Quantas vezes sonhaste em alcançar lugares que te levam ao limite no planeta Terra? Estás no sítio certo, sabes mais sobre a viagem a Svalbard na Noruega.

Na IATI, especialistas em seguros de viagem, adoramos levar-te a lugares únicos, viajar connosco e inspirá-lo com destinos invulgares. O destino de hoje é um deles. Gostarias de saber mais sobre o local com a maior população de ursos polares e onde se encontra o chamado “Cofre do Dia do Juízo Final?”

Então preparem o vosso equipamento de aventura, hoje vamos numa viagem a Svalbard, o lugar mais povoado do norte do mundo.

Viajar para Svalbard

Svalbard é uma ilha pertencente ao Reino da Noruega. Localizada entre os paralelos 78 e 81, é uma das áreas terrestres mais boreais do planeta e é o lar de Longyearbyen, a cidade que tem o privilégio de ser o centro populacional civil mais próximo de um pólo (tanto a norte como a sul) da Terra.

neve a cobrir uma montanha em Svalbard na Noruega

Esta cidade de 2.000 habitantes surgiu há mais de 100 anos como um lugar para mineiros que aqui vinham para extrair carvão. Atualmente, as minas e instalações mineiras fazem parte da atração turística da cidade.
Tudo nesta ilha é peculiar e, apesar de ser um lugar tão isolado, há muitas coisas para fazer numa viagem a Svalbard, dependendo da época do ano que a visitas.

Quando ir para Svalbard

Devido à sua localização, este arquipélago passa três meses em escuridão absoluta (durante o Inverno do norte) e três meses em luz constante (durante o Verão do norte). Os únicos períodos em que a noite e o dia coexistem em proporções iguais são por volta dos meses de Março-Abril e Setembro-Outubro. Embora seja possível desfrutares da tua viagem a Svalbard na Noruega durante todo o ano, a melhor altura para ir seria entre períodos em que a escuridão e a luz permitem alguma variedade.

Atividades em Svalbard na época de Inverno:

Nos meses de Inverno-primavera as atividades a realizar são as relacionadas com a neve. O frio é um fator a ter em conta (as temperaturas variam de -10 a -25 graus Celsius). Estas atividades podem ser:

  • Snowshoeing
  • Ski
  • Expedições de motos de neve a diferentes partes remotas da ilha (como a costa ocidental, onde se podem encontrar ursos polares ou a cidade fantasma russa de Pyramiden)
  • Espeleologia em cavernas de gelo
  • Caçar a Aurora Boreal. Svalbard é um dos melhores lugares para veres este fenómeno luminoso, devido aos seus céus limpos
  • Passeios de balão de ar quente
  • Passeios de bicicleta na neve

casas típicas em Svalbard na Noruega

Atividades em Svalbard na época de Verão:

Após o degelo, a paisagem muda dramaticamente, a terra torna-se novamente visível e o mar torna-se navegável. Algumas das atividades que podem ser realizadas são:

  • Rotas de trekking de um ou vários dias para montanhas perto de Longyearbyen, tais como Trollstein ou Sarkofagen
  • Passeios de caiaque
  • Cruzeiros de barco ao longo da costa de Svalbard para diferentes povoações
  • Safari para ver morsas
  • Passeios de quadriciclo
  • Passeios de bicicleta

urso polar a rebolar no chão em Svalbard na Noruega

Atividades em Svalbard ao longo de todo o ano:

Visita o Global Seed Vault: Este é o local onde são armazenadas as sementes de praticamente todas as espécies de plantas do planeta. A razão é muito simples: no caso de se dar uma catástrofe planetária. Este bunker à prova de bombas tem a chave da vida.

Entra na mina de carvão número 3: Uma das minas do Vale de Longyearbyen está aberta a visitantes. Isto dá-te uma visão em primeira mão sobre a dura vida dos mineiros no século passado.

Visita ao Museu do Ártico: Este museu, situado em Longyearbyen, proporciona uma visão da vida, flora e fauna do arquipélago, bem como da história humana a ele associada.

aurora boreal em Svalbard na Noruega

Como podes ver, há muitas coisas para fazer numa viagem a Svalbard, mas há um pequeno inconveniente nas atividades fora de Longyearbyen: todas elas devem ser feitas com um guia armado. Como mencionado no início, esta ilha tem a maior população de ursos polares do mundo. Os ursos polares, embora encontrados em latitudes mais elevadas e em direção à costa oriental, deixam por vezes estas áreas em busca de alimento. Sem querer assustar-te, temos de te dizer que no passado houve incidentes em que viajantes involuntários se deslocaram para fora do perímetro de segurança e tiveram um final trágico. Lembra-te de manter a tua segurança em primeiro lugar.

Como chegar lá e onde dormir na tua viagem a Svalbard

Chegar a Svalbard só é possível de avião a partir das cidades de Tromso e Oslo. Duas companhias aéreas fornecem estas ligações, a Norwegian e a Scandinavian Airlines (SAS). Os voos não são diários e os preços variam muito dependendo da estação do ano e até da semana.

foca na neve em Svalbard na Noruega

Longyearbyen desenvolveu-se de um povoado mineiro para um local de residência para investigadores e turistas. Como resultado, existem muitos hotéis e albergues, bem como redes de alojamento alternativo. No entanto, durante a época alta (Março-Abril) há um grande fluxo de visitantes, o que torna obrigatória a marcação com um par de meses de antecedência.

Preparado para a tua viagem a Svalbard na Noruega? Não hesites, uma viagem a Svalbard é uma das experiências mais interessantes que podes ter. Se o frio, os ursos polares ou a vertigem de te encontrares num dos lugares mais extremos do planeta não são suficientes para te assustar, vai em frente. Depois disso, provavelmente vais querer mais.

Artigo escrito por Dani Keral de A Creative Journey