Provavelmente já sabes que a Costa Rica é um país de natureza exuberante e esta é provavelmente uma das razões pelas quais decidiste descobrir este canto da América Central, estamos certos? Com as suas selvas impenetráveis, rios, vulcões, montanhas e, claro, as costas do Pacífico e das Caraíbas, há uma enorme variedade de desportos de aventura na Costa Rica.

Neste itinerário de viagem da Costa Rica já te sugerimos alguns deles, mas aqui vamos concentrar-nos em aprofundar o tema. Continua a ler para descobrir os melhores desportos de aventura a fazer na Costa Rica e onde praticá-los.

Segurança e desportos de aventura na Costa Rica

Não é segredo que os desportos de aventura estão associados ao risco. Uns menos, como o caiaque em águas calmas, e outros mais, como o canyoning. Portanto, se já é muito importante para qualquer destino ter um bom seguro de viagem, para a Costa Rica é absolutamente essencial estares coberto por um seguro concebido para este destino. Isto porque a maioria dos seguros de viagem não incluem os desportos de aventura entre as suas cobertura.

O IATI Mochileiro é o melhor seguro para a Costa Rica graças às suas enormes coberturas para desportos de aventura, incluindo mesmo salvamento se necessário. Além disso, como o próprio Ministério dos Negócios Estrangeiros refere, vem com outra grande cobertura, como repatriação, roubo, problemas de bagagem, incidentes de transporte e até viagens para um membro da família, se necessário.

Não arrisques na Costa Rica, pratica desportos de aventura com as melhores garantias e obtém já o teu seguro:

1. Canopy ou tirolesa na Costa Rica

Este é provavelmente o desporto de aventura mais popular na Costa Rica. Devido às exuberantes florestas tropicais, o prazer de correr através das copas das árvores é uma experiência que nunca irás esquecer. As pegas são fixadas a cabos de aço suspensos entre plataformas que são frequentemente camufladas na espessura da selva, mas também atravessam cânions fluviais ou directamente sobre a costa.

Há muitos lugares para fazeres Canopy na Costa Rica. Ciudad Quesada, La Fortuna, o Rio Pacuare, o Vulcão Poás, a Baía Drake, Quepos ou o Refúgio Nacional de Vida Selvagem Gandoca Manzanillo (Limón) oferecem-te a possibilidade de experimentares este desporto de aventura na Costa Rica. No entanto, o local mais conhecido é o Monteverde Extremo Park, em Santa Elena.

Aqui encontrarás cabos suspensos com 450 metros de altura e 2,5 quilómetros de comprimento. As suas duas actividades mais conhecidas são o “Superman”, que consiste em fazer tirolesa de cabeça para baixo durante mais de 1 km a 90 km por hora através de um túnel, e o “Columpio de Tarzán”. Graças a este último, podes balançar como a personagem de O Livro da Selva a uma altura de 143 metros.

2. Rafting no rio Pacuare

Este desporto de aventura na Costa Rica envolve “deixar-se ir” numa jangada insuflável pelos rápidos rios do país, libertando enormes quantidades de adrenalina enquanto remas a jusante com outros aventureiros como tu. Há várias classes de rios que se traduzem em diferentes níveis de dificuldade para o rafting. A classe I é para aqueles rios com águas calmas, onde até mesmo famílias com crianças podem participar. A classe VI é para o nível extremo, ou seja, rápidos, violentos e muito largos, apenas para peritos.

Quais são os melhores lugares para a prática de rafting na Costa Rica? Sem dúvida, o mais conhecido é aquele que atravessa o rio Pacuare. Sendo classe III-IV, é uma actividade tanto para principiantes como para aqueles que já têm um nível intermédio. Além disso, é possível fazê-lo durante todo o ano, graças às boas condições do rio.

Outros rios que te podem interessar para um nível de principiante-intermediário são o Reventazón, o Sarapiquí, o Savegre ou Peñas Blancas. Se tiveres mais experiência em canoagem, o rio Naranjo (perto de Quepos), o Alta del Rio Tenorio (Papagayo) e o El General vão-te encantar.

pessoas a fazer rafting na costa risca

3. Bungee Jumping ou Puenting na Costa Rica

Nunca fizeste bungee jumping antes? Então não podemos pensar num lugar melhor para o fazer do que saltar da plataforma mais alta de bungee jumping da América Central. No Monteverde Extremo Park existe uma base situada a 143 metros de altura entre duas montanhas no meio da selva. Para a alcançares, terás de entrar num “tranvía aéreo”. Sem dúvida, este é um dos desportos de aventura na Costa Rica que te vai fazer gritar mais alto.

Monteverde não é o único lugar para fazer bungee jumping na Costa Rica. Em Alajuela tens o Costa Rica Eco Bungee, onde se pode saltar de uma ponte de 65 metros de altura.

4. Mergulho e snorkeling, mais desportos de aventura, na Costa Rica.

Sendo um país banhado pelo Pacífico e pelas Caraíbas, não te surpreenderás que dois outros desportos de aventura na Costa Rica sejam o mergulho e o snorkeling.

Os mergulhadores certificados já devem ter ouvido falar da Isla del Coco, um dos destinos de mergulho mais famosos da Costa Rica. Chegar lá não é fácil – é uma viagem de 36 horas desde Puntarenas – esta ilha vulcânica foi declarada Património Mundial pela UNESCO graças à sua biodiversidade e estado de conservação. O que podes ver lá? Tubarões-baleia, cardumes de tubarões-martelo, tubarões-peixe, tubarões-tigre ou raias manta, bem como tartarugas e extensos recifes de coral que são o lar de milhares de peixes tropicais. Nota: a melhor altura para mergulhar aqui é de Janeiro a Março e de Setembro a Outubro.

Outros pontos de mergulho na costa do Pacífico da Costa Rica que poderás querer visitar incluem Punta Gorda, Bajo Tiburones, Isla Negritos, Isla Cabros e Islas Murciélago. Neste último tens a oportunidade de ver tubarões-touro de Agosto a Outubro. Nas Caraíbas do Sul, destacam-se as formações de coral do Refúgio de Vida Selvagem Gandoca Manzanillo e do Parque Nacional Cahuita.

Se ainda não tens uma licença de mergulho, dois dos melhores locais para mergulhar com snorkel na Costa Rica são o Parque Nacional do Corcovado e a Ilha do Caño. Esta última é considerada “Ilha dos Cocos em miniatura” porque de Maio a Novembro é a época dos tubarões-baleia, das raias manta e das baleias jubarte, bem como das habituais tartarugas verdes que habitam estas águas.

fundo do mar na costa rica

5. Surf em Guanacaste

Não poderíamos fazer uma lista de desportos de aventura na Costa Rica sem falar de surf, pois é um dos destinos de surf mais populares do mundo. Embora existam 4 áreas de surf distintas na Costa Rica (Caraíbas e costas Norte, Central e Sul do Pacífico), a área mais conhecida é a província de Guanacaste, no noroeste.

Em Guanacaste, há 3 lugares em particular se estiveres à procura de surf na Costa Rica. O primeiro é Ollie’s Poing ou Potrero Grande, acessível por barco a partir de Playas del Coco e que carece de todos os tipos de serviços. Na Playa Negra também encontrarás boas ondas, mas também hotéis e restaurantes para uma estadia confortável. Finalmente, a Roca Bruja, no Parque Nacional de Santa Rosa, oferece ondas tubulares que farão as delícias dos surfistas mais experientes.

Se nunca fizeste surf antes, não te preocupes, em quase todas as praias da costa do Pacífico da Costa Rica encontrarás ondas, muitas delas ideais para principiantes, onde poderás alugar pranchas e receber lições de um instrutor. Nas Caraíbas, especificamente em Puerto Viejo e Cocles, existem também boas condições para este desporto de aventura na Costa Rica.

homem com prancha de surf na mão junto ao mar na costa rica

6. Rappel ou canyoning no Parque Manuel Antonio

Manuel Antonio é um dos melhores parques nacionais da Costa Rica e quase todos os viajantes são encorajados a visitá-lo, dando um passeio pelas suas principais trilhas e praias. Contudo, se tiveres mais tempo e precisares de mais adrenalina, outra forma de o desfrutares é o canyoning ou o rappel.

Em que consiste esta atividade? Depois de entrares nas profundezas da floresta tropical e de uma curta caminhada, descerás a rocha com a ajuda de cordas e depois cairás livremente numa piscina calma. Vais descer o desfiladeiro combinando saltos sobre cascatas com descidas curtas em rappel acompanhadas por um guia que te mostrará como fazê-lo em segurança e que te dirá tudo sobre este belo parque nacional. Esta é uma atividade para todos os níveis e idades, por isso não hesites em incluí-la no teu itinerário, mesmo que estejas a viajar com crianças.

Outros lugares para fazeres canyoning na Costa Rica incluem Avatar Canyon, Monteverde e La Fortuna (Arenal).

pessoa a fazer rappel na costa rica

7. Caiaque em Tortuguero

O caiaque pode não parecer muito aventureiro, mas se, durante a viagem, tiveres uma boa hipótese de avistar macacos uivadores, jacarés, cobras, preguiças e todo o tipo de pássaros, certamente acharás isto mais interessante, certo? Tudo isto é o que encontrarás no Parque Nacional de Tortuguero, um dos parques mais populares do país. Podes fazer o passeio de canoa pelos canais do parque por ti próprio, mas será muito melhor se contratares um guia, uma vez que, com anos de experiência, poderão ver muitos animais e compreender melhor as particularidades da flora e fauna desta parte do mundo.

É claro que este não é o único local para praticar este desporto de aventura na Costa Rica. Outros lugares interessantes são o Parque Nacional de Piedras Blancas, o Lago Arenal, o Rio Sierpe (Drake, Corcovado) ou a Ilha Damas de Manuel Antonio.

senhora a fazer caiaque

8. Caminhar em pontes suspensas, um desporto de aventura obrigatório na Costa Rica

Se a tirolesa não é o teu forte, outro dos desportos de aventura imperdíveis da Costa Rica é caminhar pelas pontes suspensas nas selvas impenetráveis. As vistas das copas das árvores são de cortar a respiração, dando-te uma experiência relaxante e ao mesmo tempo excitante.

Onde estão os melhores lugares para isto? Em La Fortuna de San Carlos, à volta do Vulcão Arenal, e em Monteverde há muitos circuitos. Podes fazê-lo sozinho ou com guias especializados, que te ajudarão a descobrir os segredos da fascinante flora e fauna da Costa Rica.

ponte suspensa de arenal na costa rica

9. Parapente, desporto de aventura na Costa Rica

Outra forma de libertar a adrenalina e contemplar a maravilhosa paisagem costa-riquenha é fazê-lo a partir das alturas, através do parapente. Muitas das empresas envolvidas neste desporto de aventura estão localizadas na zona de s, que, estando localizada junto ao mar, tem geralmente as melhores condições para voar. Além disso, desta forma podes desfrutar das vistas do Pacífico e da espessura verde do interior.

Em caso de dúvida, várias destas empresas também oferecem saltos de pára-quedas, adequados apenas para os mais aventureiros.

10. Caminhadas, mais opções de turismo de aventura na Costa Rica

Com 26% do seu território nacional protegido e 12 zonas climáticas, é impossível ficar aborrecido de fazer caminhadas na Costa Rica. As opções são quase infinitas e adequadas para todos os tipos de viajantes. Podes escolher entre uma trilha através de Manuel Antonio ou Cahuita, uma subida dura pelos picos do maciço do Cerro de la Muerte, ou vários dias perdidos na selva impenetrável do Parque Nacional do Corcovado.

Se gostas de vulcões, não percas a oportunidade de subir para ver a cratera de Poás ou de chegares à base de Arenal e tocar nos antigos fluxos de lava. As oportunidades para o turismo de aventura na Costa Rica estão sempre presentes.

vulcão

11. Tours de ATV na Costa Rica

Terminamos a nossa lista de desportos de aventura na Costa Rica com outra atividade que temos a certeza de que vais adorar: as excursões de ATV. Com todos os tipos de terreno, incluindo praias, selvas e montanhas, tens a oportunidade de escolher percursos mais ou menos acidentados, dependendo do nível de dificuldade que preferes.

Por exemplo, podes percorrer a floresta nublada de Monteverde num ATV, percorrendo trilhos lamacentos e riachos enquanto desfrutas de um lugar tão mágico. Outras opções semelhantes são os arredores do Vulcão Arenal ou as montanhas escarpadas de Quepos. Se o mar acenar, podes percorrer a costa do Pacífico num veículo com tracção às quatro rodas. Muitos viajantes fazem isto ao longo de praias como Tamarindo, Isla Capitan, Playa Grande ou Playa Langosta.

Perguntas mais frequentes sobre desportos de aventura na Costa Rica

Que desportos de aventura estão disponíveis na Costa Rica?

Quase tudo que possas pensar! No entanto, os desportos de aventura mais populares na Costa Rica são o canopy, o rafting, o surf, as caminhadas e os passeios em pontes suspensas.

Onde se pode fazer turismo de aventura na Costa Rica?

Com 5% da biodiversidade mundial, será difícil não encontrares um lugar onde não se possa fazer turismo de aventura. Os lugares mais populares são La Fortuna, Manuel Antonio, Monteverde, Tortuguero, Corcovado ou Guanacaste.

Preciso de seguro para praticar desportos de aventura na Costa Rica?

Sim, é essencial. Portugal e a Costa Rica não têm um acordo de saúde, por isso, se tiveres um acidente enquanto praticas um desporto de aventura, terás de ser tu próprio a pagar, do teu bolso. Deves ter em mente que nem todas as apólices têm cobertura para este tipo de incidente. Se és um viajante aventureiro, o teu melhor aliado é o IATI Mochileiro, que te cobre extensivamente para desportos de aventura.

Gostaste deste guia completo de desportos de aventura na Costa Rica? Estás pronto para esta adrenalina na natureza? Para que possas desfrutar do país na sua totalidade, preparámos estes três guias completos que não podes perder, dá agora uma olhadela neles:

melhor seguro de viagem para a costa rica