A Indonésia é um paraíso imperdível para os amantes de mergulho. Geograficamente estas ilhas situam-se naquele que é conhecido como o triângulo de coral, a região que abriga a maior variedade de espécies marinhas do mundo. Além disso os preços para esta prática são também bastante apetecíveis. A Indonésia é mesmo considerada como o lugar mais barato para obter a certificação PADI, que depois te dará maior autonomia para explorar a vida subaquática.

Neste artigo apresentamos-te os melhores locais da Indonésia para fazer mergulho. Mas antes, não te esqueças de contratar um seguro de saúde internacional para desfrutares da vida marinha com a máxima segurança.

peixes e corais que podes ver nos mergulhos na indonesia

Os melhores locais para mergulhar na Indonésia

A Indonésia está já bem preparada a nível de escolas de mergulho e de instrutores profissionais, quer para iniciantes como para experts.

Caso esta seja a tua primeira vez terás de assistir a uma curta aula onde te serão apresentados os princípios básicos para a prática de mergulho. De seguida farás o batismo de mergulho em piscina e só depois estarás habilitado para ir para o mar. O preço para o batismo e primeiro mergulho no mar ronda em torno de 1 000 000 IDR. Se pretendes obter o certificado PADI existem já vários pacotes de cursos com aulas teóricas e práticas, tanto em piscina como no mar. Estes cursos têm, em média, uma duração de 3 dias com cerca de 4 a 5 mergulhos no mar a diferentes profundidades, desde os 10 aos 30 metros.

Os cursos custam cerca de 5 000 000 IDR. Se, por outro lado, já tiveres o certificado poderás fazer diretamente mergulho no mar quantas vezes quiseres. Cada diving custará cerca de 500 000 IDR.

Amed, Bali

panoramica da praia azure na ilha de amed

Na ilha de Bali, Amed é, sem dúvida, o melhor lugar para a prática de mergulho. A praia de Jemeluk é o spot principal já que aqui se encontram centenas de corais e peixes tropicais e moluscos como os tridacnas, nudibrânquios e até mesmo o peixe leão.

Mas não é só vida marinha que poderás encontrar por aqui. Ainda na praia de Jemeluk existe um templo submerso cercado de corais e numerosos cardumes. Nas proximidades existem também dois barcos naufragados da Segunda Guerra Mundial que atraem a atenção dos turistas, o USS Liberty e o Japanese Shipwreck.

A melhor escola de mergulho em Amed é a Adventure Divers Bali.

Ilhas Gili

praia de gili meno com barco atracado na areia

As ilhas Gili são também um paraíso para os amantes de mergulho já que é aqui que fica o famoso turtle point que, por recolher certas condições naturais, alberga dezenas de tartarugas marinhas. Poderás ver desde tartarugas-de-pente, de couro, amarelas e verdes. Além disso a posição geográfica destas ilhas é ótima para a prática de mergulho já que a corrente é praticamente inexistente e por isso a visibilidade é excelente.

A zona tem também paredes de corais onde podes até conseguir ver alguns tubarões de pequeno porte.

A Blue Marlin Dive e a DSM Dive são algumas das escolas mais famosas em Gili Trawangan.

Nusa Penida

praia de nusa penida na indonesia

Nusa Penida é uma pequena ilha perto de Bali também muito aconselhada para a prática de mergulho. Especialmente porque é aqui que se localiza o chamado manta point cleaning station. São locais típicos do oceano onde pequenos peixes e parasitas se reúnem e se alimentam da pele morta de mantas e tubarões, sendo, portanto, regiões onde podemos ver estes seres vivos em abundância. Num único mergulho poderás ver dezenas de mantas sendo que estas pode chegar até aos 5 metros de comprimento. Já entre Maio e Outubro é também possível avistar o gigante peixe-lua.

Octopus Dive, Blue Corner Dive e Nusa Penida Watersport são algumas das escolas presentes nesta ilha.

Flores

panoramica aerea da ilha de kelor

A ilha das Flores, bem perto da ilha de Komodo, faz também parte dos melhores lugares para fazer mergulho na Indonésia.

Aqui a corrente é mais forte, o que traz os nutrientes necessários para alimentar as mais de 1000 espécies de peixes presentes no Parque Nacional de Komodo. Por este motivo, todos os peixes, mantas e tubarões que encontrarás aqui serão de maiores dimensões face às outras zonas. Aqui poderás encontrar mantas, cavalos marinhos, golfinhos, tubarões e até o polvo-de-anéis-azuis.

A biodiversidade aqui é imensa, já foram catalogadas cerca de 3200 espécies de peixes e 600 espécies de corais. E ainda hoje se continuam a encontrar novas espécies.

Algumas escolas de mergulho na ilha das Flores incluem a Divine Diving e a Dive Komodo.

Raja Ampat

vista aérea das ilhas de raja ampat na indonesia

Raja Ampat tem, oficialmente, o ambiente marinho mais rico e variado de todo o mundo já que fica exatamente no centro do triângulo de coral. Aqui existem cerca de 1 500 espécies de peixes, 500 tipos de corais e mais de 700 espécies de moluscos.

Mas Raja Ampat não é para todos. Pouco importa se tens muita ou pouca experiência em mergulho já que aqui, o que realmente importa, é ter dinheiro. Esta ilha fica a noroeste da Nova Guiné e faz já parte da província da Papua Ocidental. Por este motivo, fica extremamente caro voar até lá. As facilidades da ilha não são comparáveis às restantes o que também torna tudo relativamente mais caro. Porém, se for para a tua carteira, certamente terás uma das melhores experiências subaquáticas da tua vida.

Outros artigos interessantes sobre a Indonésia:

Autora: Patrícia Carvalho

Conteúdo Relacionado