Quais são os documentos e requisitos para viajar para o Reino Unido em 2022? Poderei entrar com o meu bilhete de identidade ou preciso de um passaporte? Existem requisitos diferentes se eu for para Inglaterra em vez de para a Escócia? Não se preocupem, todos temos agora muitas perguntas, especialmente depois de Brexit e do clima causado pela covid-19. É por isso que nós, na IATI, nos reunimos e vamos contar-te tudo sobre os documentos para viajar para o Reino Unido, diferenciando consoante se esteja a visitar Inglaterra, Escócia, País de Gales ou Irlanda do Norte.
Continua a ler para saber todos os requisitos para viajar para o Reino Unido em 2022.
Contents
- 1 Viajar para o Reino Unido e coronavírus, posso viajar de Portugal em 2022?
- 2 Seguro de viagem para o Reino Unido, um documento essencial
- 3 Documentos para viajar para o Reino Unido, posso viajar com o meu cartão de cidadão?
- 4 Requisitos para viajar de Portugal para o Reino Unido apesar da COVID-19
- 5 Requisitos para regressar do Reino Unido a Portugal
- 6 Carta de condução do Reino Unido
- 7 Perguntas mais frequentes sobre os documentos para viajar agora para o Reino Unido
É verdade, se não quiseres esperar mais, podes agora viajar de Portugal para o Reino Unido como turista. Embora as coisas fossem complicadas devido à pandemia, a partir de 18 de Março de 2022, os requisitos de entrada foram consideravelmente reduzidos.
O que irás encontrar se decidires viajar agora para o Reino Unido?
Infelizmente, os casos no Reino Unido estão de novo a aumentar. Os peritos salientam que isto se deve à ausência de restrições e ao aparecimento da variante BA.2.
No que diz respeito à vacinação, as autoridades britânicas relatam que a campanha tem sido um sucesso. Neste momento, 57,7% da população já tem uma dose de reforço.
Quase não encontrarás quaisquer restrições no país. O certificado de vacinação covid só é exigido em certos eventos e estabelecimentos. Na verdade, desde 21 de Fevereiro, mesmo aqueles que são positivos não são obrigados a isolar-se.
Seguro de viagem para o Reino Unido, um documento essencial
Embora não seja um requisito obrigatório para viajar para o Reino Unido, o Ministério português dos Negócios Estrangeiros, nas suas recomendações para viajar para o país, é específico: “De referir, sem prejuízo, que os serviços privados de saúde são em regra bastantes caros, pelo que se recomenda a aquisição de seguros de viagem.”
Isto porque, embora o Cartão Europeu de Seguro de Saúde ainda esteja operacional apesar de Brexit, as diferenças de cobertura são significativas. Todas as políticas da IATI oferecem-te os melhores benefícios possíveis em centros privados de qualidade, incluindo todos os tipos de testes sem teres de esperar para ser visto por um clínico geral e, claro, a hospitalização ou transferência sem teres de provar nada ou teres de pagar qualquer quantia adiantada. Estas coberturas são essenciais nestes tempos de pandemia. Na IATI estaremos lá para ti se necessitares de quarentena por uma infecção covid-19, se fores hospitalizado ou se um médico te prescrever um PCR porque tens sintomas.
Graças ao IATI Standard, o melhor seguro para viajar para o Reino Unido, estarás coberto para despesas médicas até 300.000 euros, mas também viajarás com a segurança de que 100% das despesas de repatriamento ou transporte de pessoas doentes ou falecidas ou o regresso antecipado devido à hospitalização ou morte de um membro da família serão segurados. A tudo isto acrescenta-se, ainda, que o nosso seguro de viagem também te cobre para eventos muito comuns em qualquer aventura deste tipo, tais como roubo ou danos na bagagem ou atrasos na entrega de bagagem despachada.
Faz agora o teu IATI Standard e desfruta da viagem que há tanto tempo esperavas:
Documentos para viajar para o Reino Unido, posso viajar com o meu cartão de cidadão?
Embora o Reino Unido pertencesse ao espaço Schengen, depois de Brexit as coisas mudaram. A partir de 1 de Outubro de 2021 não poderás viajar para o Reino Unido com o teu cartão de cidadão e deverás ser portador do teu passaporte, que deverá ser válido pelo menos durante 6 meses a partir da data de entrada. Apenas os cidadãos portugueses residentes no Reino Unido antes de 31 de Dezembro de 2021 e que se candidatem ao chamado “EU Settlement Scheme” podem entrar no Reino Unido com o seu cartão de cidadão. Estas pessoas poderão utilizar este documento para viajar para o Reino Unido até 31 de Dezembro de 2025.
Por outro lado, não é necessário um visto para viajar para o Reino Unido se estiveres a viajar para turismo ou para visitar um membro da família. Nestes casos, podes permanecer no país até 180 dias. Tens outro motivo para viajar? Em caso afirmativo, pode verificar se precisas de um visto para o Reino Unido seguindo esta ligação.
Em situações normais, não precisarias de fornecer mais nada. Contudo, devido à pandemia, existem agora outros documentos para viajar para o Reino Unido, que verás quais são de seguida.
Requisitos para viajar de Portugal para o Reino Unido apesar da COVID-19
Enquanto o Reino Unido utilizava anteriormente um sistema de semáforos em que os países eram classificados de acordo com o seu risco epidemiológico como “verde”, “âmbar” ou “vermelho”, este sistema foi simplificado a 4 de Outubro de 2021.
De acordo com esta tendência de abrandamento, a partir de 18 de Março de 2022, não existem requisitos relacionados com a covid-19 para viajar para o Reino Unido. Por outras palavras, não terás sequer de preencher formulários, fazer PCR ou testes de antigénios, ser vacinado ou colocado em quarentena. Podes confirmar isto junto das fontes oficiais.
Requisitos para regressar do Reino Unido a Portugal
A partir do dia 7 de fevereiro, para entrar em Portugal já não é preciso apresentar um teste negativo nos aeroportos, basta mostrar o Certificado Digital COVID-19.
Carta de condução do Reino Unido
Talvez com o Brexit estejas a pensar: posso usar a minha carta de condução no Reino Unido? Bem, não há necessidade de te preocupares, uma vez que ainda será válido em 2022 e é provável que se mantenha assim por muito tempo.
Perguntas mais frequentes sobre os documentos para viajar agora para o Reino Unido
É possível viajar agora para o Reino Unido?
Sim, apesar da covid, já podes viajar para o Reino Unido.
Posso viajar para o Reino Unido com um cartão de cidadão ou preciso de um passaporte?
Devido ao Brexit, a partir de 1 de Outubro de 2021 necessitarás do teu passaporte para viajar para o Reino Unido.
Quais são os requisitos para viajar de Portugal para o Reino Unido devido à covid-19?
Não há requisitos diferentes para viajar para o Reino Unido devido à covid-19. Por outras palavras, só precisarás do teu passaporte válido.
Posso conduzir com uma carta de condução portuguesa no Reino Unido?
Sim, podes conduzir com a tua carta de condução portuguesa no Reino Unido.
Esperamos ter-te ajudado a ficar claro quanto aos documentos de viagem para o Reino Unido, apesar do clima caótico devido à pandemia e ao Brexit. Nota-se que os requisitos estão a tornar-se cada vez menos complicados. Se tiveres dúvidas, podes deixar um comentário, que vamos tentar ajudar-te.
Embora tenha sido sempre um pilar fundamental quando se trata de viajar com paz de espírito, agora, nestes tempos incertos, fazer um seguro de viagem para o Reino Unido é essencial. A nossa política IATI Standard é a tua melhor companhia de aventura, com até 300.000 euros de despesas médicas cobertas, incluindo as que possam surgir da covid-19, tais como ter de ser colocado em quarentena para testes positivos, ser hospitalizado ou ter um teste PCR prescrito por um médico. O nosso seguro de viagem estará à tua disposição se precisares de ser repatriado ou regressar a casa por razões tão importantes como a hospitalização ou morte de um membro da família.
Além disso, graças ao IATI Standard, também podes reclamar por danos ou roubo de bagagem, atrasos no transporte ou se tiveres de comprar roupa ou outros bens essenciais devido a atrasos na entrega de bagagem despachada. Não hesites mais, viaja em segurança com a IATI:
Lembra-te de que, devido à situação actual, os documentos e requisitos de viagem podem mudar. Na IATI estamos constantemente a actualizar esta informação. No entanto, recomendamos que verifiques sempre com fontes oficiais.