Num mundo cada vez mais evoluído e tecnológico, o stress e a ansiedade são também palavras de ordem. Cada vez estamos mais cansados e ansiosos e problemas como a depressão e o burnout são uma realidade na nossa sociedade atual. Práticas como o yoga, a meditação e o mindfulness têm ganho voz nos últimos tempos, como soluções para o caos em que se tornou o nosso dia-a-dia.

A oferta não pára de aumentar e cada vez mais há mais ofertas de retiros e experiências espirituais, uns mais exigentes, outros mais caros, enfim, há para todos os gostos. Contudo, o mais famoso e mais exigente é sem dúvida o Retiro Vipassana, lecionado de forma absolutamente gratuita, em todo o mundo. E é neste retiro que a IATI Seguros se vai focar no artigo de hoje.

Mas antes de embarcar numa jornada espiritual, não te esqueças de subescrever o teu seguro de viagem com a IATI para que possa viajar com o máximo conforto e segurança.

O que signfica Vipassana?

Vipassana significa “ver as coisas como elas são”, isto é, ver a realidade tal e qual como ela se apresenta, sem o nosso ego e a nossa interpretação pessoal. Vipassana é uma técnica de meditação que foi popularizada pelo birmanês S. N. Goenka, que espalhou a técnica por todo o mundo e criou centenas de centros de meditação. A base da técnica passa pela concentração na respiração e nas sensações corporais.

Como funciona o retiro espiritual Vipassana?

Os cursos têm uma duração de 10 dias sendo que este é considerado o prazo mínimo necessário para se sentir/cultivar os efeitos pressupostos. Todo o curso é feito em silêncio absoluto, o chamado “Silêncio Nobre” e há um conjunto de regras que devem ser seguidas. As mais importantes são conhecidas como “Os cinco preceitos” e incluem:

  • Não matar nenhum ser vivo
  • Não roubar
  • Não ter qualquer tipo de atividade sexual
  • Não mentir
  • Não ingerir nenhum tipo de intoxicantes (álcool, tabaco e certos medicamentos)

Regras do retiro

Outras regras incluem respeitar o silêncio absoluto, assim como a área designada para cada sexo (há uma zona para mulheres e outra para homens, sem misturas). No início do curso deixamos num cacifo tudo o que seja telemóveis, computadores, livros, cadernos, canetas, auriculares, etc. Isto porque é também proibido ler, escrever e ouvir música. De uma forma geral apenas estamos autorizados a dormir, comer e meditar.

Vipassana meditação em grupo

Há também um horário afixado que deve ser rigorosamente cumprido. O dia começa às 4h da manhã sendo que a primeira meditação começa logo por volta das 4:30h. Ao longo de todo o dia seguem-se 12h de meditação que podem ser feitas em grupo, no hall de meditação, ou no nosso quarto, consoante aquilo que nos for dito no momento. No final do dia existe uma vídeo aula, dada por S. N. Goenka.

Quanto à alimentação, está é também bastante condicionada: o pequeno-almoço é servido às 6h30 e o almoço às 11h. Para quem está a fazer o curso pela primeira vez, tem ainda direito a uma peça de fruta às 17h. Não há jantar e as refeições são todas vegetarianas e livres de alimentos processados. Os dormitórios são geralmente partilhados entre duas ou mais pessoas e são bastante simples, apenas com aquilo que é essencial.

Conclusão

No fundo, aquilo que se pretende com esta abordagem, é, durante 10 dias, retirar da nossa vida tudo o que sejam distrações, seja na forma de comida, de entretenimento e, fundamentalmente, de ego. O objetivo é, ao longo dos dias, acalmar a nossa mente e treinar a nossa capacidade mental de nos observarmos a nós próprios, tal como somos. Somos também de certa forma treinados a aceitar a impermanência da vida. Claro que é uma experiência dura e que não é recomendada para toda a gente: estamos a sujeitar-nos a condições bastante duras e contranaturas, e, portanto, deveremos ter já alguma estrutura emocional antes de nos sujeitarmos a esta experiência. O retiro não é recomendado para pessoas que estejam a passar por depressões ou por momentos difíceis na vida, pois o silêncio e a introspeção podem agravar as suas condições.

Retiro espiritual meditação

Contudo, é uma experiência de vida única que nos enriquece em todos os sentidos, pois por muitos que por vezes nos custe aceitar quem somos ou o que queremos, a verdade é que, aqui durante 10 dias, vamos ser nós próprios, sem máscaras nem filtros. E num mundo onde cada vez mais nos falta tempo para pousarmos a cabeça e nos analisarmos, poder ingressar num retiro destes é um privilégio. Esta experiência tem suscitado cada vez mais interesse e são já alguns os famosos que se desafiaram. Tal como disse Jack Dorsey, CEO da twitter, “Estive 10 dias em meditação silenciosa. Uau, que recomeço! Afortunado e grato por me ter dado tempo para isso.”

Os cursos são totalmente gratuitos, sendo possível fazer um donativo no final, se assim pretenderem. No site oficial estão descritos todos os centros de meditação existentes em todo o mundo bem como os próximos cursos a serem lecionados.

 

Artigo escrito por: Patrícia Carvalho

Conteúdo Relacionado