Não é por acaso que  a Costa Rica é um dos países da América Central mais visitados no mundo. Desde os vulcões, às praias, à floresta tropical ou aos trekkings, há muito que descobrir. Se tens vontade de visitar este paraíso, fica connosco e descobre quais os documentos e requisitos para viajar para a Costa Rica em 2021.

Neste artigo queremos também que saibas como está a situação pandémica atual na Costa rica, bem como, a importância de viajares com um seguro de viagem IATI.

Ficas connosco?

visitar a costa rica em 2021

Viajar para a Costa Rica em tempos de Covid-19 – é possível entrar no país?

Sim. Antes de te mostrarmos como está a evolução da covid-19, queremos que saibas que, como turista, podes visitar a Costa Rica.

O país permite a entrada de turistas por via aérea (voos internacionais comerciais ou privados que aterrem nos aeroportos Juan Santamaría e Daniel Oduber Quirós) e por via marítima (em iates e veleiros unicamente pelos portos de Golfito, Los Sueños, Pez Vela, Banana Bay e Papagayo), sempre e quando sejam cumpridos os requisitos estabelecidos no contexto da pandemia.

Não é pedido teste PCR nem exigida quarentena aos cidadãos que ingressem no país por via aérea ou terrestre. Se entrares por via marítima, e no caso de não teres efetuado escala noutro país, não é solicitado PCR, como também não te exigem quarentena se já navegas por mais de 14 dias.

É importante referir que estas medidas estão sujeitas a alterações dependendo da evolução da pandemia, pelo que deves sempre consultar as fontes oficiais para a informação mais atualizada.

Apesar de não ser exigido teste PCR à entrada, existem requisitos obrigatórios, nomeadamente:

– Preenchimento formulário epidemiológico, denominado Pase de Salud;

Seguro de saúde que cubra, no mínimo, gastos médicos originados por COVID-19 e de internamento em hospital.

Como está a situação na Costa rica devido à covid-19?

Será seguro viajar para a Costa Rica apesar da pandemia? Esta pergunta pode já te ter passado pela cabeça e é perfeitamente normal. Antes de te elucidarmos sobre a situação no país é importante referir que a covid-19 afetou todo o mundo, não existindo nenhum lugar 100% seguro. Deves, assim, sempre que possível seguir todas as recomendações inerentes ao país visitado e teres todos os cuidados aos quais já nos vamos habituando.

A Costa Rica, em meados de Abril, enfrentou uma terceira onda de contágios, tendo chegado a ter mais de 3000 casos por dia. Atualmente, encontram-se em declínio no que toca ao número de casos, com um média diária de 1200 infeções.

Os hospitais mantêm um alto índice de ocupação em unidades de cuidados intensivos, no entanto, tem-se verificado que, apesar de existir alta ocupação em unidades de cuidados intensivos, há menos pessoas nos mesmos comparativamente aos pacientes que se encontram em cuidados moderados. (Esta informação é referente ao dia 5 de agosto de 2021).

No que toca à vacinação, mais da metade da população da Costa Rica já recebeu pelo menos uma dose da vacina contra a covid-19, anunciaram as autoridades governamentais. (informação referente a 4/08/2021)

macaco no parque Manuel Antonio National Park

Um seguro de viagem em 2021 – Documento obrigatório

O atendimento médico que usufruímos no nosso país é bastante diferente do que encontramos lá fora. Fora das nossas fronteiras, receber um atendimento de qualidade costuma ser sinónimo de pagar preços exorbitantes. Para que viajes com toda a tranquilidade e segurança de que, se precisares, vais ter a melhor assistência, deves contratar um seguro de viagem para a Costa Rica. Em caso de qualquer problema, é importante que estejas coberto tanto financeiramente como passível de aceder às entidades da mais alta reputação do país.

Sem um seguro de viagem para a Costa Rica, os teus gastos podem ser extravasados por uma conta exorbitante, passada por um centro médico de qualidade duvidosa.

Além disso, um seguro de viagem internacional não deve apenas cobrir questões de saúde. Se tiveres problemas com a tua bagagem, seja por roubo com violência ou extravio durante a tua viagem, o seguro de viagem para a Costa Rica também se encarregará de te apoiar nestas situações.

Com a IATI, também terás a opção de adicionar cobertura de cancelamento. No caso de não poderes realizar a viagem, o teu seguro cobrirá também as despesas investidas dentro do que estará estipulado na tua apólice.

Já não tens dúvidas da importância de um seguro de viagem? Marca agora!

seguro de viagem para o méxico

O motivo mais importante

Mesmo com todas as eventualidades que te podem acontecer e que já tornam um seguro de viagem um requisito muito importante de contratar, para a Costa Rica, o mesmo não é apenas importante mas sim obrigatório. Desde novembro de 2020, é obrigatório ter seguro de viagem para a Costa Rica para entrar no país e, se não o tiveres, a tua entrada será negada.

No entanto, e por causa da pandemia causada pela covid-19, a partir do dia 1 de agosto, os menores de idade ou adultos já vacinados estão dispensados de apresentar seguro de saúde.

No entanto, um seguro de saúde não é apenas necessário em casos de covid-19 e o próprio Ministério dos Negócios Estrangeiros, aconselha, antes de viajar, que se obtenha um seguro de viagem e de saúde que cubra o maior número possível de riscos.

fotografia com smartphone a captar o por do sol na costa rica

O que deve ter o meu seguro de viagem – Características?

Neste ponto, falaremos sobre as coberturas que o melhor seguro de viagem para a Costa Rica deve ter, tanto as obrigatórias pelo governo quanto as necessárias para o tipo de viagem que vais fazer.

O teu melhor aliado nesta viagem é o IATI Mochileiro, a melhor apólice para uma viagem com características de aventura.

Ao contratares este seguro tens direito a:

  • Cobertura médica de 500.000€;
  • Cobre mais de 60 desportos de aventura, incluindo mergulho até 40m de profundidade e trekking até 5.400m de altura;
  • Cobertura opcional de até 2.000 € de despesas de cancelamento (no caso de não poderes viajar por determinados motivos descritos na apólice);
  • Cobertura em caso de contágio por covid-19: exames médicos, transporte sanitário, assistência médica, hospitalização, quarentena obrigatória e repatriação;
  • Atendimento no teu idioma 24 horas e gratuito;
  • Sem necessidade de adiantamento de dinheiro, para receber assistência médica;
  • Sem franquias, sempre.

Não esperes mais e obtém o melhor seguro de viagem para a Costa Rica e viaja com a melhor cobertura.

documentos e requisitos para viajar para a costa rica

Preciso de visto para viajar para a Costa Rica?

Não. Atualmente não precisas de visto para viajares para a Costa Rica. Os únicos requisitos são o seguro de viagem obrigatório para a Costa Rica e o chamado Pase de Salud. Porém, a isenção do visto de turismo só é válida se ficares no pais menos de 90 dias.

Documentação para viajar para a Costa Rica em 2021

Como podes ver, não precisas de visto para viajar para a Costa Rica se vais viajar como turista por menos de 90 dias. No entanto, é necessária outra documentação para viajares para esta país. Consulta abaixo:

  • O passaporte – com uma validade nunca inferior a três meses;
  • Deves preencher obrigatoriamente o formulário epidemiológico, denominado Pase de Salud;
  • Seres portador de um seguro de viagem que cubra gastos relativos ao covid-19.

Tanto o formulário como o seguro devem estar impressos e na posse do passageiro no momento da viagem.

Vacinas para viajar para a Costa Rica

Não é legalmente exigida qualquer tipo de vacina para entrar no país, porém, as autoridades sanitárias recomendam aos visitantes estrangeiros a vacinação contra a febre-amarela. Consulta o teu médico antes de viajares para a Costa Rica.

caiaque no Drake Bay na costa rica

App Viajante – Um conselho do Ministério dos Negócios Estrangeiros

Recomenda-se aos viajantes que se ausentem de Portugal o registo das suas viagens através da aplicação “Registo Viajante”. O registo é voluntário e gratuito, no entanto, facilita a ação das autoridades portuguesas perante a ocorrência de eventuais situações de emergência com cidadãos nacionais no estrangeiro.

Preparado para conhecer o país do…?

Agora que já sabes quais os documentos e requisitos necessários para viajar para a Costa Rica em 2021, estás preparado para esta aventura.

Antes de partires, consulta os nosso artigos sobre o país: É seguro viajar para a Costa Rica em 2021? (contém dicas para viajares em segurança) e Seguro de viagem para a Costa Rica (cobertura covid-19) 2021.

Vamos?

seguro de viagem para o mexico