Viajar é diferente para toda a gente. Uns viajantes são mais preocupados e planeiam mais que outros, uns ficam meros dias nos países por onde passam, outros ficam até vários meses! Seja quanto tempo for, hoje trazemos-te uma lista de 15 coisas que deves ter atenção quando viajas para um país novo.

Apesar de alguns pontos desta lista não serem essenciais para uma viagem feliz existem 4 que são absolutamente imprescindíveis: documentação válida (passaporte e vistos), vacinas em dia e um seguro de viagem que se adeque à tua viagem. Tudo o resto é ao teu critério.

15 coisas a ter em atenção ao visitar um país novo

1 – Passaporte válido

passaporte com janela de aviao de fundo

O viajante português tem uma liberdade incrível. Para viajar dentro do espaço Schengen apenas é necessário o cartão de cidadão português. Fora desta área garante que tens passaporte válido e podes cruzar dezenas e dezenas de fronteiras sem vistos. Atenção que existem países que exigem um prazo de validade do passaporte de até 6 meses.

 

2 – Vistos

Vistos são autorizações concedidas por países à entrada de estrangeiros. Alguns países requerem um visto para entrada de portugueses. Uns permitem fazer-se à chegada, outros têm de ser feitos com antecedência (ex: E.U.A). Garante que tens a tua autorização normalizada com tempo! Podes ver mais informação sobre cada país no portal das comunidades portuguesas.

3 – Vacinas

Para a entrada no território de certos países são requeridas certas vacinas, por exemplo a febre amarela em Angola. E para entrada noutros países são altamente aconselhado outras, como por exemplo febre tifóide na Colômbia. Pesquisa o teu país de destino no Centro de Controlo e Prevenção de Doenças.

4 – Seguro de Viagem

autores travelbe4settle com tshirts da iati seguros

É essencial ter um seguro de saúde que se adeque à tua viagem. A última coisa que te queres preocupar em caso de emergência é de como arranjar um tratamento de qualidade que não acabe com a tua conta bancária. Para além de que ter um seguro de viagem vai aumentar a tua tranquilidade e confiança para aproveitares as tuas aventuras!

Os seguros da Iati são especialmente feitos para viajantes e, para além das altas coberturas médicas e em equipamento tecnológico, não tem franquias, ou seja, assumimos as despesas da assistência que necessitares desde o primeiro euro. Ainda para mais, tu não necessitas de te preocupar com nada, nem de adiantar dinheiro, nós ocupamo-nos diretamente das faturas por ti. Podes escolher entre os planos mais acessíveis e outros mais completos.

 

5 – Estação / Época

Para alguns viajantes a meteorologia não afecta a viagem, mas para outros é muito importante! Se este é o teu caso, garante que o teu país de destino não se encontra na pior época possível. Por exemplo se não gostas de frio evita invernos. Ou se não gostas de chuvas evita as épocas de chuvas dos países tropicais. Esta informação pode ser encontrada facilmente na internet.

 

6 – Eventos culturais ou religiosos

vista aerea do festival kumbh mela

Tem atenção a possíveis eventos culturais ou religiosos do país que planeias visitar, pois podem afectar a tua viagem! Por exemplo se planeias visitar os Estados Unidos da América no dia de acção de graças (Thanksgiving day) conta que as tuas viagens fiquem mais caras. Ou, se fores visitar certas zonas da Índia durante o “Kumbh Mela” o maior evento religiosos do mundo que movimenta mais de 100 milhões de pessoas, conta com dificuldades de transporte e de alojamento.

7 – Segurança – Regras Básicas

Todos os países são diferentes, e cada um vai requerer diferentes atenções da tua parte para te manteres em segurança. Investiga um pouco as regras de segurança básica dos países que visitas. Por exemplo: não andar à noite na rua na América do Sul ou não andar de mota nas grandes cidades do Sudeste Asiático.

8 – Moeda

É importante ter noção de qual a moeda local, de qual a conversão para a tua moeda e da facilidade com que conseguirás ter dinheiro no país em que visitas sem ter que pagar taxas absurdas. Existem aplicações para o telemóvel que facilmente te ajudarão com a conversão, como por exemplo XE Currency.

9 – Água da torneira é potável?

maos com torneira aberta

Coisas simples que só se dão valor quando não se têm. Muitos países em desenvolvimento não são como Portugal em que se pode beber água da torneira tranquilamente. Informa-te previamente quais são as condições de saneamento do país que visitas.

 

10 – Cartão Crédito/Débito Adequado

Garante que o tens um cartão de crédito ou débito apropriado para o país que visitas. Não queres estar na posição de alguém que confia toda a viagem num cartão que ou não é aceite ou cujas taxas para o usar são enormes.Existem cartões gratuitos como o Revolut Card que são uma alternativa bancária digital e incluem um cartão de débito pré-pago e taxas de câmbio e uso quase nulas.

11 – Fuso Horário

Caso tenhas algumas responsabilidades cujo horário é importante, seja para entregares um trabalho online ou para falares com os teus pais, talvez seja importante teres conhecimento prévio do fuso horário do país que visitas em relação ao teu país de origem.

12 – Transporte inteligente

mulher viajante com mala ao lado de um comboio verde

Qual vai ser o teu meio de transporte no país que vais visitar? Nas grandes cidades e nas pequenas vilas? Autocarro, comboio, carros privados, aplicações? Investiga quais as melhores opções quanto a segurança, preço e conforto. Por vezes aplicações como a Uber poderão ser mais seguras, mas cuidado em alguns países (como na Colômbia) estas aplicações são ilegais.

13 – Conflitos Internos ou externos

O mundo não é perfeito e existem zonas no planeta que deves evitar a todos os custos. A última coisa que queres durante a tua viagem é estar numa região que esteja em conflitos ou guerra. Isto aplica-se a conflitos internos como no caso do Myanmar e a conflitos externos como em algumas zonas do Médio Oriente.

 

14 – Apps Locais

Cada país tem a sua lista de aplicações móveis que apesar de não serem essenciais podem ajudar e muito a tua experiência. Desde aplicações para transportes públicos ou privados, informativos, mapas, restaurantes, etc. Por exemplo, se fores viajar para Bali, uma app importante a teres no teu telemóvel é a Go-Jek, tudo o que precisares, desde transporte a comida, itens de supermercado e até massagens esta aplicação irá levar-te a casa o que necessitas por um custo ridiculamente barato.

15 – Deixa-te Envolver

Esquece todos os sítios que já visitaste e tenta envolver-te ao máximo com o sítio que estás a visitar. Observa, analisa, compreende, absorve, adapta-te! Cada sítio tem a sua magia, cabe-nos a nós visitantes tentar encontrá-la!

amigos de viagem seguram um mapaChegamos assim ao fim da lista de 15 coisas que deves ter em atenção quando viajas para um país novo. Para que tudo corra tranquilamente e que aproveites ao máximo, sem preocupações!

Autor: TravelB4Settle

Conteúdo Relacionado