28th Dezembro 2018 Dicas e Conselhos de Viagem Deixe um comentário

É indiscutível que a chegada de um novo ano provoca o sentimento de reflexão, renovação e esperança em todo o mundo. Nós, da IATI Seguros, líderes em seguros de viagens adaptados às tuas necessidades, listamos 6 tradições e superstições de diversos países para atrair boa sorte e reforçar os teus desejos para o ano novo! Quais vais adotar?

Tradições e superstições à volta do mundo

1. O cardápio da prosperidade

Em Portugal, Espanha, Brasil e México a cada uma das últimas 12 badaladas antes da meia noite, deve-se comer uma uva, para atrair prosperidade nos 12 meses do novo ano!

No cardápio do ano novo brasileiro, as aves ficam de fora, porque “frango cisca para trás”, e ninguém quer regredir no novo ano! Por outro lado, o que provavelmente está em todas as mesas é a sopa de lentilha, para atrair riqueza.

tradições e superstições de ano novo em portugal

2. Vestidos para atrair…

No Brasil, não há dúvida sobre a cor da roupa do dia: branca, para trazer paz e harmonia no novo ano. Já nas Filipinas, costuma-se usar roupas estampadas com muitas bolinhas, uma vez que os filipinos acreditam que os círculos atraem dinheiro para o ano que segue. Em Itália e no Vietnam, é regra é usar roupa nova, afinal, é hora de renovar!

Já a roupa íntima, deve ser colorida, sendo que cada cor tem um significado e desejo especial para os brasileiros, mexicanos e bolivianos. O verde, por exemplo, representa sorte e esperança, enquanto o amarelo chama a riqueza, o rosa pede por amor e o vermelho por paixão. Mas se você estiver na Turquia, Itália ou China, sem dúvidas, a roupa íntima será vermelha, para atrair boa sorte!

tradições e superstições de ano novo no vietnam

3. Vamos fazer bagunça, mas é porque te desejamos muita sorte!

Na Dinamarca, os visitantes costumam quebrar suas louças na porta de entrada da casa dos amigos e família. Os donos da casa vão lá deixar esta loiça partida, com o intuito de mostrar ao vizinhos o quão queridos são!

tradições e superstições de ano novo na dinamarca

4. Love is in the air

Tem tradição mais romântica para o ano novo do que a americana e canadiana? Diz-se que o beijo à meia-noite tem origem em superstições da era medieval, que levaram também à tradição inglesa, que acredita que a primeira pessoa vista após a meia-noite ditará a tua sorte para o ano recém-chegado: se for um homem de cabelo escuro, trazendo à tua casa sal, carvão e pão, o teu ano será muito próspero e não faltará comida, calor e dinheiro!

tradições e superstições de ano novo nos estados unidos

5. Vamos pular!

Muitos brasileiros também vão à praia pular 7 ondas, para terem forças para ultrapassar as dificuldades que surgirem e fazerem um pedido à cada onda. Esta tradição é de origem africana e reflete as crenças da religião umbanda, mas é adotada por muitos, mesmo que não sejam seguidores desta religião. Já na Dinamarca, onde o mar é muito gelado para pular-se ondas no inverno, costuma-se saltar de cima de cadeiras ou do sofá, representando “um salto em frente” e a superação das adversidades do novo ano.

tradições e superstições de ano novo no brasil

6. O nosso desejo para o ano novo é… VIAJAR!

Na Colômbia e México, se teu desejo é viajar muito no próximo ano, não esqueça de levar a tua mala vazia para uma caminhada pelo quarteirão, ou ao redor da casa, à meia noite! Esta é, sem dúvidas, a tradição que todos nós da Iati Seguros vamos adotar por aqui! Tu também?

tradições e superstições de ano novo no mexico

Então, já decidiste quais as tradições de ano novo que vais começar a seguir? Antes de iniciar essa temporada cheia de viagens, não esqueça de contratar o teu seguro com a Iati Seguros e aventura-te tranquilo! E no próximo ano não te esqueças de escolher uma destas 5 fabulosas cidades para passar o Reveillón!

 

Artigo escrito por: Amanda sem fronteiras