Quais são atualmente os documentos e requisitos para viajar para Londres? Existem algumas alterações para 2022? Com uma pandemia à nossa frente e o recente Brexit, não se sabe bem o que esperar. Felizmente, na IATI, estamos a par de tudo o que precisas de saber sobre viagens e estamos continuamente a actualizar os nossos artigos para garantir que a nossa informação está atualizada e em conformidade.

Neste post, iremos informar-te sobre toda a documentação necessária para viajar para Londres em tempos de covid.

Viajar para Londres e covid-19, posso viajar de Portugal em 2022?

Sim! Se estás ansioso por ver o Big Ben, passear pela Cidade de Camden ou visitar o Museu Britânico, não tens de esperar, pois já podes viajar de Portugal para Londres. Apesar de que as coisas estavam complicadas devido à pandemia, desde o dia 18 de março de 2022, os requisitos para entrar no país reduziram consideravelmente.

O que irás encontrar se decidires viajar para Londres agora?

O clima é de tranquilidade, já que os contágios pelo coronavirus são baixos e não há nenhuma restrição.

Quanto à vacinação, as autoridades britânicas apontam que a campanha foi um sucesso. Neste momento, 58,7% da população já tem uma dose de reforço.

 

estátua em londres

Seguro de viagem para Londres, um documento essencial

Apesar de não ser um documento obrigatório para viajar ao Reino Unido, o Ministério de Assuntos Exteriores é taxativo: “viaje sempre com os correspondentes seguros médicos e de viagem”.

Isto porque, apesar do Cartão Europeu de Saúde ainda estar operacional apesar do Brexit, as diferenças de cobertura são abismais. Todas as apólices do IATI oferecem os melhores benefícios possíveis em centros privados de qualidade, incluindo todos os tipos de exames sem ter que esperar um clínico geral para vê-lo e, claro, hospitalização ou transferência sem ter que provar nada ou ter que adiantar dinheiro. A estas coberturas juntam-se as imprescindíveis nestes tempos de pandemia. No IATI estaremos lá para você se precisar ficar em quarentena devido a uma infecção por covid, ser hospitalizado ou um médico recomendar um PCR porque você tem sintomas.

Graças ao IATI Standard, o melhor seguro para viajar para o Reino Unido, terá cobertura para despesas médicas até 300.000 euros, mas também viajará com a garantia de que 100% dos custos de repatriamento ou transporte de doentes ou falecido ou do retorno antecipado por hospitalização ou morte de familiar. A tudo isto há de acrescentar que o nosso seguro de viagem também o cobre para eventos muito comuns em qualquer aventura deste tipo, como roubo ou danos na bagagem ou atrasos na entrega da bagagem registada.

Adquira já o seu IATI Standard e curta aquela viagem que você tanto espera com tranquilidade:

 

viajar para londres

Documentos para viajar para Londres: é possível viajar apenas com cartão de cidadão?

Não. Será necessário um passaporte para viajar para Londres se fores um cidadão português. Devido ao Brexit, e a partir de 1 de Outubro de 2021, não poderás levar apenas o teu bilhete de identidade. Deverás viajar com o teu passaporte e este deverá ser válido pelo menos durante 6 meses a partir da data de entrada.

Apenas os cidadãos portugueses residentes no Reino Unido antes de 31 de Dezembro de 2021 e que se tenham candidatado ao Sistema de Liquidação da UE podem viajar apenas com um cartão de cidadão.

Contudo, um visto não é um documento necessário para viajar para Londres se fores português  e se o motivo da tua visita for para turismo ou para ver um membro da família. Nestes casos, podes permanecer no Reino Unido por até 180 dias. Se viajares por outras razões, poderás ter de solicitar um visto. Podes verificar aqui.

 

tower bridge em londres

Requisitos para viajar de Portugal para Londres apesar da COVID-19

Seguindo com esta tendência flexibilizadora, desde o dia 18 de março de 2022, não há requisitos relacionados com a Covid para viajar ao Reino Unido. O que significa que não é necessário preencher nenhum formulário, fazer provas de PCR ou teste de antígenos, estar vacinado ou fazer qualquer quarentena. Podes verificá-los nas fontes oficiais.

 

viajar para londres

Requisitos para regressar de Londres a Portugal

Atualmente, com a declaração da situação de calamidade, as regras para entrada em Portugal continental obrigam a apresentação de comprovativo de teste COVID-19, com resultado negativo, realizado nas últimas 72 ou 48 horas (no caso do teste rápido de antigénio (TRAg).

Perguntas mais frequentes sobre documentos para viajar agora para Londres

Posso viajar agora de Portugal para Londres por causa da covid-19?

Sim, podes viajar de Portugal para Londres, apesar da covid-19. Além disso, os requisitos para viajantes vacinados estão a tornar-se cada vez mais simples.

De que documentos de viagem preciso para viajar de Portugal para Londres?

Em situações normais, só precisarias do teu passaporte. Contudo, devido à covid-19, deverás considerar que necessitarás de outros documentos para viajar de Portugal para Londres. Além disso, é aconselhável fazer um seguro de viagem para te cobrir em caso de infecção por coronavírus.

Preciso de um passaporte de Portugal para ir a Londres em 2022?

Sim, uma vez que, devido ao Brexit, a partir de 1 de Outubro de 2021 tornou-se um documento obrigatório para viajar para Londres e para todo o Reino Unido. Se estiveres a viajar como turista, não necessitarás de solicitar um visto, mas lembra-te que só podes ficar até 180 dias.

Quais são os requisitos para viajar para Londres em 2022?

Os requisitos para viajar para Londres dependem do teu estatuto de vacinação. Se viajares de Portugal e fores vacinado contra a covid-19 com o esquema completo (desde que tenham passado pelo menos 14 dias desde a última dose), terás de levar o teu passaporte, o teu Certificado Digital UE Covid, fazer um PCR ou teste de antigénio nos 2 dias anteriores à viagem, reservar e pagar um teste de vírus no primeiro ou segundo dia em Londres e preencher um formulário. A partir de 30/11/2021, terás de ficar em quarentena até que os resultados da PCR voltem. Se não tiveres sido vacinado, entre outros requisitos, terás de ser testado dentro de 2 dias antes da chegada a Londres, pagar e reservar 2 testes de vírus (no 2º e 8º dia) e quarentena durante 10 dias. Se testares no 5º dia e for negativo, a quarentena pode ser encurtada.

Preciso de um PCR para viajar para Londres agora?

Ora, sim, será necessário um teste PCR ou antigénio para viajar de Londres para Portugal. Este é um requisito obrigatório para viajar para Londres, independentemente do esquema de vacinação. Deve ser feito no prazo de 2 dias antes da viagem.

big ben em londres

Agora que estás ciente sobre os requisitos para viajar agora para Londres, esperemos que aproveites a tua viagem!

Lembra-te que agora, mais do que nunca, é muito importante viajar com seguro de viagem para Londres. Além da cobertura de incidentes que afectam qualquer viajante, tais como atrasos no transporte ou despesas causadas por perda de bagagem despachada ou entrega tardia (tais como quando tem de comprar roupa e bens de primeira necessidade), o IATI Standard oferece-te a melhor protecção contra possíveis despesas médicas que possas ter de enfrentar. Este seguro oferece-te até 300.000 euros em despesas médicas e, mais importante ainda, a possibilidade de seres tratado em centros médicos privados de alta qualidade.

Finalmente, todas as apólices da IATI cobrem as despesas (até aos montantes indicados) que possam resultar da COVID-19. Isto significa que se tiveres de ser hospitalizado, colocado em quarentena por ter sido infectado ou se um médico prescrever um PCR, não terás de pagar nada. Além disso, 100% dos custos, se tiveres de ser repatriado ou regressar a casa devido à hospitalização ou morte de um membro da família, serão cobertos por nós. Por isso, contrata já o teu IATI Standard e desfruta de Londres com a paz de espírito que vem com o melhor seguro de viagem:

documentos e requisitos para viajar para londres

Nota: É importante realçar, mais uma vez, que os documentos e requisitos para viajar para Londres alteram-se constantemente devido à recente pandemia. Na IATI, estamos a trabalhar para que os nossos artigos estejam atualizados e ajustados à realidade. No entanto, deverás sempre verificar estas informações com as fontes oficiais do país, companhia aérea e demais agências de turismo envolvidas na tua viagem.