11th Novembro 2019 Europa Deixe um comentário

A Ruta del Cares esta localizada no Parque Nacional dos Picos da Europa, em Espanha, mais precisamente entre a aldeia de Caín e Poncebos.

E o que torna este trilho um dos mais emblemáticos e bonitos do mundo? Pois bem, um caminho de 12 km escarpado numa montanha, entre desfiladeiros, vistas vertiginosas e a natureza sempre presente. São motivos suficientes para te fazer sonhar? Não te esqueças que até nos sonhos pode haver quedas.

Por isso arrisca em segurança e contrata o seguro de viagem perfeito e que se adequa a aventureiros como tu.

trilho da ruta del cares com rio ao lado

Como foi criada a Ruta del Cares?

Entre 1916 e 1921 mais de 500 homens foram encarregados de abrir um caminho na montanha que serviu para construir um canal de alimentação da central hidroelétrica de Camarmeña-Poncebos. A parte trágica desta construção foi que cerca de 11 desses construtores faleceram.

Mais tarde, entre 1945 e 1950 foram realizadas melhorias que permitiram transformar este caminho num trilho percorrido agora por milhares de apaixonados pela natureza e as suas maravilhas.

Para quem se está a iniciar no mundo dos trilhos não precisa ter receio, é um trilho bastante acessível a qualquer pessoa, só é necessário não ter vertigens e estar pronto para caminhar 12km para um lado e mais 12 para o outro, num total de 24km.

trilho da ruta del cares pela rocha

Onde começar o trilho?

Existem duas opções: iniciar o trilho na aldeia de Poncebos ou na aldeia de Caín. Para quem começar em Caín, não terá que descer até Poncebos e voltar a subir cerca de 3km, a subida mais ingreme e difícil de todo o trilho. Mas quem iniciar o caminho em Poncebos não se vai livrar da subida, mas fará o trilho na sua totalidade e podes acreditar que será uma experiência inacreditável.

Assim sendo, aconselhamos-te a que comeces o trilho em Poncebos e desfrutes desta experiência na sua totalidade.

Iniciando em Poncebos podes deixar o carro mesmo na aldeia e seguir até Caín durante 12km. Quando chegares a Caín vais poder molhar os pés na água gelada do rio Caín, o que te vai dar força para a viagem de volta. Em Caín poderás também comprar um cajado, comer num restaurante e recuperar para a volta. Se estiveres disposto a pagar 100€ podes voltar de táxi para Poncebos. São cerca de 100km pela estrada.

Ao longo deste fantástico trilho vais poder encontrar uma companhia bastante agradável, mas uma quanto perigosa, as cabras. Estes animais vão estar ao longo do trilho muitas vezes em locais que parecem impossíveis e atentos aos turistas que estão a comer. Por isso tem cuidado se elas perceberem que tens comida podem saltar e levar a quedas.

parte do trilho da ruta del cares com vegetação e o rio cares

Recomendações práticas

  • Calçado confortável,
  • Roupa adequada incluindo um corta vento,
  • Snacks e água adequada à época;
  • Cuidado com as cabras (evitar dar comida);
  • Câmara fotográfica para registar todos os momentos;
  • Atenção durante o trilho, evitar correr ou movimentos bruscos durante o caminho;
  • Se pretendes almoçar em Caín reserva algum tempo devido às filas de espera;
  • Protetor solar, chapéu;
  • Cuidados redobrados com as crianças.

cabra nos picos da europa

O que não podes perder no Parque Nacional dos Picos da Europa

  • Fuente Dé: Sube no teleférico todo vidrado a 1823 m de altitude em apenas 4 minutos e aproveita as vistas para a montanha. Se fores no inverno, podes aproveitar as atividades na neve ou fazer o Trilho Puertos Aliva
  • Lagos de Covadonga: Vais poder encontrar o lago Enol e o lago Ercina que são lagos glaciares localizados no cimo de uma montanha com vistas arrebatadoras. Se tiveres oportunidade podes ficar alojado no refúgio Vega de Enol e desfrutar de uma verdadeira experiência de montanha;
  • Santuário de Covadonga: Um santuário no cimo da montanha com uma igreja escarpada numa gruta, uma deslumbrante construção que é procurado por religiosos e curiosos;
  • Mirador del Tombo: Um miradouro localizado num local privilegiado que permite ver a montana de baixo para cima e ler num painel os relevos da montanha.
  • Mirador del Fito: Localizado a 20km da cidade de Cangas de Onis é possível encontrar um miradouro com vista a 360º que nos faz viajar entre a montanha e a praia.
  • Sotres: Considerada a aldeia mais alta dos Picos da Europa, a cerca de 1050m de altitude tem acesso apenas de carro por uma estrada sinuosa, por isso sê prudente. Aqui vais poder encontrar aquele que é considerado o melhor queijo dos Picos da Europa, o queijo Cabrales que é maturado em cavernas naturais.

E se gostas de natureza e de trilhos em Parques Naturais, aconselhamos-te a conhecer as 10 cascatas imperdíveis do Gerês!

Autor: Tworistas