23rd Janeiro 2020 Gap Year Deixe um comentário

O voluntariado internacional é uma tendência que tem vindo a ganhar expressão nas últimas décadas com milhões de voluntários a viajar anualmente. São diversas as razões que levam cada vez mais pessoas a sair de casa para contribuir para o desenvolvimento de comunidades geograficamente distantes.

Os seres humanos têm este sentido de querer contribuir e o voluntariado é uma excelente forma de fazer a diferença na vida dos outros. Uma das principais razões que leva as pessoas a procurar este tipo de experiência é o impacto positivo que cada pessoa sente que tem na vida da comunidade por onde passa e nos habitantes que nela habitam. Além disso, é uma oportunidade de estar integrado numa comunidade com uma cultura completamente diferente e uma excelente forma de desenvolver novas competências.

Durante a tua experiência no estrangeiro serás apoiado por uma organização local que te irá ajudar a adaptar ao contexto onde estás inserido, dando as ferramentas para que desenvolvas o teu trabalho e para que te prepares para as diferenças culturais. Ainda assim, vais estar num ambiente completamente diferente do teu a lidar com situações sensíveis e, muitas vezes, em situações precárias onde podem surgir imprevistos por isso não te esqueças de tratar do seguro de viagem antes.

varios voluntarios abraçados e de costas

Tipos de voluntariado internacional

Da mesma forma que existem mais voluntários, também existem cada vez mais oportunidades de voluntariado. Há oportunidades para todos os gostos e feitios. É importante fazer uma pesquisa exaustiva para termos a certeza de que estamos a escolher a oportunidade certa para nós. Neste artigo, procuramos esclarecer os diferentes tipos de voluntariado que vais encontrar para que escolhas a experiência de voluntariado mais adequada aos teus objetivos.

Voluntariado Ambiental

criança apanha lixo do chao

Comecemos pelo ambiente. Aquilo que te move é a proteção e conservação de espécies e da natureza? Despertar a consciência ambiental nas comunidades locais? Cuidar de animais?

O objetivo deste tipo de voluntariado é que contribuas para a proteção de ecossistemas existentes, promovendo a sustentabilidade nas comunidades locais. Pode ser feito através da limpeza de florestas, de programas de sensibilização ambiental, cuidando de animais feridos num centro de proteção, entre outras atividades. Tem em consideração que este tipo de voluntariado costuma ser exigente fisicamente devido ao esforço inerente às tarefas realizadas.

 

Voluntariado Cultural

És apaixonado por cultura? Imaginas-te a desenvolver atividades que promovam a arte? Então aqui tens a oportunidade de imergir nas tradições locais enquanto desenvolves trabalho relacionado com a recuperação e difusão do património histórico, assim como a promoção da criatividade. Podes tanto fazer voluntariado numa entidade de apoio ao desenvolvimento turístico, como em festas culturais da comunidade ou exposições de movimentos artísticos.

 

Voluntariado Educativo

mulher escreve num quadro de giz

Voluntariado em Educação é para aqueles que querem partilhar os seus conhecimentos e experiência para dar empowerment às comunidades locais. Embora o possas fazer nas mais diversas áreas, ensinar inglês como segunda língua é o mais comum. Os alunos podem ser de todas as idades e terem os mais diversos interesses. Existem organizações que pedem para ser uma certificação para dar aulas de inglês como o TEFL / TESL, enquanto outros se baseiam apenas na tua fluência e no teu background.

 

Voluntariado em Saúde

dois medicos verificam pressao arterial

A maioria das oportunidades na área da Saúde necessita de uma certificação e treino adequado para as funções a desempenhar. No entanto, há organizações que oferecem formação no terreno para desempenhar tarefas mais simples.

Neste caso, é importante ter em mente a tua responsabilidade por estares a cuidar diretamente da saúde dos membros da comunidade, desempenhando um papel vital. Os programas podem ir desde a acompanhamento médico a pessoas desfavorecidas, prevenir doenças através de iniciativas de saúde pública ou sensibilização da comunidade para as questões da Saúde.

 

Voluntariado Social

rapaz pinta uma casa

Gostas de estar próximo de pessoas? Então este é o teu tipo de voluntariado e aquele que é mais comum. O objetivo é desenvolver atividades que melhorem a qualidade de vida das pessoas destinatárias ao projeto, como por exemplo, pessoas com limitações físicas ou cognitivas, crianças / adolescentes, idosos, imigrantes e refugiados, entre outros. As tarefas realizadas variam consoante o tipo de projeto, mas estão relacionadas com organizar de atividades de lazer e cultura, construir infraestruturas para a comunidade local, dar competências para que as possam aplicar na sua vida ou apoiar a organização no trabalho administrativo.

 

Agora que já conheces 5 tipos de voluntariado internacional, chegou a altura de começares a tua pesquisa. Infelizmente, são comuns as histórias sobre organizações que se aproveitam da vulnerabilidade das populações ou de um ecossistema desfavorecido para lucrar com a generosidade dos voluntários. Por isso, a pesquisa é fundamental. Procura organizações com boas referências de participantes, de patrocinadores e da população local. Entra em contacto com eles com antecedência para saberes de que forma é que te podem ajudar nos preparativos da viagem ou para te colocarem em contacto com ex-voluntários. É importante que faças uma pesquisa exaustiva para que a tua experiência seja o mais enriquecedora possível e para que tenhas um impacto positivo para a comunidade local. Além disso, reflete se aquilo que procuras realizar é voluntariado ou voluntarismo. Não sabes a diferença? Descobre aqui.

Chegou a altura de meter as mãos na massa. Começa a planear a tua experiência de voluntariado internacional tendo em conta os teus objetivos. Vamos lá tornar o mundo um lugar melhor!

Autores: Gap Year Portugal

Relacionados