15th Janeiro 2020 Dicas e Conselhos de Viagem Deixe um comentário

As alterações climáticas estão na ordem do dia, são uma preocupação global e cabe a cada um de nós mudar o rumo do planeta. Todas as atitudes fazem diferença e juntos podemos trazer esperança para um futuro mais sustentável para as gerações seguintes. Muitas das vezes, pensamos que adoptar um estilo de vida mais sustentável, minimalista e ecológico implica um grande investimento em novos produtos, mas hoje vamos mostrar-te como isso não é verdade.

Uma das melhores formas de combatermos o mundo capitalista e promovermos um estilo de vida mais saudável, é a interação e preservação da natureza. Das melhores formas de conseguir aliar esse estilo de vida ao relaxamento enquanto se viaja é fazer campismo. Não só tens a oportunidade de abrandar o ritmo e parar para contemplar a natureza como podes, muitas vezes, aproveitar os recursos que a terra te dá. Independentemente do destino, é importante estar prevenido para esta aventura na natureza, por isso um seguro internacional de saúde é sempre importante.

varios objetos para levar para o campismo

Como acampar de forma sustentável

A parte mais complicada do dia a dia e do planeamento para uma viagem mais sustentável é o planeamento. É certo que exige mais esforço e preparação mas também é verdade que, saber que não vamos condicionar o local e comunidade que estamos a visitar, vai compensar todo o esforço.

Acessórios a levar

Esta é, provavelmente, a forma mais eficiente de evitar desperdício durante o campismo, se levarmos o material apropriado e necessário evitamos a compra e utilização de descartáveis que facilmente entram na nossa rotina.

Pratos, copos e talheres

Podem ser de plástico resistente, metal ou mesmo de vidro se não tiverem mais opção. Com isto evitam que se descarte a opção plástica que tende a vender-se pela facilidade com que arruma. Mas pensem se será necessário utilizar algo por 15 minutos que ficará pela terra, provavelmente, centenas de anos. Para além disso, se forem ao bar do campismo ou a um bar ou festa (no verão há romarias por todo o lado) podem levar o copo para beberem à vontade.

Sabão em barra e esfregão de lufa ou tricot

De certeza que lá por casa em alguma das gavetas existe uma bolsinha de tricot feita pela avó com sabonetes de cheirinho. Ou paninhos de base daqueles que já ninguém usa para os candeeiros. Pois é, são ótimos esfregões para a louça e podem embrulhar o bom velho sabão rosa/azul/macaco e assim lavem a louça ou lavarem não há problema, é tudo natural. Para além disso, cortem um pedaço de sabão a mais e têm champô e gel de banho sem embalagem.

Garrafa reutilizável

Andar na natureza é ótimo mas, principalmente no verão, convém andar hidratado! Por isso, uma garrafa que se possa utilizar várias vezes é sempre boa ideia, dica: guarda as garrafas de vidro da polpa de tomate e voilà!

Elásticos, corda e molas

Podem te salvar em momentos inesperados.

Cobertores ou edredons

Se não tiveres saco cama, não há problema, um cobertor serve.

duas pessoas no campismo tomam cafe

Comida

É neste campo que descartamos, muitas vezes, embalagens e plásticos sem fim. A melhor solução? Preparar em casa uns quantos petiscos e snacks para poder levar.

Snacks caseiros

Bolinhos salgados ou doces, falafel, fruta, frutos secos, cenouras (que mais tarde se podem partir em palitos), ovos cozidos, sandes de compota, etc. Todos estes são, hoje em dia, facilmente encontrados sem embalagens de plástico nos supermercados e feiras/mercados locais.

Recipientes e frascos de vidro

São uma boa aposta para transportar a comida: quer a que vem de casa, quer a que possam comprar no mercado ou pastelaria locais.

noite estrelada e tenda de campismo laranja

Produtos de Higiene

Esta é outra área em que facilmente gastamos muitos frasquinhos, embalagens e produtos desnecessários para cabelo, para a cara, para o corpo, para as unhas, para o banho, para depois do banho, etc. Vamos descomplicar pelo planeta e pela nossa saúde, ok?

Banho

Sabão natural (existem vários de marca portuguesa e nos supermercados) pode facilmente servir para o cabelo, cara e corpo. Se já estás a pensar que o teu cabelo é complicado e espesso e tal: sabias que se juntares um fundinho de vinagre num frasco pequeno de vidro e encheres com água (podes perfumar com lavanda ou cascas de laranja) consegues um amaciador infalível? Não, não ficas a cheirar a salada.

Hidratação

Óleo de coco é natural, fácil de conseguir e hidrata a maioria das peles, de pequenos a graúdos.

Cuidado oral

Existem inúmeras pastas naturais em frascos de vidro. Mas também existem inúmeras receitas de pasta de dentes naturais e caseiras online.

Protector solar

Já existem várias marcas no mercados com apenas ingredientes naturais: podem encontrar várias opções online ou em lojas de produtos ecológicos e naturais.

duas pessoas observam a via lactea desde à volta de uma fogueira

Compras

Mesmo que preparem comidinha boa e caseira é natural que, se acamparem mais do que dois dias, eventualmente necessitem de abastecer. Aqui, uma vez mais, a preparação é a melhor táctica.

Guardanapos e sacos de pano

Seja para as refeições, para embrulhar uma sandes para o lanche, para levar uns bolos da pastelaria ou para limpar alguma coisa que se sujou, é sempre útil ter alguns trapos e paninhos por perto. O mesmo para o pão para o pequeno almoço ou para as compras, se não tens nenhuns, não há problema: corta umas tiras de uma camisa ou lençóis velhos para guardanapos ou recorta uma t shirt velha para um saco.

Material de campismo

Por fim, se adoras acampar mas não tens todo o material: pede emprestado, afinal é algo que apenas se utiliza algumas vezes ao ano ou então espreita as mil e uma opções em segunda mão, lembra-te que o desperdício de uns é o tesouro de outros.

Autora: Janete Silva, Flearound

 

Outros artigos sobre viagens sustentáveis e campismo:

Relacionados