Na preparação da tua próxima grande viagem já tens tudo preparado… Os voos estão comprados, o alojamento reservado, as experiências já estão agendadas no teu calendário e a mala está feita, até com aquele casaco que sabes que não precisas de levar. No entanto há algo que precisas de levar e provavelmente estás esquecido, um seguro de viagem. Se estiveres a viajar para o exterior ou mesmo dentro de Portugal, contratar um seguro de viagem é muito importante e necessário. 

Desta maneira, criámos este guia que pretende evidenciar a importância de fazer um seguro de viagem, bem como enumerar 5 razões pelas quais deves contar com um seguro na tua próxima aventura!

1. Um seguro de viagem oferece-te cobertura médica

Se estivermos a falar numa viagem ao estrangeiro, ter um seguro de viagem com cobertura médica é fundamental e essencial. Há países onde é aconselhável viajar com um seguro viagem, outros onde é altamente recomendado e outros, como é o caso dos Estados Unidos, em que é quase obrigatório, e onde apesar de existirem excelentes centros médicos e hospitais, também são conhecidos por ser um dos países mais caros do mundo no que diz respeito à saúde. Esses altos custos são a principal causa de falência dos cidadãos norte-americanos, dado que exigem que eles, para pagá-los, tenham um seguro privado.

Um caso diferente é a Índia, onde os custos médicos não são tão elevados (excepto se falarmos de centros privados de renome). Contudo, os centros médicos que existem são de qualidade duvidosa. Deles, podes sair pior do que entraste!

Ao contratares um seguro de viagem que inclua uma alta cobertura médica estás a garantir que, se algo de acontecer, o teu seguro de viagem tratará de tudo e te reencaminhará para o sítio mais indicado, no sentido de receberes o melhor tratamento.

braços de um médico com estetoscópio

Contrata um seguro de viagem que vá além da assistência médica

Um bom seguro de viagem, seja qual for o destino, precisa de te proteger para além da tua saúde, porque durante uma viagem muitas coisas podem acontecer. Coberturas como:

  • Proteção contra roubo ou perda de bagagem;
  • Opção de cancelamento de viagem;
  • Proteção de equipamentos electrónicos;
  • Incidentes com o teu transporte;
  • Desportos de aventura;
  • Repatriação para Portugal.

Estas são coberturas que cada vez mais viajantes solicitam e que encontras nos seguros de viagem IATI. Deverás ter em conta algumas destas coberturas quando estiveres a escolher o melhor seguro para a tua viagem .

No entanto, se pretenderes uma viagem mais aventureira, que inclua desportos de aventura, não te esqueças de verificar se o seguro está preparado para te cobrir nessas situações.

Por exemplo, o IATI Mochileiro é o nosso seguro de aventura, que foi especialmente desenhado para aventureiros, mochileiros e viajantes independentes. Este seguro já inclui uma elevada cobertura médica, inclui todas as nossas coberturas essenciais e outras especiais.

Outra nota muito importante é que contrates um seguro de viagem adequado ao teu destino. O seguro de viagem para uma escapadinha de fim de semana a Paris não é o mesmo que o seguro indicado para uma semana no Dubai. Fala com a seguradora se tiveres dúvidas na escolha do seguro.

3. É recomendado pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros

O próprio Ministério dos Negócios Estrangeiros, no site de Conselhos aos viajantes, aconselha a contratação de um seguro de viagem (independentemente do destino): “Faça um seguro de viagem que inclua, preferencialmente, assistência médica, roubo, furto e despesas de repatriação. Verifique as condições contratuais e os dados mais importantes: idade e limites territoriais, notificação de queixas e prazos de validade”.

4. Não tem que sair fora do teu orçamento

O custo é provavelmente uma das razões principais que leva às pessoas a não contratarem seguros de viagem. Nós compreendemos! Se já estás a pagar milhares por um cruzeiro ou umas férias num hotel, é difícil gastar ainda um pouco mais em seguros.

Mas há algo que muitas pessoas não sabem: um seguro de viagem pode ser realmente acessível. Por exemplo, o IATI Escapadinhas é um seguro com altas coberturas a um ótimo preço para que possas ficar descansado! Viajar em segurança não tem que sair do teu orçamento estipulado.

A melhor maneira de veres isto com os teus próprios olhos é fazeres uma simulação. Podes fazê-la no nosso site, é muito simples. Apenas tens de:

  • Inserir o teu local de partida (a origem);
  • O destino da viagem: aqui escolhes onde vai ser o destino final da tua viagem;
  • As datas de início e término da viagem;
  • O número de viajantes;
  • Tipo de seguro: seguro de viagem.

vaso com flor e moedas

5. Um seguro de viagem é o teu melhor companheiro 

As férias são realmente um investimento na tua felicidade e muitas vezes na tua carteira. E é normal que não queiramos que nada aconteça de mal durante a nossa tão esperada viagem. No entanto, imprevistos acontecem e quando essas férias começam com voos cancelado, escaladas perdidas, uma mala em falta, entre outros. Essa sensação de viagem feliz começa a desaparecer.

Um seguro de viagem é o teu melhor aliado nestas situações. Não evita que as mesmas aconteçam, claro, mas minimiza os estragos causados para que não tenhas que prejudicar ainda mais as tuas tão desejadas férias.

mapa mundo com objetos por cima

Última nota importante: Para além de verificares se o seguro que vais contratar é um seguro adequado, também convém que verifiques se para o teu destino é obrigatório seguro de viagem. Já são alguns os países que pedem como requisito para entrar um seguro de viagem, como é o caso da Costa Rica.

Esperemos que este artigo tenha sido útil para ti e que tenhas ficado esclarecido sobre a importância de contratar um seguro de viagem.

Se tiveres dúvidas ou questões, deixa nos comentários, vamos-te ajudar!