Aqui na blog já vos contámos como encontrar voos baratos, como poupar em viagem de forma sustentável e até como fazer um Interrail barato pela Europa e hoje vamos partilhar alguns truques para que possam poupar no alojamento. Se vão viajar em breve, como sempre, a primeira coisa a fazer é contratar o teu seguro de saúde internacional. Dentro ou fora da Europa, viagem longa ou curta, temos seguros de todos os tipos.

Como poupar no alojamento durante a viagem

Existem várias formas de poupar na estadia durante as viagens e algumas são bem simples e mais fáceis do que parecem, aqui vão:

Negócios locais e familiares

cama numa varanda com mosquiteiro

Parece óbvio mas é sempre bom relembrar, as grandes cadeias de hotéis promovem grandes campanhas de descontos e promoções e, por isso, muitas das vezes ficamos com a ideia que estamos a poupar imenso. Contudo, mesmo com a rebaixa de preço, normalmente ficar hospedado em pequenas pensões e negócios de família (guesthouses e homestays como são conhecidos) é a opção mais barata. Não só pelo preço da estadia, mas também, e principalmente, porque vão receber dicas únicas de lugares a visitar, restaurantes típicos e coisas para fazer como só um local sabe, ou seja vão escapar aos sítios tipicamente turísticos e, geralmente, mais caros. Podem encontrar este tipo de alojamento em sites como Airbnb, booking, etc, só têm de evitar grandes cadeias de hotéis.

Couchsurfing

mulher com portatil a navegar na pagina da home away

Tal como o anterior, esta é uma das formas mais eficientes de conhecer o destino pelos olhos de um local. A maioria das pessoas que se inscrevem na plataforma, querem conhecer novas pessoas e culturas, por isso, muitas das vezes acabas por ganhar novos amigos e boas histórias para contar.

Trabalho em troca de estadia

mulher ajuda a dar aulas numa escola

Se estás a viajar de forma permanente ou prolongada e queres saber como é o dia a dia de um trabalhador ou instituição local (professor, agricultor, comerciante ou gerente de um espaço), podes trocar os teus serviços e ajuda por estadia. Desde dar aulas de inglês, a plantar ou colher fruta e legumes até ajudar na recepção de um hostel, os trabalhos são variados e as condições também. Existem vários sites e plataformas como o Worldpackers ou Workaway, só tens de procurar aquele que mais se adequa à tua disponibilidade, capacidades e pôr mãos à obra.

Hostels/quartos partilhados

varios jovens num sentados em beliches conversam entre si

Ficar numa camarata e partilhar o quarto com 10 pessoas de nacionalidades e culturas diferentes pode parecer assustador para uns, mas para a maioria é a forma mais rápida de fazer amigos em viagem e criar novas histórias inesquecíveis. Muitas das pessoas que optam por esta opção ganham amigos para a vida que acabam por visitar ao longo do tempo. Poupas na estadia duas vezes (ao ficar numa camarata e quando fores visitar o país dessa pessoas) e fazes amigos novos, que mais se pode pedir?

Acampamentos

jovens sentados a volta de uma fogueira num campismo

Dependendo o tipo de viagem que estás a fazer, esta pode ser uma ótima opção. Se estás a fazer uma road trip, a explorar montanhas e aldeias, a conhecer novas costas ou simplesmente precisas de desligar da cidade, acampar pode ser a resposta. Tens parques de campismo em todo o mundo e, tendo em conta que as pessoas partilham os espaço comuns, também é uma forma diferente de veres como os locais vivem e fazer novos amigos. Para os meus aventureiros que queiram relaxamento total, podem acampar com vista privilegiada nas montanhas ou interior de vários países.

Rede de amigos

varios amigos conversam animadamente num sofa

Esta opção passa, muitas vezes, despercebida mas há sempre um amigo de um amigo que trabalha ou estuda fora, os tios emigrantes de uma amiga ou a família do vizinho do terceiro esquerdo. Se parares para pensar, de certeza que conheces alguém que vive noutro país ou conheces quem conheça. Aqui é preciso inverter os planos e marcas as férias conforme a estadia.

Troca de serviços

cao com trela na boca à porta de casa

Desde troca de casa a tomar conta de animais de estimação, são cada vez mais frequentes as plataformas que promovem as trocas de serviços (ou casa) por casa. Ou seja, vais de férias e não tens quem tome conta dos teus animais? Podes inscrever-te num dos sites de pet sitters e disponibilizas casa para quem tomar conta do teu cão. Por outro lado, também há uma procura crescente de plataformas de “home exchange” ou seja, pessoas que trocam de casas por um período determinado de tempo, confias a tua casa, alguém confia a casa em ti e todos poupam!

 

Como leste, alternativas não faltam para poupar em alojamento, mas se conheces alguma que nos escapou deixa nos comentários para que possamos aumentar a lista.

Autora: Flearound

Conteúdo Relacionado