Pipa é um Municipio de Tibau do Sul, no Brasil. O seu nome provém de uma pedra situada na praia que tem o formato de uma pipa, como as pipas de guardar bebidas, que foi avistada pelos navios Portugueses em 1800.

A maior característica deste paraíso tropical, que hoje a IATI, lider na venda de seguros de viagem online traz neste artigo, são as dunas imponentes que terminam em vivas falésias agitadas pela ação do mar e dos ventos. É um par que combina de uma forma espetacular.

praia de areia fina e agua turquesa

O que fazer em Pipa?

Pipa tornou-se nos últimos anos um local extremamente popular entre brasileiros, turistas de todo o mundo, especialmente da América central. Foi descoberto por alguns surfistas profissionais na década de 80 e desde então a sua fama tem crescido.

Pipa tem tudo para seduzir o viajante internacional: águas azul-turquesa cristalinas, praias protegidas por penhascos vermelhos esculpidos pelo vento, lagos cheios de água morna, comida saborosa, povo simpático e calmaria.

É por isso que esta aldeia de 5800 habitantes acolhe um milhão de turistas por ano. Construída numa colina, a vila rodeia uma rua principal repleta de lojas e restaurantes.

Observa os golfinhos a nadar ao longe, mas visita e apoia um santuário de tartarugas. Faz um passeio de buggy, uma aula de surf ou descobre o artesanato local.

A Praia do Amor é o ponto mais do que obrigatório desta localidade, mas Pipa tem outros atrativos que vais querer saber:

Turismo sustentável no Santuário Ecológico

macaco pequeno no tronco de uma arvore

Ao lado do centro da vila, encontrarás o santuário ecológico. Este centro plantado numa colina permite que descubras a fauna local (várias espécies de pássaros, macacos e tartarugas marinhas) e aprendas sobre as leis locais que administram a proteção do meio ambiente.

É composto de três áreas e dezasseis trilhos abertos ao público.

Além do aspecto educacional, o santuário tem como objetivo proteger as plantas, a vida selvagem da costa noroeste, e participa num projeto de conservação que visa proteger as cinco espécies de tartarugas ameaçadas no Brasil. Não é um ótimo motivo para lá ires?

Mais info: https://pipa.com.br/santuarioecologico

Chapadão é um vistão

Trata-se uma planície de cor laranja sobre as falésias, a sul de Pipa.

É considerada um dos refúgios de Tibau do Sul. Seu belo visual atrai muitos turistas, que podem admirar as praias de cima das falésias. Para chegar até a praia, é necessário descer através de escadas improvisadas e é necessário levar alimentos e bebidas para poder desfrutar de um dia agradável na praia.

Não te esqueças de levar contigo todo o lixo, para conservar esta bela paisagem

Pôr do Sol em Tibau do Sul

casa na beira do lago

Não percas o pôr do sol sobre a lagoa de Tibau do Sul a partir do topo de uma das colinas circundantes: verdadeiramente uma experiência única!

Próximo da hora do sol se pôr começam a chegar buggies de toda a parte para aquele que é ponto alto do dia. Muita pessoas também optam por descer até uma geladaria feita em madeira junto à água da lagoa. A música de Vivaldi toca em bom som, enquanto se aguarda os últimos minutos até ao sol descer atrás na linha do horizonte, e todos batem palmas em alegria contagiante.

Prova tudo

prato de moqueca de camarao

A culinária do nordeste consiste principalmente em peixes e frutos do mar. Deves experimentar a moqueca de peixe, um prato à base de peixe feito com pimentão, tomate, cebola e leite de coco. Em Pipa,  tal como em Fortaleza, é impossível contar o número de receitas à base de camarão, cozinhadas em todos os tipos de molhos.

A IATI recomenda risoto de choco e atum de várias formas.

Vários pratos de carne estão disponíveis tem todo lado, desde que gostes da carne bem passada (ou frita). Muitos têm opção de rodizio.

Estás no Brasil, certo? A bebida que mais vais encontrar é sumo. Sumos de frutas feitos na hora, são dos mais deliciosos que vais provar.

Adere ao Sandboard

rapaz numa duna a praticar sandboard

Dada a escala e a abundância de dunas de areia escorregadias ao redor de Pipa, não é de surpreender que vários desportos se tenham adaptado por aqui.

Prende uma prancha igual à da neve aos pés e desliza pelas colinas arenosas, ou talvez prefiras ir para baixo num estilo que os brasileiros chamam de esqui-bunda.

Impossível descer só uma vez!

Na bagagem para o Brasil, não pode faltar o Seguro IATI Estrela. Com ele estarás muito descansado e viajarás para o Brasil com segurança. Com uma cobertura em despesas médicas das mais altas do mercado português: 200.000€.

O nosso seguro de viagem IATI Estrela com cancelamento opcional pode incluir uma cobertura de despesas de cancelamento de até 2.000 € para o caso de o viajante não poder partir de viagem por determinados motivos.

Sempre sem franquias, sem adiantar dinheiro e em bom português!

Autores: Onde andam os Duarte?

Conteúdo Relacionado