Depois do destino escolhido, o voo marcado e o hotel reservado, o seguro de viagem é o próximo passo!

A maioria das pessoas pensa que contratar um seguro de viagem apenas compensa no caso das viagens longas e para fora da Europa, contudo, vamos mostrar-te que o seguro é importante, independentemente do destino que tenhas planeado.

A Iati Seguros dá-te a conhecer as principais vantagens para contratares um seguro de viagens de qualidade.

contratar ou nao seguro de viagem

Porquê um seguro de viagem?

Os imprevistos acontecem e não é bom imaginar que uma intoxicação alimentar, uma crise de asma ou um pé partido, podem comprometer toda a viagem que tanto tempo desejaste.

Ter um seguro de viagem não vai evitar que estes acidentes aconteçam, mas no caso de acontecerem é sempre bom sentirmos que não estamos desamparados e que temos uma equipa a tentar ajudar em tudo o que for necessário.

Se pensares que consegues fazer um seguro de viagem desde 4 EUR por dia, chegarás rapidamente à conclusão que o valor do teu seguro de viagem não vai afetar muito o teu orçamento. Por exemplo, numa viagem aos Estados Unidos da América uma simples consulta médica poderá custar mais de 500 USD, caso não sejas detentor de um seguro. Se perderes o avião ou que tenhas mesmo a necessidade de cancelamento de um voo, todos estes fatores fazem com que um seguro de viagem não seja assim tão caro.

mala com etiqueta do seguro de viagens e aviao a descolar no fundo

O que deve cobrir um seguro de viagem?

  • No caso das habituais despesas de saúde e com custos hospitalares, tens que ter atenção à franquia que te podem exigir por cada evento que recorres da seguradora porque há seguradoras que cobram mais de 50 EUR que não são reembolsáveis! Na Iati Seguros de Viagem não precisas de te preocupar com este ponto, pois não cobram franquia em nenhum caso.
  • É muito importante que cubra Invalidez total e parcial, como por exemplo, ficar cego ou surdo de um dos ouvidos.
  • Para além do atraso ou perda de voos, a probabilidade de roubos e danos de bagagem é cada vez mais frequente nos dias que correm e deverá ser também assegurada total ou parcialmente pela seguradora sem que tenhas de pagar algum tipo de franquia. Neste campo convém também deixar claro se o material informático e fotográfico estará incluído.
  • O repatriamento é outro fator a ter em conta, não só o da pessoa assegurada mas também de um acompanhante, quer seja no regresso a casa ou caso haja necessidade de enviar um familiar para acompanhar a pessoa doente no pais onde se encontra.
  • Os adiantamentos são outra prática corrente em seguros de viagem, certifica-te que não necessitarás de adiantar um único euro.

Quando deve ser feito um seguro de viagem?

Deves considerar fazer o teu seguro antes de iniciares a viagem. Desta forma, garantes que tudo está segurado a partir do momento em que sais para apanhar o avião. Poderás fazer o contrato logo após a compra do voo ou nas vésperas da partida.

casca de banana no chao e sapato preto a pisá-la

Que Seguro de viagem devo escolher?

Existem várias possibilidades de escolha na hora de fazeres o teu seguro mas terás que optar por aquele que te oferece mais e melhores garantias dentro do teu plano de viagem. Por exemplo, se precisas de segurar o teu material fotográfico, se queres cobrir os cancelamentos dos voos e se queres estar protegido no caso de atraso ou perda de voo de ligação, a seguradora até te pode enviar algum dinheiro para que possas resolver alguns destes problemas na hora.

Outra questão que deverás considerar, é o idioma em que a seguradora trabalha. Opta por uma em que o seu idioma seja a tua língua materna, pois em situações de emergência vai-te ser bastante útil.

rapaz jovem liga para o seguro por causa de um acidente

Como posso accionar o meu seguro?

Podes accionar o teu seguro durante a viagem ou até mesmo depois da viagem terminar. Para isso, terás de entrar em contacto com a entidade e fornecer o teu número de apólice para que estes te possam identificar mais corretamente. É recomendável que guardes todos os documentos oficiais relativos ao acontecimento\acidente no caso de necessitares novamente deles no futuro.

Agora que a Iati Seguros te apresentou os verdadeiros motivos pelo quais deves ter SEMPRE um seguro de viagem, só terás mesmo que desfrutar da tua viagem e deixar de parte as preocupações.

Conteúdo Relacionado