Para além de todos os acessórios, roupa e documentos que normalmente levas para as tuas férias ou viagens de curta ou média duração, existem indispensáveis a considerar ao preparar uma viagem de longa duração. Como queremos que tenhas uma experiência inesquecível, quer seja pela Ásia, América Central ou outro qualquer destino, vamos dar-te o máximo de dicas possíveis que te facilitarão a preparação, sem esquecer, como é óbvio, que um bom seguro de viagens está entre estas dicas!.

malas roubadas cobertura seguro

Essenciais a não esquecer para uma viagem de grande duração

Seguro

Esta é a mais óbvia, certo? Se tens ideia de fazer mergulho na Tailândia, um Safari africano ou escalar pela Colômbia, temos o seguro ideal para ti. Não és grande fã de desportos? Não há problema, temos um seguro que se encaixa na perfeição também. Lembra-te que por motivos de saúde, problemas com atrasos de voos ou bagagem, qualquer um de nós pode precisar de um seguro. Escolhe o teu!

Garrafa e talheres reutilizáveis

Se não queres deixar plástico por cada país visitado e ainda precisas de poupar dinheiro, a garrafa vai ser a tua melhor amiga. Se a prenderes à mochila, nem dás por ela e evitas desidratações, em muitos lugares existem estações de abastecimento gratuito e em outros por um valor simbólico enches a tua garrafa. Os talheres vão ser ótimos aliados na visita aos mercados, seja para fruta ou um almoço rápido no autocarro enquanto mudas de cidade.

Sapatos confortáveis e leves

sapatos comodos para levar na mochila em viagem

A não ser que tenhas planeada uma viagem muito específica (escalada ou neve, por exemplo), é sempre bom trazer um par de sapatilhas leves para caminhar longas distâncias sem dores. Se forem leves e moldáveis melhor, podes utilizá-las para explorar grutas, cascatas ou mesmo mergulhar em países como a Croácia onde as pedras substituem a areia.

Saco cama de pano

Principalmente se viajas pelo Sudoeste Asiático ou por países quentes, esta opção é leve e vai-te permitir ter sempre uma alternativa para dormires descansado. Uma sexta num autocarro entre cidades ou num sofá que alguém cedeu, o teu próprio saco cama vai te safar umas quantas vezes. Para viagens noturnas de autocarro ou comboio, é uma ótima dica para manter a tua carteira perto de ti dentro do saco) e descansares sem preocupações.

Casaco de chuva

Tal como o saco cama de pano, estes casacos são fáceis de dobrar, ocupam pouco espaço e podem-te safar de uma constipação desagradável. Ao viajar em período de chuva, uma proteção para a mochila pode salvar o dia também!

Bolsa de cintura

bolsa de cintura para viagens

Ainda que tenhas sempre uma mochila de costas, recomendamos uma mais pequena para os documentos e objectos mais importantes. Muitas delas podem ser utilizadas por dentro da camisola e estão protegidas e sempre debaixo de olho.

Lenço

Dos dois tipos: um pequeno que dê para proteger do sol ou ter à mão se preciso e um grande que vai servir de toalha de praia e para cobrir ombros ou joelhos se visitares algum monumento religioso que assim o exija. Super leve e prático!

Sacos ou mochila de pano

Para além da mochila principal com a roupa e acessórios, é sempre recomendado ter um saco extra: para os mercados, para alguma caminhada ou qualquer outra situação inesperada.

Lanterna

É verdade que nos habituamos aos telemóveis mas a bateria pode ser traiçoeira e, se pretendes ir ver o pôr-do-sol a um lugar alto e com vista panorâmica (normalmente uma montanha) a descida sem luz pode ser um desafio perigoso.  Pode ser pequena e não precisa de ser o último modelo, mas convém estar preparado.

Repelente de insectos

mulher a meter spray repelente de insetos nos braçosPara viagens a destinos tropicais, este vai ser um indispensável! Recomendamos sempre o uso de um natural que tem menos contra-indicações.

Carvão Activado

Não somos médicos nem farmacêuticos e a reação de cada um pode ser diferente, aconselhamos uma ida à consulta do viajantes antes da partida! No entanto, o carvão ativado é um produto natural que pode ajudar em caso de indisposição na limpeza e purificação do estômago.

Cordas, aloquete e elásticos

Parece aleatório mas pode sempre dar jeito, principalmente se vais estar meses fora. As cordas podem ajudar a organizar objetos grandes na mochila (tal como os elásticos), amarrar outros por fora e até estender uma roupa de emergência; o aloquete pode ser uma forma de evitar preocupações ao deixar a mochila no alojamento enquanto exploramos o local.

Adaptador internacional

passaporte, documentos e adaptardor de corrente internacionalSeja para carregar o telemóvel, as máquinas ou o power bank, lembra-te que nem todos os países têm o mesmo tipo de tomadas. Previne situações em que fiques incontactável por não ter como carregar as baterias, opta por um adaptador que tenha várias entradas.

 

Esperemos que estas dicas te deixem mais preparado para esta grande aventura! E lembra-te, prevenir situações de risco ou pressão vai-te ajudar a aproveitar melhor a tua viagem, a começar pelo seguro!

Autora: Janete, Flearound

Conteúdo Relacionado