Se já lês o nosso blog há muito tempo, sabes que somos apaixonados pelos Estados Unidos e principalmente por esta cidade com que milhares de viajantes também sonham. Agora que as fronteiras já estão oficialmente abertas e que já podemos entrar nos EUA, decidimos compilar as melhores dicas para quem vai viajar pela primeira vez a Nova York.

Se não for este o teu caso, mas queres aproveitar ainda mais a tua segunda viagem, certamente encontrarás algum truque extra que te pode ser útil. Fica connosco!

Continua a ler e descobre as melhores dicas para viajar para Nova York pela primeira vez.

Contents

1. Certificares-te que tens toda a tua documentação em ordem, não esquecendo o ESTA!

Na verdade, reunir a documentação necessária é algo que temos de fazer em qualquer viagem. No entanto, no caso de Nova Iorque, há um documento que por vezes é esquecido e que é de extrema importância para entrar no país: o ESTAElectronic System for Travel Authorization é uma licença electrónica que pode ser solicitada online e é muito fácil de pedir. Custa 14 dólares e uma das dicas mais importantes para viajar para Nova Iorque é solicitá-lo através desta ligação, que é a oficial. Tem cuidado porque há muitos sites que te vão tentar cobrar quantias astronómicas pela mesma coisa.

Nestes tempos causados pela pandemia, terás de ter em conta que deves levar contigo outros documentos. Sabe todas as informações mais recentes sobre os mesmos no nosso artigo Documentos e requisitos para viajar para os EUA.

Outras dicas interessantes relativas aos documentos que necessitas são, certificares-te de que o teu passaporte está válido e importares uma cópia do mesmo para uma cloud no caso de alguma coisa acontecer. Leva também impresso o máximo de documentação possível (incluindo provas de reservas de hotel e do teu voo de regresso), uma vez que as autoridades de imigração podem solicitar-te esses documentos no aeroporto à chegada.

2. Fazer o melhor seguro de viagem.

Um conselho que já deves saber, mas que é sempre importante referir devido à sua enorme importância, é o de viajar protegido pelo melhor seguro de viagem para Nova Iorque. O próprio Ministério dos Negócios Estrangeiros e o governo dos EUA já frisaram a importância de viajar com um seguro de viagem, afirmando ser um dos documentos essenciais para viajar para os Estados Unidos. O IATI Estrela é a melhor apólice para este destino graças à sua cobertura médica muito elevada. Os Estados Unidos são um dos países mais caros do mundo em termos de cuidados de saúde, e um simples deslize poderia custar-te milhares de euros, que poderia facilmente arruinar a tua viagem. Com o teu seguro, terás acesso aos melhores médicos.

Mas não são só cuidados de saúde que são abrangidos ao contratares o IATI Estrela, também estarás coberto em casos como roubo, problemas com a tua bagagem, incidentes de transporte e até mesmo ser necessitares de ser repatriado.

Não arrisques em Nova Iorque. Viaja com a paz de espírito que mereces e obtém já o teu seguro de viagem:

melhores seguros de viagem são na IATI

3. Reservar um hotel bem localizado e reservar com antecedência para evitares pagar um preço que não é justo.

Avisamos já: dormir em Nova Iorque não é barato. Os preços para uma semana de estadia num quarto duplo num hotel que não esteja no coração de Manhattan raramente são inferiores a 1.000 euros. Tendo em conta isso, é possível poupar de 2 formas:

  • Procurar alojamento com bastante antecedência (com pelo menos 3 ou 4 meses de antecedência).
  • Ficar fora de Manhattan. Brooklyn ou Queens não são más alternativas, desde que te certifiques de que o hotel tem uma estação de metro nas proximidades. Mesmo assim, podes esperar um trajecto de 30-40 minutos até ao ‘centro da cidade’.

Outra dica para viajar para Nova Iorque pela primeira vez e não te assustares quando estiveres à procura de alojamento é olhar atentamente para as “letras pequenas” nos motores de busca. Muitos preços de hotel não incluem o imposto de 14,75% e o imposto de 3,5 dólares por noite da cidade.

É também importante ler opiniões de outros viajantes. Com os preços do alojamento em Nova Iorque tão elevados, é natural tentemos encontrar algo barato, mas às vezes compensa gastar um pouco mais do esperado e evitar ficar em bairros mais duvidosos que estão espalhados pela cidade.

4. A melhor dica para viajar para Nova Iorque: não passes pouco tempo em Nova Iorque!

Parece básico e, por muito que o digamos, muitos viajantes acabam por gastar apenas 3 ou 4 dias e acabam a lamentarem-se por não terem ficado mais tempo. É verdade que pouco é melhor do que nada, mas o melhor conselho de viagem de Nova Iorque que te podemos dar é, que passes o máximo de tempo possível, pelo menos 5 dias, mas se puder ser uma semana, vai agradecer-nos depois.

Não se trata apenas da Ponte de Brooklyn, da Estátua da Liberdade ou da Times Square, Nova Iorque é apreciada andando pelos seus bairros e absorvendo a vida que a torna única para além de Midtown e do resto de Manhattan.

Se não é a tua primeira vez em Nova Iorque, podes sempre fazer uma viagem a Boston ou Washington. Na verdade, é melhor ficar uma viagem longa do que curta.

brooklyn bridge durante o por do sol

5. Escolher a melhor altura para visitar Nova Iorque, um conselho essencial.

Outra dica para viajar para Nova Iorque é escolher uma boa época do ano. E temos a certeza de que te perguntas: qual é a melhor altura do ano para visitar Nova Iorque? Bem, na realidade, não há uma resposta certa; cada estação tem as suas vantagens e desvantagens. Em termos gerais:

  • Inverno: está bastante frio e há poucas horas de sol, mas (fora de datas especiais) o alojamento é mais barato e há menos turistas. Nova Iorque no Natal é simplesmente mágico.
  • Primavera: temperaturas mais agradáveis, mais horas de sol, mas também mais hipóteses de chuva.
  • Verão: muito sol e muitas oportunidades para actividades ao ar livre. Há muito mais turistas e, se uma onda de calor vier, pode ser sufocante. Os hotéis são mais caros.
  • Outono: as árvores do Central Park (e muitos outros parques da cidade) ficam com cores espectaculares e os preços  começam a cair também. No entanto, à medida que se aproxima meados de Outubro, pode ficar mais frio e chuvoso.

Se nos permites dar uma dica para viajar para Nova Iorque é não apostar demasiado no tempo, para nós os meses de Maio-Junho e Setembro-Outubro são tempos perfeitos.

Ainda em relação a isto, é muito importante que estejas bem preparado, com roupa apropriada. É particularmente importante que estejas bem equipado com roupas quentes no Inverno, quando as temperaturas abaixo de zero não são incomuns. Em qualquer altura do ano, privilegia os sapatos confortáveis porque vais ter muito que andar.

6. Comparar os diferentes cartões ou passes turísticos.

É provável que, se esta for a tua primeira viagem, queiras visitar as principais atracções, por isso vale a pena fazeres as contas  para ver se vale a pena comprares um dos passes turísticos com antecedência. Alguns são mais interessantes do que outros, dependendo do número de dias de estadia ou do que se quer ver. Os mais populares são o New York Pass, o New York Sightseeing Pass e o Explorer Pass.

7. Compra um Metrocard e poupa no transporte em Nova Iorque.

Uma vez que os táxis em Nova Iorque não são nada baratos, a melhor maneira de andares pela cidade é através do seu lendário metro. Uma boa dica para viajar para Nova Iorque e poupares dinheiro é obteres o cartão Unlimited Ride Metrocard. Este é um cartão que te dá viagens ilimitadas no metro e no autocarro durante 7 ou 30 dias, custando $33 e $121 respectivamente. Podem ser adquiridos nas máquinas de venda automática.

pessoas à espera do metro em nova iorque

8. Planeia um pouco a tua rota, uma das melhores dicas para viajar para Nova Iorque.

Há muito a fazer em Nova Iorque, por isso vale a pena sentares-te durante algumas horas para planeares o teu itinerário e concentrares as tuas visitas por área, evitando tempos de viagem desnecessários. Mesmo assim, não precisas também de ter tudo escrito até ao último pormenor. Grande parte da magia de Nova Iorque passa por descobrir o dia-a-dia dos seus habitantes e levar as coisas com calma, desfrutando das surpresas que encontrarás ao longo do caminho.

9. Aprende como evitar as usuais burlas turísticas.

Como regra geral, os nova-iorquinos são muito hospitaleiros e é raro que tenham um problema. No entanto, há sempre algumas ovelhas negras que tentam tirar partido dos turistas. Outra dica para a tua primeira viagem a Nova Iorque é ficares atento aos golpes habituais:

  • Se planeias ir à Estátua da Liberdade, compra os teus bilhetes no site oficial da Statue City Cruises e esquece os vendedores que encontrarás nas estações de metro próximas.
  • NYC é famosa pelos seus cachorros-quentes das bancas de rua, mas antes de comprares um, pergunta o preço ou vê o que a pessoa antes de ti está a pagar porque não é invulgar olharem para ti como um turista e cobrarem-te muito mais.
  • No metro podem tentar vender-te um Metrocard, dizendo que tem mais créditos do que realmente tem.
  • Tem cuidado na Times Square: pessoas vestidas de celebridades podem ficar um pouco agressivas pedindo gorjetas para uma foto, há alguns músicos que põem um CD na tua mão e gritam por dinheiro, e também encontrarás vendedores de bilhetes a vender bilhetes para espectáculos pelos quais acabarás por ter de pagar mais em bebidas.

times square em nova iorque durante o dia

10. Ficar ciente de que tens de deixar uma gorjeta e que os preços não costumam ter impostos adicionados.

Não estamos habituados a isso e depois há surpresas… É verdade, como nos Estados Unidos, em Nova Iorque é preciso ter em conta que é preciso deixar uma gorjeta para quase qualquer serviço. Ou seja, garçons, guias turísticos e taxistas, entre outros, devem receber uma gorjeta entre 10% e 20% do preço. Na verdade, muitos bilhetes já mostram a quantidade “recomendada”.

Se quiseres evitar gorjetas e poupar no teu orçamento alimentar, aconselhamos-te a ir a restaurantes de comida rápida, onde as gorjetas não são normalmente esperadas.

11. Se quiseres ir a um musical da Broadway, reserva o teu bilhete com antecedência.

Se é um dos viajantes ansiosos por assistir a um espectáculo da Broadway, esta dica para quem viaja pela primeira vez a Nova Iorque é do teu interesse. Os bilhetes para espectáculos da Broadway não são normalmente muito baratos, mas podes encontrar bilhetes mais baratos nas cabines do TKTS em toda a cidade. Esta dica geralmente serve para musicais no próprio dia.

12. Poupar nas comissões bancárias utilizando cartões de viajante ou levando dinheiro.

Os pagamentos com cartão são amplamente utilizados em Nova Iorque, mas tem cuidado! A maioria dos bancos portugueses pode-te cobrar comissões pelo pagamento ou levantamento de dinheiro em outras moedas que não o euro. Se acrescentares a isto as taxas que te são normalmente cobradas por levantar dinheiro nas caixas automáticas, poderás ficar sem dinheiro. Portanto, deves considerar a opção de já levares dólares trocados do teu país (é melhor pedires ao teu banco para ver qual a taxa de câmbio que aplicarão) e/ou obter um cartão de viagem como Revolut, N26, etc.

13. Descarrega o mapa de Nova Iorque no teu telemóvel.

Se não podes viver sem Internet, podes comprar um cartão SIM em Nova Iorque e obter dados ou simplesmente utilizar uma das muitas redes wifi espalhadas pela cidade. No entanto, outra boa dica para viajar para Nova Iorque é descarregares com antecedência um mapa que possas aceder offline. As duas melhores aplicações para isto são Maps.me e Googlemaps. Mapway é também excelente para saberes como andares pelo metro.

pesoa a agarrar um telemóvel que mostra o mapa de nova iorque

14. Verifica que dias os museus são gratuitos, uma dica para viajar para Nova Iorque e poupar dinheiro.

Grande parte do teu orçamento será gasto em entradas, mas também há coisas grátis para fazer em Nova Iorque. Um truque para poupar dinheiro é ver quando os museus estão grátis ou visitares aqueles que pedem “entrada sugerida” ou “paga o que quiseres”. Há muitos, mas aqui estão alguns exemplos:

  • Museu 9/11: gratuito às segundas-feiras das 15:30 às 17:00.
  • MoMa: grátis às sextas-feiras, das 17:30 às 20:00.
  • Guggenheim: sábados, das 16:00 às 18:00.
  • Museu Whitney: sextas-feiras das 19:00 às 22:00.

15. Não te esqueças do adaptador de ficha!

O tipo de fichas nos Estados Unidos é diferente das de Portugal, por isso outra dica para viajar para Nova Iorque, para não teres de enlouquecer à procura de um adaptador, é trazer um de casa. Tem também em mente que a electricidade aqui funciona a 120V, enquanto em Portugal funciona a 220V, pelo que é possível que alguns pequenos artigos eléctricos, tais como secadores de cabelo ou máquinas de barbear, não funcionem.

táxis e carros em rua movimentada de nova iorque, entre edifícios altos

16. Pedir tap water, outra dica para viajar para Nova Iorque sem gastar uma fortuna.

A água da torneira é segura e potável para beber em Nova Iorque, por isso não é invulgar pedir água da torneira em restaurantes. Isto não só te poupará dinheiro, como também utilizarás menos plástico.

17. Leva uma cadeado TSA

Não é raro que a bagagem seja aberta pelas autoridades nos controlos de bagagem à chegada a Nova Iorque. Portanto, se estás a planear fechar a tua mala ou mochila a cadeado, certifica-te de que é um cadeado TSA. Desta forma, poderão abri-la sem ter de o partir.

18. É seguro, mas é melhor evitar certas zonas da cidade.

É seguro viajar para Nova Iorque, mas como em qualquer cidade, deve-se ter cautela em certas áreas ou em certas alturas do dia. Em suma, é melhor evitar:

  • Manhattan: a 96th Street, especialmente à noite. O East Harlem (também chamado “El Barrio”) é considerado perigoso. Não se recomenda andar à noite por Randall´s Island e pelo Central Park após o anoitecer.
  • Brooklyn: East New York e Brownsville devem ser evitadas. Bed-Stuy (Bedford-Stuyvesant), Ocean Hill e Crown Heights também não são recomendados.
  • Bronx: Os bairros de Hunts Points, Morrisania, Melrose e Port Morris.
  • Queens: Sul do Aeroporto de LaGuardia, East Elmhurt e Jackson Heights.

19. Queres dizer olá à Miss Liberty sem pagar um dólar? Toma nota desta dica de viagem a Nova Iorque

Outra boa dica para viajar para Nova Iorque e gastar menos dinheiro é embarcares no Ferry até Staten Island e ver a Estátua da Liberdade. É gratuito! No entanto, se quiseres ver de perto ou mesmo visitar o interior da Estátua, terás de comprar um tipo de bilhete diferente e apanhar um barco diferente.

fotografia com céu azul da estátua da liberdade

20. Volta a ver os teus filmes nova-iorquinos favoritos e começa a desfrutar da tua próxima viagem!

Terminamos a nossa lista de dicas para viajar a Nova Iorque pela primeira vez com um pouco de inspiração de viagem. Nunca fez mal a ninguém começar a saborear a próxima aventura algumas semanas antes de começar, certo? Para o fazeres, convidamos-te a:

  • Se a tua viagem for no verão, prepara-a com artigos como as 10 coisas para fazer em Nova Iorque no Verão enquanto ouves Frank Sinatra em segundo plano.
  • Vê filmes icónicos e séries em que Nova Iorque é o cenário principal e começar a imaginar-te naquelas cenários. Sex and the City, Friends, How I met your Mother, Ghostbusters, Breakfast at Tiffany’s ou Taxi Driver são bons exemplos.
  • E, é claro, obtém agora o melhor seguro de viagem para Nova Iorque para desfrutares desta grande viagem sem preocupações e com a paz de espírito que mereces:

contrata agora o melhor seguro de viagem para nova iorque