Marrocos é um destino muito diferente do que estamos habituados por aqui, marcado por uma cultura e belezas naturais ímpares. Não temos dúvidas de que esta fascinante viagem surpreenderá qualquer viajante.

Antes de embarcares, não te esqueças de contratar o teu seguro de viagem com a IATI para poderes viajar tranquilamente e desfrutares ao máximo da tua estadia no país!

6 destinos a não perder em Marrocos

Recomendamos também que leias o nosso artigos sobre o que precisas de saber antes de viajar a Marrocos para que o possível “choque cultural” seja uma experiência agradável e não intimidante. Lembra-te que Marrocos é um país muçulmano e que algumas regras poderão ser diferentes das que conhecemos.

1.     Marraquexe

panoramica da praça ao anoitecer

Conhecer esta cidade é fundamental para iniciares a tua imersão na cultura marroquina! Reserva pelo menos 2 dias para Marraquexe e perde-te pelas vibrantes lojas dos souks, visita o Palácio Bahia, os coloridos Jardins de Majorelle, a icónica praça Djemaa El Fna, admira a arquitetura da Madraça Ben Youssef e a história do Museu de Marraquexe. Lê mais detalhes sobre cada um destes fascinantes lugares no nosso artigo com o roteiro completo por Marraquexe!

Depois de conheceres os principais pontos de Marraquexe, continua a viagem com um grupo e guia e admira as belezas do interior do país!

2.     Ouarzazate

kasbah, povoaçao tipica marroquina

A caminho de Ouarzazate, o vilarejo de Ksar Aït Ben Haddou é uma visita a não perder: considerado um oásis no meio do deserto, por haver um riacho e alguma vegetação à volta, desperta a curiosidade de um grande número de turistas diariamente. O que impressiona os visitantes é que as casas são construídas com tijolos artesanais, feitos localmente com uma mistura de pedra, barro e palha. No telhado, são usados tijolos de barro e palha, para que não sejam tão pesados. Com estes materiais de construção, as casas do vilarejo necessitam de uma manutenção frequente, visto que suas estruturas se desgastam com o passar do tempo. Outro detalhe interessante é que a vila já foi usada como cenário em diversos filmes e séries, como Indiana Jones, Gladiador, A Múmia, Game of Thrones e muitos outros. De certeza que te lembras de a teres visto na televisão!

Por falar em cinema, aproveita também para te juntares  a uma visita guiada ao Atlas Film Studio, em Ouarzazate. É uma excelente oportunidade para explorar o cenário (feito de gesso e esferovite) de diversos filmes e sentires-te uma personagem de Ben Hur, Asterix e Obelix, Gladiador ou Babel! Que papel gostarias de representar?

3.     Montanhas Atlas

estradas serpenteantes pelas montanhas atlas

Quem pensa que a paisagem de Marrocos é só marcada pelo deserto do Saara está muito enganado! Imaginavas que também existiriam montanhas rochosas altíssimas, cujos picos chegam a ficar cobertos por neve?!

A Cordilheira do Atlas estende-se por quase 2400 km, atravessando o território de Marrocos, da Argélia e da Tunísia, e atinge uma altura de 4167 metros no seu ponto mais alto. Apesar das muitas curvas da estrada, ficarás encantado com a diversidade natural e a imensidão da cordilheira, que ganha um charme especial quando a neblina cobre o vale!

4.     Merzouga

https://www.shutterstock.com/pt/image-photo/dromedary-camel-sahara-desert-merzouga-morocco-1208218084

A experiência de andar de camelo, acampar no Deserto do Saara, fazer sandboard nas enormes dunas de Merzouga e observar o céu estrelado, bem como o pôr e o nascer do sol, é absolutamente única e inexplicável! Não deixes de reservar um dia para este tour!

Estes passeios costumam incluir refeições típicas, como os deliciosos tajini, cuscuz e naan, e são acompanhados pelo tradicional chá marroquino. Não percas a oportunidade de experimentar a gastronomia marroquina e conversar com cidadãos locais!

5.     Tinerhir

por do sol num dos desfiladeiros de tinerhir

Além de conhecer este vilarejo, visita também os impressionantes desfiladeiros o belo oásis de Todra, com o seu rio e um vasto palmeiral, que trazem vida e cor à região. As Gargantas do Todra chegam a uma altura máxima de 160 metros e, em algumas partes, a sua largura é de apenas 10 metros. Nas estações chuvosas, os caminhos podem ficar inundados, então, se Tinerhir e as Gargantas do Todra estiverem no teu roteiro, pesquisa as condições climatéricas da zona antes de organizares a tua visita!

6.     Essaouirarua colorida de essaouira com bicicleta parada em frente de uma porta azul

Essaouira é uma belíssima e sossegada cidade litoral, com paisagens que ainda não forma exploradas em excesso pelos turistas. Depois de teres viajado tanto e teres conhecido outras cidades incríveis, aproveita os teus últimos dias em Marrocos para descansar destas intensas férias e desfrutar da tranquilidade das praias de Essaouira!

Se ainda tiveres mais dias para explorar Marrocos, parta rumo ao norte e aproveita para conhecer Casablanca, Rabat, Fez e a carismática e azulada cidade de Chefchaouen. Ou se preferires, ruma a sul e descobre o mercado semanal de Rissani do qual nos falou o Carlos Bernardo numa das suas estórias pelo Mundo.

Boa viagem! Esperamos que desfrutes desta aventura tanto quanto nós!

Depois de leres este artigo, temos a certeza que ficaste com vontade de conhecer o país e passar pelo menos uma semana em Marrocos. Mas… Se estás de férias no sul de Espanha e só tens um dia livre para visitar o país magrebino, aqui está um artigo que te poderá ajudar a planear a tua visita de um dia por Marrocos. Não há desculpas, Marrocos merece ser visitado!

 

Autora: Amanda sem Fronteiras

Conteúdo Relacionado