Fortaleza é um município-capital do estado do Ceará, situado na região Nordeste do Brasil. A 2285 km de Brasília, capital federal, a cidade desenvolveu-se nas margens do riacho Pajeú, e o seu nome é uma alusão ao Forte Schoonenborch, construído pelos holandeses durante sua ocupação.

Trate de todas as burocracias antes de viajar, assegure a sua saúde e não terá nenhum problema. Escolha o Seguro de Viagem mais indicado para si, de entre os 6 disponíveis na IATI.

Dicas para viajar para Fortaleza

avião sobre mapa dourado do brasil

Neste artigo, a IATI Seguros, apresenta esta cidade brasileira que é a porta de entrada de um dos estados mais bonitos do Brasil, repleto de dunas ondulantes e vilas de pescadores.

Como chegar a Fortaleza?

vista panoramica da praia de fortaleza

As principais companhias aéreas que voam para Ceará são para a Capital Fortaleza, a partir de qualquer capital europeia.

Fortaleza é uma cidade grande, com 2,3 milhões de habitantes, e é necessário alguns cuidados para lá circular: traga apenas algum dinheiro e um documento. Não circule à noite sozinho, ou em zonas identificadas como pouco seguras. Não mostre joias de ouro, relógios caros e assim por diante.

O melhor lugar para se hospedar é na Avenida Beira Mar. É um ótimo ponto turístico com restaurantes, bares e lugares para ir.

É necessário Visto?

passaporte com varios carimbos

Os cidadãos portugueses estão isentos de visto para estadias até 90 dias no Brasil. Este período pode ser renovado, mas já sabe que não pode trabalhar, é apenas uma estadia turística.

O passaporte tem que estar válidos seis meses ou mais, a partir da data de entrada no Brasil.

São obrigatórias vacinas?

medico a vacinar pessoa

Não. No entanto, é recomendada a consulta do viajante, 4 a 8 semanas antes da viagem, no sentido de tomar algumas vacinas por precaução: Hepatite A e B, Febre Tifóide, Malária (profilaxia), Raiva e Tétano. Para saber mais sobre sobre este assunto consulta o nosso artigo sobre as vacinas obrigatórias para a América do Sul.

O que visitar?

As praias

edificios e praia de iracema

São 35km de praias. E embora, as praias urbanas de Fortaleza tenham alguma poluição, as paisagens fazem valer o passeio: Iracema ao pôr-do-sol, Meireles para compras de artesanato, e Mucuripe para ver as jangadas. Aproveite os largos calçadões para uma caminhada, os bares e os restaurantes.

Na Praia do Futuro, a atração são as animadas barracas com representantes de todas as tribos do estado.

O melhor está nos arredores de Fortaleza: visite Porto das Dunas, passeie nas falésias coloridas de Morro Branco e Praia das Fontes. O postal turístico é o famoso Cumbuco e os passeios de jangada.

Se tiver tempo, rume ao Norte até ao, bem mantido, Parque Natural de Jericoacoara

redes na praia de jericoacoara

Feira Beira Mar

É um colorido mercado a céu aberto, em frente à praia. Possui muitas barracas que vendem vestuário local, artesanato, frutas, recordações, cachaça e muito mais. Abre às 17 horas.

Resolvida a parte burocrática e passadas as longas horas de viagem, chega o momento pelo qual tanto esperou: desfrutar do sol, das praias, das caipirinhas e da água de coco.

varias namoradeiras e outro artesanato

Centro de Arte e Cultura Dragão do Mar

Inaugurado em abril de 1999, tem quase 30.000m quadrados de área. Há espaços como o Memorial da Cultura Cearense, o Museu de Arte Contemporânea do Ceará, a Biblioteca Pública Menezes Pimentel, uma moderna sala de teatro, duas salas de cinema, o Planetário Rubens de Azevedo e o Teatro Sérgio Mota, auditório e várias salas de aulas.

Vais gostar também de ler: É seguro viajar para o Brasil?

Bons passeios na companhia da Iati Seguros!

 

Autor: Onde andam os Duarte

Conteúdo Relacionado