Não é segredo que na IATI Seguros somos apaixonados pelas Filipinas. Adoramos as suas praias, as suas palmeiras, as suas paisagens marinhas, a amabilidade do seu povo e sobretudo as possibilidades infinitas que as suas 7107 ilhas oferecem aos viajantes que se atrevem a sair dos roteiros de viagem pelas Filipinas mais conhecidos.

O arquipélago mais bonito do Sudoeste Asiático oferece centenas de atividades, no entanto, os transportes de conexão entre as ilhas não são fáceis e às vezes é difícil decidir o percurso a fazer. Por todos estes motivos, vamos tentar ajudar-te a aproveitar ao máximo essa viagem de 15 dias pelas Filipinas que queres fazer. Faz as malas, não te esqueças dos óculos de mergulho nem de contratar um seguro de viagem, e prepara-te para 15 dias fantásticos num dos países mais belos do mundo.

Conselhos para organizar um roteiro de viagem pelas Filipinas de 15 dias

Roteiro viagem Filipinas - img1

Antes de começares a planear o teu roteiro de viagem pelas Filipinas, queremos dar-te alguns conselhos e falar-te de algumas particularidades a ter em conta. Antes de mais, deves saber que 15 dias passam a voar neste país.

As infraestruturas turísticas nas Filipinas não estão totalmente desenvolvidas, o que significa que o transporte entre dois destinos implica quase sempre um dia completo de viagem. É normal que tenhas de apanhar vários meios de transporte no mesmo dia: barco, ferri, táxi, jeep, trycicle… Aconselhamos a que sejas coerente e não tentes ver todos os lugares de uma só vez, para não teres a sensação de ter passado as férias a viajar de um lado para o outro.

Além disso, pensa que em 15 dias não poderás sair demasiado do roteiro mais habitual dos viajantes, e aqui te iremos indicar alguns lugares aos quais é mais fácil chegar. Por esse motivo, se queres conhecer os recantos menos conhecidos do país, recomendamos que planeies umas férias nas Filipinas de, pelo menos, 30 dias.

Este itinerário de viagem do qual te vamos falar é apenas uma orientação, já que nas Filipinas anoitece por volta das 18h00 e os voos, dependendo dos destinos, não são muito frequentes. Com isto queremos dizer que, no momento de fazer os cálculos, não tenhas em conta apenas os dias, mas também os horários dos barcos, voos e autocarros. Esta informação costuma ser um pouco difícil de encontrar, pois as páginas das companhias de autocarros ou barcos não costumam estar muito atualizadas, mas podes sempre encontrar essa informação em blogues ou fóruns de viajantes.

Por outro lado, deves ter em conta também o horário de chegada e partida do voo internacional para as Filipinas. Os 15 dias dos quais falamos aqui são dias completos, sem considerar esses 2 dias que perderás na entrada e saída do país desde a Europa.

Também deves ter em conta a temporada na qual viajas, na altura de desenhar o teu roteiro de viagem de 15 dias pelas Filipinas. Se visitares o país na temporada das monções (aproximadamente entre julho e dezembro na maior parte do país, podendo depender da região), deves considerar que em algumas ocasiões as deslocações ficam ainda mais complicadas. Há cancelamentos nos ferris, o mau tempo no mar impossibilita algumas excursões e as estradas secundárias transformam-se em lamaçais. As chuvas também poderão impedir que desfrutes a 100% de uma viagem na qual a natureza é a protagonista. No entanto, o lado positivo é que haverá menos gente e os preços serão um pouco mais baratos que os de temporada alta, sobretudo no caso dos voos entre ilhas.

Por outro lado, se fores em épocas como o Natal, as férias da Páscoa ou o Ano Novo Chinês, deves reservar com bastante antecedência os alojamentos e hotéis, já que nestas alturas as melhores opções acabam rapidamente e os preços sobre até às nuvens.

Não te podes esquecer também das vacinas! Cerca de um mês antes da viagem deves fazer uma Consulta do Viajante para que te digam quais são as vacinas obrigatórias e recomendadas para os países do Sudeste Asiático e tas apliquem no caso de ser necessário. Este é um passo muito importante e não deve ser deixado de fora!

Depois de todos estes conselhos, continua connosco e descobre o roteiro de viagem de 15 dias pelas Filipinas que te aconselhamos.

Roteiro viagem Filipinas - img2

Dia 1: Chegada a Manila e voo para Puerto Princesa

É provável que chegues bastante cansado para começar logo a tua viagem pelas Filipinas, mas recomendamos um último esforço e fazer uma viagem mais até terras “palawenhas”. Puerto Princesa é a porta de entrada a Palawan, que foi considerada por várias publicações internacionais como uma das ilhas mais bonitas do mundo.

Se bem que não podemos dizer que seja uma cidade muito bonita, podes sempre dar uma volta pelo centro e conhecer alguns dos edifícios históricos que conserva, dar um passeio pelo Puerto Princesa Baywalk ou, se tiveres mais tempo disponível, sair e conhecer algumas das atrações mais próximas à cidade. Por exemplo, a Praia de Nagtabon não é muito conhecida e, na nossa opinião, é uma das mais bonitas da zona. Para chegares vais precisar de alugar uma moto, mas o esforço vale bem a pena.

Durante os últimos meses têm sido avistados tubarões baleia perto da costa de Puerto Princesa. Ao contrário da aberração que acontece em Oslob, onde são alimentados, o seu ciclo migratório é alterado e sofrem maus-tratos, em Puerto Princesa poderás vê-los entre Abril e Outubro. Poderás também nadar com eles, graças a empresas que organizam excursões mas, por favor, sê um viajante responsável e segue sempre as indicações, nunca lhes toques nem uses cremes que os possam afetar. Descobre neste artigo os melhores locais para nadar com tubarões baleia nas Filipinas.

Dias 2 e 3: Port Barton

Levanta-te bem cedo para chegar a esta pequena aldeia que começou a ser conhecida como ponto turístico há apenas alguns anos. Em Port Barton só há eletricidade durante a tarde, as estradas não estão asfaltadas e não há bares na praia com música eletrónica. Para muitos viajantes, este recanto é um dos pontos altos do seu roteiro de viagem pelas Filipinas pela sua simplicidade. Os dias passam rápido em Port Barton, por isso recomendamos-te que fiques pelo menos 2 dias completos por aqui: um para fazer uma excursão de barco (Island hopping) e outro para o dedicar a visitar a aldeia e os seus arredores.

Roteiro viagem Filipinas - img3

Dias 4, 5 e 6: El Nido

Temos quase 100% a certeza de que decidiste ir às Filipinas depois de veres uma das fotos de El Nido. O arquipélago de Bacuit é realmente fotogénico e passar vários dias a saltar de ilha em ilha, cada uma mais paradisíaca que a anterior, é uma das atividades obrigatórias da viagem. O nosso conselho na hora de preparar este roteiro pelas Filipinas em 15 dias é que dediques o dia em que aqui chegares a percorrer os arredores de El Nido em moto. Visita as praias de Nacpan, Las Cabañas ou Duli Beach.

Os dias 5 e 6 deves dedica-los a fazer excursões nos tradicionais bangkas. Os percursos mais conhecidos são os do tour A e C.

Roteiro viagem Filipinas - img4

Dias 7, 8 e 9: Bohol e arredores

No dia 7 podes apanhar um avião direto a Cebú desde El Nido ou poupar algum dinheiro e voar desde Puerto Princesa até Cebú, ou diretamente até ao aeroporto de Tagbilaran. Não importa qual das opções escolhas, porque demorarás um dia para chegar ao destino, visto não existirem ligações diretas até à ilha de Bohol desde El Nido. A nossa recomendação é que, assim que chegares, te dirijas diretamente à ilha de Panglao, que está ligada a Bohol por uma ponte.

Depois de um breve descanso, os dois dias seguintes deverão ser dedicados a conhecer o interior de Bohol (as colinas de chocolate, o centro de conservação do tarsier de Corella, o rio Loboc,..), as praias de Panglao (Dumaluan é a nossa favorita) e a fazer mergulho ou snorkel na vizinha ilha de Balicasag, onde vivem tranquilamente centenas de tartarugas numa reserva marítima.

Roteiro viagem Filipinas - img5

Dias 10 e 11: Siquijor

Uma vez mais vais ter de madrugar para chegar desde o porto de Tagbilaran até Siquijor, uma das ilhas mais místicas do teu roteiro de 15 dias pelas Filipinas. Logo depois de chegares aluga uma moto que servirá para te deslocares sem dificuldades. As estradas são boas e não há muito trânsito, portanto poderás desfrutar do passeio.

Ainda que as atrações de Siquijor não sejam impressionantes, a combinação de praias, cascatas, história e os pores-do-sol espetaculares acabam sempre por convencer os viajantes a visitar a “ilha enfeitiçada”.

Dias 12, 13 e 14: Malapascua ou Bantayan

Propomos que acabes a tua viagem com chave de ouro em alguma das ilhas mais tranquilas de Visayas. Tanto em Malapascua como em Bantayan poderás desfrutar do ritmo tranquilo das Filipinas e de algumas das suas melhores praias. Se ainda tens forças para mergulhar, escolhe Malapascua, conhecida porque nas suas águas vivem tubarões-raposa (zorro-de-olhos-grandes).

Considera que vais precisar do dia 12 completo para viajar. O trajeto de Siquijor até Malapascua ou Bantayan demorará o dia todo. É provável que tenhas de apanhar um barco até Dumaguete, outro até Santander (Cebú), alguns autocarros e mais um barco até à ilha correspondente.

Dia 15: Manila

No dia 15 deverás viajar desde a ilha que escolheste até à capital das Filipinas. Podes dedicar a última parte deste roteiro de viagem pelas Filipinas em 15 dias a descobrir a parte histórica da cidade. A parte intramuros e os arredores dar-te-ão essa dose de história do país que deves conhecer. Aconselhamos que visites a Casa Manila, uma reprodução de como eram as casas coloniais espanholas nas Filipinas, o Forte Santiago e a Igreja de São Agostinho. A apenas alguns metros da muralha está o Parque Rizal, onde encontrarás uma estátua em honra do herói filipino idêntica à que poderás encontrar na Avenida Islas Filipinas em Madrid. A história das Filipinas e de Espanha estão entrelaçadas, por isso aconselhamos a que dediques algumas horas a conhecer este lado do mundo.

Roteiro viagem Filipinas - img6

Esperamos que este plano para um roteiro de viagem de 15 dias pelas Filipinas te tenha servido para te orientares dentro do caos de tantas ilhas maravilhosas para visitar. Recorda que viajar seguro é uma das chaves para que a tua viagem saia como previsto. Contrata uma boa apólice de seguro de viagens com a IATI e viaja tranquilo.

Não sabes o que colocar na mala para uma viagem longa? Aqui ficam alguns artigos que te poderão ajudar:

 

Artigo traduzido por Susana Almeida

Conteúdo Relacionado