Os documentos e requisitos para viajar para a Tailândia devem ser sempre uma das principais questões a considerar quando estás a preparar a tua viagem ao antigo Reino do Sião. Agora, após o “terremoto mundial” causado pela pandemia da covid-19, existem documentos necessários para viajar para a Tailândia que foram adicionados aos outros que já deves ter em consideração. Neste artigo, vamos analisá-los e responder às perguntas que deves, certamente estar-te a perguntar, como: Já é possível viajar para a Tailândia a partir de Portugal?

Vamos começar!

Posso viajar de Portugal para a Tailândia agora com a covid-19?

Sim, já podes viajar para a Tailândia neste momento, mas claro tendo sempre em consideração certas restrições e documentos obrigatórios que devem ser apresentados para embarcares com destino ao país.

O programa chamado “Test&Go” é aplicado a viajantes vacinados contra a covid-19. Graças a ele, não é necessário fazer quarentena e, além disso, os requistos vão se flexibilizando com o decorrer do tempo. Desde o dia 1 de maio, não é necessário nenhum tipo de teste para entrar no país. Ao longo deste artigo iremos aprofundar os requisitos necessários para entrar na Tailândia.

E não é só isso, desde o dia 1 de maio, para os viajeiros não vacinados contra o coronavírus a entrada na Tailândia também está mais fácil. Já não preciso fazer quarentena e sim uma PCR 72h antes da viagem.

Além disso, já se pode viajar por ar, terra e mar. Os pontos de entrada são:

  • Aeroportos: Don Mueang, Suvarnabhumi, Phuket, Krabi, Samui, Chiang Mai, U-Tapao e Hat Yai.
  • Fronteiras terrestres: Nong Khai, Udon Thani, Songkhla e Satun.
  • Portos: Phuket, Chon Buri e Surat Thani.

Finalmente, o governo deixou escapar que poderia eliminar todos os requisitos para viajar para a Tailândia relacionados à covid-19 a partir de julho de 2022, se a situação epidemiológica permitir. Além disso, a partir de 1º de junho, obter o Thailand Pass é muito mais fácil, pois é obtido automaticamente. Não se preocupe, na IATI estamos constantemente atualizando nossos artigos, para que você seja um dos primeiros a saber das mudanças.

pessoas na rua à noite na Tailândia

Viajar para a Tailândia em 2022 com a situação atual

Você deve ter em mente que as coisas não são tão fáceis quanto antes para viajar para a Tailândia. Além dos diferentes formulários e certidões que você precisará entre a documentação necessária, agora é requisito obrigatório para viajar para a Tailândia ter um seguro de viagem com cobertura para covid-19. Agora vamos entrar em detalhes, mas, se você veio aqui em busca de informações sobre esse ponto, este é o seguro de viagem para a Tailândia que você procura:

seguro de viagem para a Tailândia

É seguro viajar para a Tailândia agora? Pois bem, infelizmente, continuam a aparecer casos de contágio, possivelmente devido ao aparecimento de novas variantes e ao já conhecido “cansaço pandémico”. Embora o pior pico já tenha passado, para o combate à covid-19 na Tailândia, o governo impôs restrições e parece que levou a sério o seu plano de vacinação, que estava muito atrasado. Encontrarás a maioria das atrações funcionando com normalidade, apesar das medidas de higiene.

Quanto à vacinação, 75,3% da população da TailPândia está vacinada com a pauta completa, apesar desta porcentagem ser maior em zona turísticas como Phuket ou Krabi. Pra combater futuras ondas, o governa está a potencializar a aplicação da terceira dose e Além disso, se tudo correr conforme o esperado, 70% da população poderá ser vacinada até o final de 2021, já que as autoridades pretendem inocular 100 milhões de doses e a previsão é que cheguem 140 milhões de vacinas até dezembro. Contudo, viajar para a Tailândia agora não é 100% seguro, já que o risco de contágio continua a existir. Porém, seguindo os cuidados básicos, priorizando os locais abertos e fazeres-te acompanhar do melhor seguro de viagem para a Tailândia, será muito mais seguro.

Requisitos para viajar de Portugal para a Tailândia agora SEM QUARENTENA – PROGRAMA TEST&GO

Embora tenha ficado paralisado por uma temporada devido à variante Ómicron, o programa Test&Go está operacional há alguns meses e os requisitos para viajar para a Tailândia foram reduzidos.

A primeira coisa que você precisa saber é que você deve estar vacinado contra a covid-19 com o calendário completo e desde que tenham passado 14 dias desde a última dose. Também são admitidos aqueles que passaram covid e receberam 1 dose pelo menos 14 dias antes da viagem.

Tenha em mente que, além desses requisitos especiais, você terá que levar seu passaporte válido, com validade de pelo menos 6 meses a partir da data de entrada no país. Se você é cidadão português e pretende passar menos de 30 dias no país como turista, não precisará solicitar visto antecipadamente e poderá estender sua estadia por mais 30 dias em um escritório de imigração tailandês. Você também pode estender mais 30 dias enquanto estiver na Tailândia. Caso você vá viajar por outros motivos ou queira ficar mais tempo, terá que se dirigir a uma embaixada ou consulado para solicitar o visto. Se você quiser ficar mais tempo, a opção de Visto Especial de Turista (STV) é a que mais combina com você. Você pode obter mais informações para obtê-lo aqui, tenha em mente que você precisará de uma política especial.

Embora vamos explicar tudo em detalhes, aqui está um resumo dos requisitos para viajar para a Tailândia desde Portugal sem entrar em quarentena com o esquema Test&Go a partir de 1º de junho de 2022:

  • Obtenha o Passe da Tailândia. Pode ser solicitado nos 60 dias anteriores à viagem e será necessário anexar cópia do passaporte, seguro viagem e certificado de vacinação. – Desde 1º de junho, é obtido automaticamente ao fazer o upload dos documentos para a plataforma.
  • Contrate um seguro de viagem para a Tailândia com cobertura de pelo menos $ 10.000 e que seja útil em caso de contágio de covid, como todas as apólices da IATI. O governo tailandês aqui é muito preciso e aponta que deve abranger internação, isolamento hospitalar, isolamento em hotel ou outra forma de quarentena. O MAEC aconselha que esta apólice, por prudência, cubra alguns dias a mais do que a duração da viagem.
  • Certificado de vacinação. Aqueles que tiveram covid-19 podem viajar para a Tailândia agora, desde que tenham recebido pelo menos 1 dose da vacina e pelo menos 14 dias se passaram desde a inoculação. Claro, eles devem demonstrar esta circunstância.
  • Bilhete de ida e volta (ou partida para outro país).
  • Traga a documentação relevante: passaporte e visto (se precisar).

Requisitos para viajar com crianças a Tailândia

Você viaja com crianças para a Tailândia? Nesse caso, a PCR não deve ser feita nem na viagem nem na chegada, mas os demais requisitos devem ser atendidos. Sobre a vacinação contra a covid-19:

  • Menores de 17 anos viajando com os pais estão isentos de serem vacinados.
  • Crianças de 5 a 17 anos viajando sozinhas devem tomar pelo menos uma dose da vacina.

Os maiores de 18 anos devem ter o esquema completo e devem ter passado pelo menos 14 dias desde a última dose.

Seguro de viagem obrigatório com cobertura Covid-19 para Tailândia

Uma das principais mudanças nos requisitos para viajar para a Tailândia agora é que o seguro de viagem é obrigatório. Até agora, as autoridades tailandesas e portuguesas afirmaram nas suas diferentes declarações que era altamente recomendado. Mas neste momento, quem não tiver seguro de viagem não poderá viajar de Portugal para a Tailândia.

Além disso, não funcionará qualquer seguro. O seguro obrigatório para viajar para a Tailândia deve ter cobertura para a covid-19 e de valor nunca inferior a 10 mil dólares americanos. 

O Ministério das Relações Exteriores da Espanha recomenda que esta política cubra, por precaução, alguns dias a mais do que a duração estimada da viagem. E destaca o seguinte “Em geral, os hospitais privados, principalmente em Bangkok, são de alto padrão e com pessoal competente. Deve-se levar em consideração que suas taxas são altas e que só são aceitas por pacientes com garantia de pagamento. Não há obrigação de cuidar de um estrangeiro se ele não estiver devidamente coberto pelo seguro. Por esse motivo, é altamente recomendável viajar na Tailândia com um seguro médico cuja cobertura seja a mais ampla possível.”

Todos os seguros de viagem da IATI têm cobertura covid-19 para que você esteja protegido em todos os momentos e possa receber o atendimento médico necessário quando precisar. Exames médicos, exames de PCR prescritos por um especialista no país de destino ou internação são algumas das coberturas que você encontrará em nosso seguro viagem covid-19.

Assim, o melhor seguro de viagem para a Tailândia e o escolhido pela grande maioria dos viajantes, é o IATI Mochileiro. Oferece, entre suas diferentes características, cobertura para snorkeling, trekking, esportes de aventura como os que você fará na Tailândia e até 500.000 euros para despesas médicas. Tudo isso ao melhor preço do mercado.

Não espere mais e adquira agora mesmo o melhor seguro viagem para a Tailândia para que possamos cuidar de você, adquira seu IATI Mochileiro:

seguro de viagem para a Tailândia

 

Bilhete aéreo de ida e volta da Tailândia

Embora pareça óbvio para muitos viajantes, entre a documentação necessária para uma viagem à Tailândia também encontramos o bilhete de avião. Para conseguires fazer esta viagem, deves ter um bilhete de ida para a Tailândia e um bilhete de saída do país.

Uma vez que muitos viajantes vão para a Tailândia com um plano de viagem bastante aberto e por vezes, se se sentirem confortáveis, optam por prolongar a viagem com um visto, pode acontecer que não saibas quando vais voltar no momento que compras o teu voo para a Tailândia.

Uma das soluções que muitos viajantes tendem a escolher é comprar um voo para Singapura, uma vez que é um destino próximo e a viagem pode ser económica (podes adquirir o teu bilhete de avião por 40 €), para uma data próxima do vencimento da permissão de permanência na Tailândia. Dessa forma, se optares por ficar mais tempo, não perderias muito dinheiro e, se quisesses sair de Singapura, poderias voar para praticamente qualquer parte.

 

estátua de buda cinzento com pessoas à volta

 

Certificado de vacinação

Como dissemos, a única maneira de viajar de Portugal para a Tailândia sem quarentena é ser vacinado contra a covid-19. Portanto, entre os documentos para viajar para a Tailândia está o certificado de vacinação. Este certificado tem que provar que tens o esquema de vacinação completo e que a última dose foi administrada pelo menos 14 dias antes de voares para o país.

O governo tailandês em nenhum momento indica que leva em consideração o vencimento do certificado de vacinação espanhol em 270 dias após a última dose. Ele também não pede uma dose de reforço.

Quem já passou pela covid-19 e recebeu uma dose da vacina também é aceito como vacinado. Pelo menos 14 dias devem ter passado desde a última dose. Para provar que você passou a doença, você deve apresentar um atestado médico que comprove.

O certificado deve ser em inglês e deve conter pelo menos todas estas informações:

  • Nome e sobrenome
  • Data de nascimento
  • Nacionalidade
  • Número do passaporte
  • Nome da vacina covid-19
  • Datas de vacinação
  • Fabricante da vacina e número do lote
  • Organização autorizada no país de origem

Todas essas informações constam no Certificado Covid da União Europeia.

As vacinas autorizadas para viagem à Tailândia são aquelas aprovadas pelo Ministério de Saúde Pública da Tailândia (podes ver aqui) ou pela Organização Mundial de Saúde (vê aqui). Em resumo, as vacinas que são atualmente aprovadas são, CoronaVac, AstraZeneca, Covishield, Pfizer, Janssen, Moderna, Sputnik V e Sinopharm.

Crianças menores de 18 anos que viajem com os seus pais ou responsáveis ​​não precisam de ser vacinadas para entrar no país.

Thailand Pass

Uma vez que você reuniu toda a documentação para viajar a Tailêndia, deverá passar para a etapa final e solicitar o teu Thailand Pass. Através deste site oficial do COE podes fazer o upload dos diversos documentos necessários. O processo é muito simples:

  • Lê o resumo geral para verificares se tens todos os requisitos e documentos de viagem necessários para a Tailândia em 2021
  • Se és português e vais solicitar isenção de visto (ou seja, vais ficar até 30 dias na Tailândia), seleciona a opção “11 Exempt”
  • Preenche os teus dados pessoais
  • Faz upload de uma fotografia do teu passaporte e do comprovativo do teu seguro médico com cobertura covid-19 em inglês.

Se estiver tudo correto, receberás no teu email automaticamente um código QR que te pedirão na hora do check in.

Quando fores apanhar o voo, e até chegares ao teu hotel na Tailândia, deves levar contigo o teu Thailand Pass, uma cópia do teu seguro de viagem em inglês, o certificado de vacinação, o passaporte e o visto caso seja necessário para a tua viagem.

Requisitos para viajar de Portugal para a Tailândia agora em 2022 – Chegada em Bangkok e quarentena para NÃO VACINADOS

Desde o dia 1 de maio de 2022 é possível viajar a Tailândia sem estar vacinado contra a Covid-9 e sem a necessidade de fazer quarentena. Agora, ao fazer uma PCR com 72h de antecedência do vôo será fácil.

Os requisitos para viajar para a Tailândia agora via Bangkok são, em resumo:

  • Seguro médico com cobertura de até $ 10.000 e que inclua hospitalização e quarentena (no hospital ou no hotel). Consulta o nosso artigo sobre o seguro para viajar para a Tailândia;
  • Visto (se necessário)
  • PCR negativo realizado nas 72 horas anteriores
  • Thailand Pass (aprovado automaticamente)
  • Bilhete aéreo de ida e volta

Caso você não possa fazer o PCR para viajar para a Tailândia com antecedência, você deve manter uma quarentena de 5 dias e fazer um teste de PCR no 5º dia para terminá-lo.

Os requisitos para viajar para a Tailândia mudam constantemente e na IATI estamos atualizados para fornecer informações atualizadas. Mesmo assim, a fonte mais confiável para consultá-lo é a TAT News.

vista aérea dos barcos durante o dia

 

As vacinas para viajar para a Tailândia são obrigatórias?

Atualmente não há vacinação obrigatória para viajar para a Tailândia se vieres de Portugal. No entanto, lembra-te que terás que te vacinar contra a febre amarela e comprovar com um certificado de vacinação internacional, se vieres de uma área onde a doença é endémica.

O Ministério dos Negócios Estrangeiros no Portal das Comunidades Portuguesas recomenda que seja feita a vacinação contra as Hepatites A e B.

Quanto à vacina contra a covid-19, por enquanto não é obrigatório para viajares para a Tailândia se entrares através de Bangkok, fazendo a quarentena. No entanto e tendo em conta que é possível viajares de Portugal sem necessidade de quarentena, guarda bem o teu certificado de vacinação.

Carta de condução para a Tailândia

Estás a planear conduzir na Tailândia? Nesse caso, precisarás de pedir a tua carta de habilitação internacional, pois a tua carta de condução portuguesa não será válida. Além disso, deves ter em mente que, embora em Portugal seja permitido conduzires uma mota de até 125 cc com a carta de condução B, não é assim na Tailândia e não está especificado em nenhuma parte da carta internacional. Portanto, se estás a pensar em alugar uma mota e não possuis carta de habilitação específica para a puderes conduzir, corres o risco de ser multado.

Documentação e requisitos para viajar de Portugal para a Tailândia em 2022, perguntas frequentes

Precisas de visto para viajar para a Tailândia?

Não, se a tua estadia for inferior a 30 dias. Se pretenderes ficar mais do que esse tempo, deverás pedir o STV.

Já é possível viajar para a Tailândia?

Sim, desde que tenha os documentos mencionados neste artigo e cumpra os diferentes requisitos. No caso de estar vacinado contra a covid-19 com a diretriz completa, você pode entrar no país com o programa Test&Go sem precisar fazer quarentena. Você também pode viajar para a Tailândia agora sem estar vacinado, mas fazendo uma PCR nas 72 horas anteriores à viagem.

É necessário seguro de viagem para a Tailândia?

Sim, seguro viagem com cobertura covid-19 é obrigatório para entrar no país. O IATI Mochileiro é o melhor seguro para esta viagem.

Preciso de fazer quarentena se viajar de Portugal para a Tailândia agora em 2022?

Não, você só terá que ficar em quarentena se não estiver vacinado contra o coronavírus e não fizer um teste de PCR antes de viajar.

 

homem a puxar o seu carrinho de comida na passadeira

Esperamos ter ajudado você a ter uma documentação clara para viajar para a Tailândia agora. Como você pode ver, as coisas estão melhorando aos poucos e agora você pode entrar sem a necessidade de quarentena ou mesmo teste do vírus. Assim que tudo isso mudar, atualizaremos este artigo para que você seja o primeiro a saber. Se você tiver alguma dúvida, deixe-nos um comentário abaixo e teremos o maior prazer em respondê-lo.

Se antes era essencial, agora o seguro viagem para a Tailândia se tornou um requisito obrigatório para visitar o país. O IATI Mochileiro é o seu melhor companheiro de aventura, pois garante a cobertura de até 500.000 euros de despesas médicas, incluindo aquelas que podem derivar de uma infecção por COVID-19 ou da prática de esportes de aventura, como caminhadas e mergulhos até 40 metros profundos. Também estaremos lá para você caso tenha que ser repatriado ou se tiver que retornar mais cedo devido à morte ou hospitalização de um membro da família.

Não pense mais nisso e faça já a sua apólice IATI:

seguro de viagem para a Tailândia

Nota: É importante realçar, mais uma vez, que os documentos e requisitos para viajar para a Tailândia alteram-se constantemente devido à recente pandemia. Na IATI, estamos a trabalhar para que os nossos artigos estejam atualizados e ajustados à realidade. No entanto, deverás sempre verificar estas informações com as fontes oficiais do país, companhia aérea e demais agências de turismo envolvidas na tua viagem.