Apesar de ser cada vez mais habitual encontrarem-se pessoas a viajarem sozinhas um pouco por todo o mundo, a ideia da viagem a solo ainda é algo estranho e inconcebível para algumas pessoas. É algo que acaba por ser olhado com alguma desconfiança e com medo pela suposta solidão que implica, algo que não poderia estar mais longe da verdade.

Se o planeamento for feito com cuidado e se todas as precauções forem tomadas, incluindo, claro, a contratação de um seguro de viagem, viajar sozinho pode ser uma das melhores experiências da tua vida. Neste artigo apresentamos-te 10 motivos para te explicar o porquê desta afirmação.

Motivos pelos quais viajar a solo é maravilhoso

porque viajar a solo pelo mundo

1| Uma sensação de total liberdade

Sim, é bom partilhar experiências de viagem com alguém, principalmente com alguém de quem se goste muito e que já faça parte da tua vida, mas a liberdade de se poder ir para onde se quer, com quem se quer, às horas que se quer, é impagável.

2| Ganha-se uma confiança acrescida

Pegar numa mochila ou mala, partir para o outro lado do mundo e perceberes que és perfeitamente capaz de sobreviver sozinho num país e cultura que não é o teu, é algo que te faz sentir grande e seguro. A partir daí não há muito mais que não sejas capaz de fazer. Ultrapassas os teus medos e sentes-te no topo do mundo.

3| Passas a conhecer-te melhor

Não pode haver qualquer dúvida de que serás sempre a tua melhor companhia. Enquanto assistes a um pôr-do-sol numa praia paradisíaca, atravessas um país numa viagem de comboio de horas e horas ou bebes uma bebida fresca numa esplanada, pensas em ti, na tua vida, nos teus desejos e receios. Passas a conhecer os teus limites ou ausência deles e a perceber o que te faz bem ou não.

beneficios de viajar sozinho

4| Nunca estarás verdadeiramente sozinho

Numa viagem a solo, por mais introvertida ou extrovertida que a pessoa seja, acaba por perceber que o contacto com outras pessoas desconhecidas se torna muito mais simples. Passa a ser fácil começar uma conversa com alguém e criar amizades de um momento para o outro. Partilham-se experiências de viagens e de vida e vivem-se momentos únicos que se tornam ainda mais especiais pelo facto de estarem a ser partilhados com alguém que acabou de entrar na tua vida.

5| Interagimos mais com a população local

Para além de ver paisagens bonitas, viajar passa também por conhecer quem vive nos países visitados. Conhecer o seu dia a dia, a sua língua, o seu estilo de vida, as suas alegrias e preocupações. Passa por voltares a casa com a certeza de que estiveste realmente lá e que conseguiste absorver tudo o que os sítios por onde passaste tinham para te dar.

6| Absorves a fundo tudo o que te rodeia

Numa viagem a solo não existem distrações e como tal, acabas por dar por ti completamente embrenhado no ambiente em que estás, seja a admirar a vista pela janela do comboio ou autocarro ao mudar de cidade ou país, seja enquanto estás sentado num café ou numa esplanada. Apercebes-te de pormenores e detalhes que te passariam despercebidos se estivesses a partilhar aquele momento com outra pessoa.

porque deverias viajar sozinho pelo mundo

7| Sentes-te parte do mundo

Isto significa que te sentes parte das rotinas, dos movimentos, dos dias e das noites. Significa que ao invés de te manteres seguro e confortável no país onde sempre viveste, decidiste um dia aceitar tudo o que o mundo tem para te oferecer: novas aprendizagens, experiências, emoções e maneiras de estar, e assim tornares-te parte de algo maior.

8| Mudas as tuas prioridades

Muitas das ambições, desejos e medos que davas como certos poderão acabar por dar uma volta de 180º. Os caminhos que tinhas traçado e as prioridades que tinhas definido para a tua vida mudam, ao teres uma experiência que te ensina mais sobre ti mesmo e sobre o mundo.

9| Muda a tua maneira de estar na vida

A pessoa que volta a casa não é a mesma que, umas semanas ou meses antes, partiu de mochila às costas com a ânsia de conhecer o mundo. A pessoa que aterra novamente no país que a viu nascer e crescer está mais segura, mais confiante, aprendeu a levar a vida um dia de cada vez, está mais aberta a novas pessoas, experiências e caminhos.

razoes para viajar sozinha

10| Ganhas um dos melhores vícios que existem

É difícil voltar de uma viagem a solo e não começar de imediato a pensar na próxima oportunidade de pôr a mochila às costas e partir. És violentamente picado pelo bichinho das viagens e para isso não há antídoto.

E agora que já conheces 10 dos principais motivos para viajar sozinho, ficaste com vontade de experimentar? Nós recomendamos que comeces pela Ásia e por um destes cinco destinos asiáticos perfeitos para uma viagem a solo.

Artigo escrito por: Joland

Conteúdo Relacionado