Amesterdão é uma cidade com muitas opções de museus, atividades, pontos turísticos para visitar, etc. e por esse motivo fazemos a seguinte pergunta: por que não adicionares um ou mais dias à tua viagem e conheceres também outras belezas fora do roteiro mais comum? Neste artigo, queremos inspirar-te a descobrir outras atrações, talvez menos conhecidas, mas igualmente fabulosas, da região. Reserva já o seguro de saúde internacional IATI Básico, perfeito para uma escapadela pela Europa, e vem connosco explorar os arredores de Amesterdão!

campo de tulipas de varias cores e moinhos tipicos da holanda

5 Locais fora do roteiro normal de Amesterdão

Estes locais que hoje te recomendamos fogem do típico passeio a Keukenhof (que poderás fazer num outro dia, não deixes passar a oportunidade!) e por isso os sugerimos! Se já conheces Amesterdão ou gostarias de passar mais alguns dias nesta zona da Holanda e conhecer um pouco melhor como é a vida por aqui, continua a ler!

NDSM-Wharf

pessoas convivem em mobilia prefabricada no ndsm wharf

O NDSM é uma zona industrial que está a ganhar vida, com muita arte de rua e cores, e merece ser descoberta! Para chegar lá, basta embarcar na rota 906 do ferry gratuito que parte de Centraal Station rumo a NDSM a cada 30 minutos aproximadamente. Nesta região no norte de Amesterdão, encontrarás uma praia fluvial, um bar feito em contentores coloridos, um gigantesco armazém que recebe mercados mensais e abriga estúdios de arte, e paredes e mais paredes com impressionantes murais.

Zaanse Schans

casas na margem do rio em zaanse schans ao por do sol

Visitar Zaanse Schans é como viajar no tempo, diretamente para a Holanda dos séculos XVII e XVIII. Com a arquitetura e atmosfera originais mantidas, este adorável vilarejo tipicamente holandês atrai turistas de todo o mundo, especialmente pela sua proximidade a Amesterdão, já que está a apenas 22km de distância da cidade e é facilmente acessível pelos transportes públicos (comboio, autocarro ou ferry). Esta visita é imprescindível para quem quer admirar os moinhos e as construções tradicionais, aprender sobre o processo de fabricação e história dos tamancos de madeira, conhecer uma fábrica de queijo e visitar alguns dos pequenos museus que ocupam as casas da vila.

Muiderslot Castle

entrada principal do castelo de muiderslot

Com mais de 700 anos de história, o castelo e os jardins de Muiderslot são outra das atrações que merece uma visita. Este castelo, cercado por água, foi construído no século XIII com o propósito de servir como fortaleza que os defendesse dos inimigos e, ao visitá-lo, podes descobrir mais sobre a história que marcou o local. Podes visitá-los desde Amesterdão utilizando os transportes públicos (comboio, autocarro e ferry durante o verão). Para consultar os horários de visita ao castelo e os preços dos bilhetes, acede ao site oficial.

Haarlem

vsta panoramica nas margens da cidade de haarlem e do seu moinho

Haarlem é uma bela cidade a apenas 15 minutos de comboio de Amesterdão, a partir da estação Centraal, então não há motivos para não a visitares! Conhecida como a cidade das flores, Haarlem é uma importante produtora de tulipas, mas esta não é a única atração da cidade. Não deixes de conhecer a Grote Markt, a principal praça da cidade, onde está localizada a Catedral de São Bavão e é circundada por construçõesmuito bonitas  como o Hoofdwacht, o prédio mais antigo do Haarlem, e diversos bares e restaurantes. Todas as segundas e sábados, ocorre nesta praça o mercado de rua da cidade, com uma infindável variedade de produtos frescos e regionais. Outros pontos icónicos da cidade são o moinho Molen de Adriaan e o antigo portão Amsterdamse Poort, localizados às margens do rio Spaarne. Para os amantes da arte, recomendamos uma visita ao Frans Hals Museum, onde encontrarás arte clássica, contemporânea e fotografia. Além disso, Haarlem pode ser uma boa opção para alojamento, caso queiras ficar hospedado perto do centro de Amesterdão.

Volendam

vista panoramica das margens de voledam, com um barco atracado

A nossa última, mas não menos importante, sugestão de passeio de um dia a partir de Amesterdão é Volendam, um encantador vilarejo de pescadores! A cerca de 25km de Amesterdão, é possível chegar a Volendam utilizndo o transporte público e aproveitar o mesmo dia para conhecer outros vilarejos da região, como Edam ou Marken. A melhor maneira de conhecer esta cidade é perder-se pelas suas ruelas, contemplando a arquitetura típica; passear pelas margens do lago Ijselmeer e conhecer o dique, que mantém o vilarejo em segurança, mesmo abaixo do nível do lago. Por lá também encontrarás pessoas vestidas com os trajes tradicionais holandeses e poderás alugar roupas para tirar fotos e sentir-te numa viagem à Holanda antiga.

Gostaste das nossas sugestões? Temos outros artigos que te poderão ajudar a planear a tua próxima viagem a Amesterdão. Recomendamos que leias o nosso artigo sobre as 10 visitas imprescindíveis na Holanda!

 

Autora: Amanda sem Fronteiras

Relacionados