O Brasil pode não ser o destino preferencial para muitas pessoas, mas na verdade é um destino incrível para se visitar com crianças e familiares. Viaja para o Brasil com crianças e prepara-te para uma aventura emocionante!

Sabias que o nosso seguro de viagens IATI Standard é uma excelente opção para umas férias no Brasil?  Tem cobertura de 80.000€ em despesas médicas, para além de todas as outras vantagens como a repatriação e o atendimento em português. E se costumas viajar várias vezes em família, a melhor opção é o seguro IATI Anual Multiviagens, que independentemente do número de viagens que faças ao longo do ano, estarás sempre coberto pela apólice, e é mais económico.

vista aerea da praia de sao sebastiao

É seguro viajar para o Brasil com crianças?

As longas distâncias no Brasil podem tornar as viagens familiares desafiadoras, especialmente se quiseres conhecer vários locais, mas as recompensas são consideráveis: diversão sem fim em praias de águas calmas, passeios em florestas tropicais, passeios de barco e bastantes oportunidades de observação da vida selvagem.

O melhor de tudo é a calorosa hospitalidade dos brasileiros, que fazem de tudo para que as crianças se sintam bem-vindas.

A maior parte do país está livre de malária, tem excelentes instalações hoteleiras e boa acessibilidade para pais que viajam com carrinhos de bebé.

Fora das cidades a vida selvagem é abundante (em terra ou no mar) e pode ser vista a pé, de barco, carro ou até a cavalo, mantendo as crianças muito entretidas.

Recomendamos que leias o nosso artigo para saberes mais sobre a segurança no Brasil e os conselhos do Ministério dos Negócios Estrangeiros português.

Como é comer fora?

Comer fora normalmente não é um problema, mesmo para crianças que não gostam de todos os alimentos.

Existem imensos restaurantes que vendem comida a peso e são lugares bons para uma refeição: as crianças terão uma enorme variedade de opções, e como são geralmente sítios barulhentos, ninguém se importa com as famílias.

stand com frutas penduradas para venda em salvador da bahia

Comida mais prática – pizza, hambúrgueres, gelados – é amplamente disponível, e às vezes toma novas formas divertidas (pizza com chocolate, ou com banana e canela).

Fruta descascada, com casca ou em sumo, há de tudo, por todo o lado, seja cidade, praia ou interior.

(Nota: em sumo, se não quiseres açúcar, tens de pedir. 99% das vezes colocam umas boas colheradas)

As lanchonetes (cafézinhos) oferecem também sandes variadas, pão de queijo, batatas ou mandioca frita, etc, para refeições rápidas.

A maioria dos restaurantes grandes tem uma cadeira alta, embora poucos tenham menus para as crianças. As porções, no entanto, são enormes, não vale a pena pedir um prato só para uma criança pequena.

Leva lápis de cera, papel ou outro divertimento, se precisares pois os restaurantes brasileiros não costumam ter.

Vale a pena alugar carro? Ou utilizar transportes públicos?

Dada a grande dimensão do Brasil, o transporte apresenta alguns desafios. E depende do tempo disponível e do quanto se pretende gastar.

pessoas esperam sentadas na central de camionagem de marilia em sao paulo

Ou passas longas horas num autocarro, ou vais de avião e é muito mais caro.

Passar um dia inteiro num autocarro pode não ser um grande drama, se tiveres muitos dias para passar no Brasil. Os autocarros costumam parar várias vezes nos percursos intercidades para os clientes comerem e irem ao WC. Crianças habituadas, não se aborrecem.

Outra coisa boa dos autocarros é que se a criança for ao colo não paga bilhete. Se for sentado paga tarifa completa. O melhor é arriscar, normalmente há vários lugares livres, ou livres durante parte do percurso.

Alugar um carro pode poupar-te algum dinheiro e ajudar a movimentar com mais eficiência, se não te importares de conduzir. As empresas de aluguer de carros, raramente têm os bancos para crianças, é melhor confirmares antes da viagem.

Quando é a melhor época para viajar com crianças ao Brasil?

Para evitar multidões, mas ainda desfrutar do clima quente da praia, planeia ir de novembro a janeiro (exceto entre o Natal e a Passagem do Ano) ou final de março e abril.

vista aérea da praia de carneiros em pernambuco

O clima no Brasil não é o típico que encontras na Europa. O inverno prevalece desde os meses de Maio até Setembro (estação seca) e é o momento perfeito para fazer caminhadas, visitar parques naturais ou acampar com crianças.

O que não te podes esquecer?

– Existe um pouco de tudo, em toda a parte. Mas se a criança usa algum produto específico ou comprado com receita médica, convém levar.

– Levar cadeira automóvel.

Confirmar que o hotel tem berço ou cama-extra, pois muitos não têm. Crianças até 5 anos geralmente não pagam nos hotéis, e até aos 12 pagam metade da tarifa.

– Fazer uma consulta do Viajante.

Contratar um Seguro de Viagem. Muitas localidades pequenas só têm um pequeno, e mal equipado, Posto de Primeiros Socorros. Se alguma coisa acontecer, precisas de te deslocar para uma cidade com hospital, no primeiro momento, e sem pensar nas despesas.

familia passeia numa charrete puxada por um cavalo em jericoacoara

Com belas praias e florestas verdejantes, o Brasil tem um apelo bastante óbvio para quem tem que entreter crianças. Brasil com crianças? SIM!

E se ainda não estás completamente convencido de que deverias fazer um seguro para viajar com crianças, recomendamos que leias o nosso artigo sobre este tema!

Bons Passeios!

Alguns destinos brasileiros que não deves deixar de visitar:

Autores: Onde andam os Duarte?

Relacionados