Viajar a longo prazo é sem dúvida uma das experiências mais enriquecedoras da vida e nós recomendamos que se tenha essa experiência pelo menos uma vez na vida. Esperamos que esta lista de vantagens lhe convença a viajar a longo prazo e, caso o faça, não se esqueça do seguro de viagem adequado!

Nós da IATI Seguros, temos o seguro ideal para a sua viagem longa – Seguro IATI Bloggers e Grandes Viajantes.

duas raparigas descansam num carro enquanto viajam

Quais são as vantagens de viajar a longo prazo?

Desapego das coisas materiais e aderência ao minimalismo.

Mesmo que não queira, viajar a longo prazo vai mudar a forma como vê todos os seus bens materiais e a importância que dá aos mesmos! Grandes viagens vão fazê-lo/a querer levar toda a sua casa atrás e isso não é possível… Vai ter que tomar decisões sobre o que é mais importante, o que irá usar e não usar com tanta frequência. E deixe que lhe alertemos que, muito provavelmente, vai levar coisas a mais! E vai perceber o quão difícil é viajar dessa forma e vai acabar por se livrar de coisas pelo caminho…

E acredite, isto vai ser algo bastante positivo na sua vida. Quanto menos importância dá aos bens materiais mais importância dá a coisas que realmente  merecem o seu valor como pessoas, experiências, sentimentos, etc.

mulher sentada em cima de mala amarela para a fechar

Aprender novas línguas

A aprendizagem vem com a necessidade da mesma! E se viajar para um país por mais do que uns meros dias, vai sentir a necessidade de começar a aprender o idioma local. Nem que sejam pequenas palavras chave (como ‘’por favor’’, ‘’obrigado’’, ‘’olá’’, etc). Caso já tenha umas bases, é uma oportunidade enorme para se tornar fluente! Viajar de forma longa é um excelente professor de línguas. Cuidado, algumas pessoas apaixonam-se e começam a viajar só para aprender novas línguas.

Perseguir as melhores estações/épocas

A maioria das pessoas prefere o sol, o calor e gostaria de evitar o inverno! Pois, a viajar a longo prazo isto é uma possibilidade! Pode evitar o frio de Portugal e viajar para países que saiba de antemão que vai estar calor e bom tempo. Ou, se por outro lado, o inverno é mais a sua praia, deixe o calor para trás e vá viajar para países que lhe façam andar de luvas e gorro.

Pode ter verão ou inverno o ano todo, a escolha é sua!

mulher jovem a meditar sentada numa palmeira na praia

Amizades mais fortes e prováveis de durar

Viajar é sempre uma forma incrível de conhecer pessoas novas, pessoas de todo o lado do mundo. Mas, quando viaja por pouco tempo as relações criadas são mais “superficiais” e facilmente será a primeira e última vez que se vêem (mesmo quando juram amizade eterna). Pelo contrário, quando viaja a longo prazo ficará mais tempo em cada lugar o que, por sua vez, resultará em mais momentos partilhados com as mesmas pessoas. Momentos e experiências esses que elevam as amizades a ponto de ser inevitável o cumprimento dos planos de se voltarem a ver!

Conhecimento profundo de cada cultura e religião

Por mais que estude a cultura e religião de um sítio nada vai fazer com que realmente perceba e compreenda a sua realidade do que realmente vivê-la diariamente! As mesmas religiões vão ser seguidas de forma diferente em diferentes países. As crenças e costumes de cada cultura só irão fazer sentido quando, ao viver nesse país, observa e analisa a forma como essas mesmas crenças e costumes afetam a forma de como o povo é e se comporta.

Inevitavelmente, irá comparar culturas e religiões entre países e isso vai resultar num crescimento pessoal enorme! Não só saber e ver outras culturas, mas sim, vivê-las. E com isso aprender o melhor e pior de cada uma e, consequentemente, a crescer tornar-se numa pessoa ainda melhor!

tres monges budistas sao seguidos por um elefante

Extra valorização do próprio país e das pessoas que se deixa para trás

Viver 24 horas por dia outra cultura e costumes vai fazê-lo/a pensar repetidamente nos seus próprios costumes, no seu país. Vai certamente desejar muitos pastéis de nata, cafés decentes, um bom prato de bacalhau, etc, resumidamente vai valorizar muito mais tudo aquilo a que está habituado em casa, no seu país. O mesmo sucederá com as pessoas! Claro que viajar a longo prazo também tem a desvantagem das saudades de casa, da família, dos amigos, mas nós na Iati Seguros pensamos positivamente. Esta desvantagem é tomada por uma grande vantagem de valorizar muito mais tudo o que deixa para trás. E, assim, quando voltar a ver todas as pessoas de que sentiu falta quando estava fora, vai de certo dar-lhes mais atenção e valor.

Viajar de forma mais barata

Viajar a longo prazo e, principalmente, se o fizer de uma forma mais lenta, irá gastar muito menos dinheiro! O alojamento é mais barato se alugar para umas semanas em vez de apenas uns dias e, na verdade também tudo o resto o é! Se ficar mais tempo num determinado local, vai acabar por conhecer os melhores e mais baratos supermercados, lojas, restaurantes, etc.

Para além destas vantagens, pode até conseguir alojamento de forma completamente gratuita! Existem várias plataformas que em troca do seu tempo/ajuda irão oferecer-lhe o alojamento em troca. Por exemplo, Worldpackers é uma plataforma online que conecta viajantes dispostos a ajudar com anfitriões que precisam de ajuda, em todo o mundo, seja por troca de trabalho ou voluntariado, poderá viajar de forma quase gratuita.

O mesmo se aplica ao conceito de House Sitting. Através de inscrição em plataformas como a Trusted House Sitters pode alojar-se, de forma gratuita, em casas fantásticas por todo o mundo enquanto toma conta de animais de estimação.

Todas estas alternativas costumam requerer um mínimo de estadia, por isso só poderá usufruir dessas oportunidades se tiver flexibilidade de tempo de estadia.

rapaz jovem faz um highfive com um cao

Mais saudável (mental e fisicamente)

Viajar a curto prazo pode ser muito stressante. Quando tem poucos dias para conhecer um novo país só deseja explorar ao máximo. Isso resultará em várias viagens de um lado para outro, sem parar o que, de certo, não será saudável para a sua saúde mental. No entanto, com mais tempo, aproveitará mais de cada sítio e terá o seu tempo para viajar e conhecer cada sítio de forma tranquila.

O mesmo se aplica à sua saúde física! Sem tempo para descansar, também não haverá tempo para se exercitar e, na maioria das vezes, também afetará a sua alimentação, pois o mais rápido é também o menos saudável.

Maior flexibilidade e espontaneidade

Disponibilidade de tempo irá torná-lhe muito mais livre e espontâneo/a! Quando viaja a curto prazo e o seu tempo é limitado, tem de planear, muito. O mesmo não acontece quando viaja a longo prazo. Quando tira o tempo da equação, é mais flexível e isso resultará em mais experiências! Terá a vantagem de poder ficar mais tempo num sítio que goste ou de acompanhar pessoas que conhece ao longo da viagem e mudar os seus próprios planos a qualquer hora. Isso é liberdade!

amigos de viagem seguram um mapa

Grande impacto na vida pessoal

Acreditamos que viajar é uma das melhores escolas da vida. Ao viajar conhecerá diariamente novas pessoas, culturas, diferentes formas de viver, etc. Isto influenciará a forma como vê o mundo. Mas, ao viajar a longo prazo, não só conhece outras realidades como também as vive. Isto cria uma necessidade de ser mais tolerante, paciente e ter uma mente aberta!

Todas estas características juntas com conhecimento geral que adquire do mundo de uma perspetiva de quem realmente viveu num local, irá, inevitavelmente, ter um grande impacto em si! Irá, certamente, voltar uma melhor versão de si próprio/a, mais humana e madura.

Esperemos que estas vantagens o/a tenham inspirado a viver a experiência de viajar a longo prazo se alguma vez o desejou! Realmente, viagens longas mudam-nos e tornam-nos pessoas melhores, mais fortes e mais capazes e nós queremos que experiencie tudo isto!

 

Portanto, se já está pronto/a, veja aqui como planear uma viagem longa de forma independente e o que levar na mochila para uma viagem longa.

Autor: TravelB4Settle

Conteúdo Relacionado