28th Novembro 2018 Dicas e Conselhos de Viagem Deixe um comentário

O copo menstrual não é uma invenção nova. Sem ir mais longe, apareceu pela primeira vez na década de 30, embora muitas mulheres só tenham sabido da sua existência nos últimos anos. A maioria das pessoas que o utilizaram, já não usa pensos higiénicos ou tampões, porque os benefícios são muitos.

Não são apenas uma opção muito mais ecológica e higiénica, como também mais económica. Além disso, as viajantes inveteradas descobriram, finalmente, um método que as ajuda a não terem de se preocupar com a necessidade de procurar produtos que, em muitos casos, são difíceis de encontrar ou que precisam de ser carregados para todo o lado. Hoje na IATI Seguros, o teu seguro de viagem online, queremos contar-te como é viajar com o copo menstrual: o que é, quais são os benefícios, como usar e onde comprar.

Continua a ler e descobre tudo sobre o copo menstrual e como viajar com ele.

Toda a informação para viajar com copo menstrual

como usar copo mesntrual em viagem

O que é o copo menstrual?

É um recipiente feito de silicone para uso médico ou de um material chamado elastómero termoplástico, que é inserido na vagina para recolher o fluxo menstrual. A base tem pequenas saliências que fazem com que se adira às paredes da vagina e não se mova.

Dado o material de que é feito, o copo menstrual é 100% reutilizável, podendo ser utilizado entre 5 e 10 anos. Sempre que o esvaziares limpa-o com água e sabão. Quando o ciclo terminar, deve ser esterilizado, mas sobre esses detalhes falaremos mais para a frente.

Quais são os benefícios do copo menstrual?

O uso do copo menstrual aumentou nos últimos anos graças aos benefícios do seu uso. Assim sendo, podemos dizer que usar o copo menstrual regularmente proporciona os seguintes benefícios:

  • O copo menstrual é ecológico. Como só precisas de o comprar a cada 5 ou 10 anos, paras de usar pensos higiénicos e tampões. Não é apenas o consumo destes materiais que é reduzido, mas o número de resíduos também se reduz. Estima-se que quase 95 triliões de tampões e pensos higiénicos sejam deitados fora em todo o planeta a cada ano e este tipo de resíduos demora mais de 500 anos para se decompor. Sem dúvida, usar o copo menstrual é a alternativa mais coerente com o meio ambiente.
  • O copo menstrual é higiénico. São 100% hipoalergénicos e não contêm substâncias químicas que te possam afetar. Ao contrário dos tampões, não introduzes produtos químicos ou branqueadores no teu corpo que te possam fazer mal ou provocar o conhecido choque tóxico. Ao recolher o fluxo menstrual, previne infeções e fungos, uma vez que favorece a proteção natural que a flora vaginal produz.
  • Usar e viajar com o copo menstrual é muito mais barato do que utilizar a outros produtos para a menstruação. Toma conta: um copo menstrual custa entre 15€ e 20€ e poderás utilizá-lo por um período entre 5 e 10 anos. Imagina o dinheiro que poupas ao não comprar tantos pensos higiénicos e tampões!
  • Usar o copo menstrual é prático e confortável. Pode fazer absolutamente tudo o que quiseres sem teres de te preocupar ou pensares que o estás a usar. Dependendo da quantidade do teu fluxo, podes usá-lo até 12 horas sem problemas. Além disso, não gera nenhum tipo de cheiro.

lavar copo menstrual em viagem

Por outro lado, devemos também considerar os benefícios de viajar com o copo menstrual:

  • Se fores viajar por um período longo de tempo, não terás que ir carregada de tampões ou pensos higiénicos. O copo é feito de um material resistente e muito leve. Há até alguns modelos de copos menstruais compactos que não ocupam quase nada.
  • Em muitos países (por exemplo, nas Filipinas ou em Cuba) é bastante difícil encontrar tampões, ou se os encontras o seu preço é exorbitante porque as mulheres não costumam usá-los. Se viajares com um copo menstrual não terás de perder tempo e dinheiro a comprar tampões.
  • Dado que podes viajar com o copo menstrual posto durante períodos de tempo logos, se estiveres a meio de uma viagem de autocarro e as condições das casas-de-banho não forem muito favoráveis, não precisarás de ser tão cuidadosa.

Como se usa o copo menstrual?

Quando o período começar, deves introduzir o copo menstrual na vagina. De certeza que ainda te lembras de todas as dúvidas que tiveste ao utilizar o teu primeiro penso higiénico ou tampão… Com o copo menstrual vai acontecer o mesmo e de certeza que precisarás de alguma prática para que tudo corra bem.

A primeira coisa que tens de fazer é ferver o copo menstrual antes de o usares. Se estiveres em casa, podes fazê-lo numa panela com água quente durante uns 5 minutos.

Embora existam diferentes maneiras de o dobrar, a forma mais comum é a que mostramos na imagem a seguir. Depois o dobrares desta forma, deves introduzi-lo na vagina (com as mãos limpas) como se fosse um tampão. Depois, puxa um pouco pela haste para te certificares de que está devidamente pegado às paredes da vagina e faz vácuo.

como dobrar copo menstrual

Quando precisares de o esvaziar, basta puxar a haste suavemente e esvaziá-lo. Depois podes lavá-lo com água e sabão ou apenas água e coloca-lo outra vez. Fácil! O número de vezes que vais precisar de esvaziar ao longo do dia vai depender da quantidade de fluxo. O tempo normal de utilização varia entre 4 e 12 horas.

No caso de não teres água disponível (embora seja aconselhável levar sempre uma pequena garrafa), podes limpá-lo com papel higiénico e colocá-lo outra vez.

Não recomendamos a utilização de sabonetes fortes ou com cheiro, um sabão para uso íntimo e com pH neutro é a melhor opção.

Assim que a tua menstruação terminar, tens de esterilizar o copo menstrual outra vez. Depois guarda-o num saquinho de pano ou dentro do recipiente onde vinha quando o compraste.

Como viajar com o copo menstrual?

Talvez te perguntes como podes limpar o copo menstrual enquanto viajas. Embora o seu uso diário e limpeza se pareçam com o que mencionamos acima, é normal que tenhas dúvidas sobre como esterilizá-lo. Não é estranho que te pareça inapropriado ferver o copo menstrual numa cozinha que não é a tua. No entanto, não te preocupes, existem soluções. Por exemplo, estas duas:

  • Compra um esterilizador. Este é um pequeno recipiente que pode ser compactado e que serve para esterilizar o copo em lugares onde houver micro-ondas. Então, basta inserir o copo, deitar um pouco de água e colocar no micro-ondas durante 3 minutos.
  • Use pastilhas esterilizantes. Só precisas de colocar o copo num recipiente (que pode ser o esterilizador que falamos antes) e deitar uma pastilha de esterilização.

No entanto, se não encontrares forma de o esterilizar, não te preocupes. Não vai acontecer nada se não o fizeres durante um ou dois ciclos. A chave é ter uma boa higiene, limpá-lo com um sabão de pH neutro e mantê-lo protegido.

Por outro lado, existem também copos menstruais que se dobram de forma a alcançar o tamanho de uma moeda. Por exemplo, o Lily Compact é um bom exemplo de como viajar com um copo menstrual.

usar copo menstrual durante uma viagem

Onde comprar o copo menstrual?

Se estás a pensar em comprar o copo menstrual para a tua próxima viagem, não te preocupes, hoje em dia podes encontra-lo em praticamente todas as farmácias. Também os poderás encontrar em ervanários e lojas orgânicas, bem como em páginas web dedicadas exclusivamente ao copo menstrual, ou até na própria Amazon.

Tem em mente que existem diferentes tamanhos de copas menstruais, que geralmente são diferenciados de acordo com o fato de teres tido filhos ou não. Procura o que mais se adapte ao que precisas.

Também podes comprar os esterilizadores e as pastilhas esterilizantes que te falamos pela internet.

Ficaste com alguma dúvida sobre como viajar com o copo menstrual? Temos todo o prazer de receber as tuas perguntas. Por outro lado, lembra-te de que é essencial viajar em segurança com uma boa apólice de viagens. Dá uma olhadela nas apólices de seguro de viagem da IATI e viaje tranquila.