave. A subida é cansativa, mas a vista do topo, sob os canais e os campos de arroz é absolutamente imperdível. A entrada custa 100 000 VND.

Algo que tens também de fazer em Ninh Binh é alugar uma scooter e perderes-te pelos campos de arroz. O aluguer ronda os 50 000 VND. Uma outra atração imperdível passa por fazer um passeio de barco pelo birds valley, uma espécie de ilhota que alberga inúmeras aves. O som dos pássaros e da natureza é ensurdecedor. Este passeio custa cerca de 160 000 VND.

panoramica de da nang a noite

Da Nang – 1 dia

Para um roteiro de 10 dias o melhor será apanhar um avião desde Hanói até Da Nang, para explorares o centro do Vietname. O país é bastante comprido e as ligações de autocarro, embora sejam bem mais baratas, podem levar cerca de 10 a 15h entre o centro e o norte/sul do país.

Embora Da Nang tenha praia, não é de todo a melhor praia do sudeste asiático e nem de perto se compara às praias da vizinha Tailândia ou Camboja. Porém, aqui poderá visitar a tão famosa ponte das mãos, Golden Bridge ou Càu Vàng em vietnamita. As suas mãos seguram uma ponte do alto da montanha, a cerca de 1400m de altitude. A entrada custa 700 000 VND.

panoramica de hoi an

Hói An – 2 dias

Hói An é conhecida como a cidade das lanternas e é bem capaz de ser a cidade mais charmosa do Vietname. Sugerimos fazer o percurso entre Da Nang e Hói An de comboio, já que a diferença entre horários e preços para com o autocarro é mínima, e as paisagens divididas entre mar e montanha durante o percurso são fascinantes.

Já em Hói An existem algumas atrações como a ponte japonesa, as old houses e alguns pequenos museus. Ainda assim, o ponto alto de Hanói está em passear pelas ruelas do old quarter e deixar-se encantar com a vibe da cidade. Não percas o fenómeno das lanternas à noite no rio. Basta pedires um desejo e lançares a tua lanterna, se esta não afundar e acompanhar a corrente do rio estás com sorte, o teu desejo vai-se realizar.

Não podes também perder a famosa sandes Banh Mi no restaurante Banh Mi Phuong. Foi eleita por Anthony Bourdain como a melhor Banh Mi do Vietname e desde então o local recebe dezenas de turistas todos os dias. O Banh Mi é uma simples sandes de frango ou porco com cenoura, pepino e muitas especiarias.

ho chi minh desde o ceu

Ho Chi Minh – 2 dias

Por fim, recomendamos também uma visita à grande cidade de Ho Chi Minh. É provável que fiques admirado com uma cidade tão moderna e cosmopolita, com um tanto até de europeia. Porém, as centenas de motas e o trânsito infernal não te deixarão esquecer que afinal estás na Ásia. A melhor forma para chegar a Ho Chi Minh é,á mais uma vez, voar desde Da Nang.

É em Ho chi Minh que se encontram algumas das marcas da guerra do Vietname e o Museu da Guerra é, sem dúvida, algo que não pode faltar no teu roteiro. A entrada custa 40 000 VND. A visita aos túneis de Cu Chi é também imperdível. Aqui poderás não só andar pelos túneis construídos pelos vietcongues, como também perceber todas os truques e as táticas que estes usaram e que lhes permitiu ganhar a famosa guerra contra os Estados Unidos (100 000 VND).

Outras das atrações da cidade englobam o Palácio da Independência, a Catedral de Notre Dame, a casa da ópera, o posto dos correios e, por fim, a subida ao Bitexco Financial Tour, de onde poderás ter uma vista panorâmica sobre a cidade.

Para quem ainda tiver tempo recomendamos também fazer um tour pelo delta do Mekong, conhecido como a jóia do Sudeste Asiático. As terras férteis do delta levaram ao desenvolvimento de inúmeras aldeias flutuantes e técnicas de pesca impressionantes. Vale a pena ver como a vida se desenvolveu por aqui. Desde o centro da cidade existem vários tours de um dia completo ou mais, sendo que os preços começam nos 500 000 VND.

Por fim, oferecemos ainda mais duas paragens opcionais para quem tiver mais tempo ou para quem preferir deixar as grandes cidades de lado e optar por uma viagem de natureza e aventura.

montanhas de sa pa no vietname

Sa Pa – 2 dias

Sa Pa é uma pequena cidade perdida nas montanhas do Vietname. Em torno desta existem imensas aldeias de tribos Hmmong, originárias do interior da China. É também aqui que se encontram os famosos campos de arroz em escada, um dos cartões postais do Vietname.

Por aqui o mais comum é fazer um trekking de dois dias pelas montanhas passando não só pelos campos de arroz como também pelas vilas e aldeias, cada uma com os seus trajes e costumes específicos. Assim que chegares ao centro de Sa Pa verás imensas mulheres vestidas com trajes tipicamente Hmmong, e são elas que se oferecem como guias. O trekking de dois dias custa em volta de 700 000 VND e inclui, além do guia, estadia e alimentação numa das casas destas aldeias Hmmong. Aqui deixamos uma sugestão, se pretenderes marcar com alguma antecedência. É uma experiência cultural absolutamente imperdível.

grutas de phong nha

Phong Nha – 2 dias

É em Phong Nha que se situam algumas das grutas mais esplendidas incluindo também a gruta mais comprida do mundo descoberta em 2009, com cerca de 6,5 km de comprimento. Mas esta não é a única atração de Phnong Nha. O parque nacional está repleto de grutas majestosas que valem, sem dúvida, a visita. A mais famosa é a Paradise Cave cuja entrada custa 250 000 VND. A Phong Nha Cave vale também muito a pena e fica mesmo junto à rua principal, onde se situam a maioria dos hotéis.

Explorar grutas não é a única atração de Phong Nha. Vale também a pena alugar uma scooter e perder-se pelas ruelas que serpenteiam as montanhas, visitar o jardim botânico e o tão famoso Duck Stop.

 

Autora: Patrícia Carvalho, Girl From Nowhere

Conteúdo Relacionado