Finalmente marcaste aquela viagem para um destino que andaste meses a namorar, mas sabes que existe uma grande probabilidade de adoecer devido às diferentes condições de higiene e de gastronomia?

Depois de marcares a tua viagem é muito importante que tenhas em conta alguns aspetos para que vivas a tua experiência sem percalços. Sendo assim, neste artigo damos-te várias dicas para que a tua viagem corra pelo melhor e não comprometa as tuas férias. Não te esqueças que deves sempre contratar um seguro médico internacional online para não seres apanhado desprevenido no caso de acontecer alguma coisa!

doente com febre tifoide

Como evitar adoecer antes da viagem

– Consulta do viajante

Quando escolheres o destino das tuas férias deves verificar no Portal das Comunidades se existem vacinas obrigatórias para esse país.

Contudo, mesmo que não exista uma obrigatoriedade deves sempre marcar uma Consulta do Viajante para receberes dicas e aconselhamentos profissionais.

– Medicação e kit de primeiros socorros

Caso tenhas uma condição de saúde que mereça uma atenção especial, deves levar uma prescrição médica escrita em inglês pelo teu médico e medicação suficiente na tua mala de cabine. Acrescenta à tua bagagem um kit de primeiros socorros com medicação para febres, diarreias, dores de estomago, pensos rápidos, repelente de insetos… Nunca deixes a medicação na mala do porão, pois a mala pode demorar a chegar e assim estás prevenido.

-Seguro de Viagem

Seja qual for o teu destino, não deves viajar sem o seguro de viagens. É muito importante estares protegido caso adoeças. Com os seguros da Iati terás um acompanhamento de 24h em português e serás encaminhado para bons hospitais privados, sem teres que adiantar qualquer valor. Caso viajes sozinho, tens direito a acompanhamento de um familiar, portanto a Iati responsabiliza-se por transportar alguém até ti. Se houver necessidade de uma repatriação, também terás direito ao pagamento dessas despesas.

miniatura de viajantes em cima de um estetoscópio

-Cartão Europeu de Saúde

Na Europa, além do seguro de viagens, deves também fazer-te acompanhar do cartão europeu de saúde. Este cartão cobre as despesas médicas, mas apenas dos serviços públicos. Podes sempre dirigir-te a um hospital público, caso necessites de algum cuidado urgente.

Como evitar adoecer durante a viagem

-Tenta manter o teu estilo alimentar

Um bom truque para não sofreres com as diferenças gastronómicas é evitares mudanças muito bruscas na tua alimentação. Tenta manter a rotina a que estás habituado e dá preferência a estadias com pequeno almoço incluído. A primeira refeição do dia é muito importante mesmo em viagem, e normalmente os hotéis tem uma boa e variada oferta de alimentos.

comida local num mercado do sudeste asiatico

-Leva snacks na mochila

Conhecer um local novo implica horas de caminhadas e até alguns desafios. É importante que te vás mantendo hidratado e que consumas alguns alimentos de 3 em 3 horas. Dá preferência a barras de cereais, bolachas, frutas ou outros alimentos saudáveis.

– Cuidado com os alimentos e condimentos

Alguns destinos apresentam pratos típicos muito condimentados e são manipulados com alguma falta de higiene. É importante que tenhas cuidado e que prefiras pratos “no spicy”, confecionados na hora e que os comas com moderação.

Dá preferência a comida acabada de ser confecionada, evita comida de rua, alimentos crus como marisco, ovos e leite, e frutas já descascadas.

Lava sempre as mãos antes das refeições.

– Atenção à água

É muito importante que tenhas cuidado com a água, principalmente nos países africanos e asiáticos. Bebe apenas água engarrafada e confirma que as embalagens estão devidamente lacradas. Podes beber água fervida, mas não consumas bebidas com. Mantém-te hidratado durante todas as férias para que a tua saúde não sofra nenhum percalço.

maos com torneira aberta

-Higiene e casas de banho

Se viajares para destinos asiáticos encontrarás poucas casas de banho com sanita, mas pelo bem da tua saúde até é mesmo preferível que não te sentes em nenhuma! Leva papel higiénico na mochila, toalhitas e gel desinfetante para as mãos, pois em alguns sítios não terás acesso a boas condições de higiene. Lava  os dentes com água embalada.

-Evita nadar em águas paradas e cuidado na praia

Lagoas e locais com águas paradas são propícios a doenças, pois possuem imensos protozoários, bactérias, químicos ou outros seres invisiveis aos nossos olhos.

Usa chinelos e toalha nas cadeiras de praia, e claro, não te esqueças do protetor solar e de um after-sun para recuperares os danos solares.

No mar tem cuidado com alguns animais e, se por acaso fores mordido, pede ajuda imediata ao nadador-salvador.

nadar com tubaroes baleia filipinas

Como evitar adoecer após a viagem

Algumas doenças só se manifestam uns dias após a viagem, portanto caso tenhas algum sintoma deves procurar um médico e informar onde estiveste de férias.

Recupera as tuas horas de sono, hidrata-te e volta à tua alimentação.

 

Autor: Gato Vadio Blog

Conteúdo Relacionado