Um pequeno paraíso tão perto do Alentejo, um diamante já descoberto, mas que ainda precisa de ser muito polido. Esta talvez seja a melhor definição que encontramos para a nossa Costa Alentejana. Mas, até não polir este diamante, vamos dar-te algumas dicas, principalmente acerca do que não podes perder nesta viagem à Costa Vicentina. Sim, sugerimos que depois disto, faças as malas de imediato e nunca descuides a tua segurança: lançamos o IATI Escapadinhas, o seguro perfeito para umas férias em Portugal!

praia zambujeira roadtrip costa vicentina

O que ver na Costa Alentejana

A Costa Vicentina é a faixa do litoral entre Odeceixe e Burgau, onde há uma mistura de cheiros, de cores, de sons e de, imagine-se, coisas para fazer, porque há praia, há campo, há natureza e há pessoas diferentes, que podemos (e devemos) conhecer.

Mas vamos viajar e descobrir sítio a sítio, nesta Road Trip pela Costa Alentejana que, prometemos, é imbatível.

 Tróia

Tróia fica de frente para Setúbal, no concelho de Grândola, e acreditamos que seja uma das primeiras maravilhas da Costa Vicentina. Com quilómetros de areal e um mar calmo, Tróia tem uma série de atrações – desde uma estância com hotéis, casino, marina e campo de golfe; a sítios onde podes acampar. Tróia está cada vez mais na moda e, no verão, as praias costumam estar com muita gente e é difícil de encontrar um lugar para estacionar, tal como na Comporta, outra das praias que nos deixam de boca aberta. Mas ainda assim aconselhamos-te a fazer uma paragem até lá e a veres como a areia fina se entrelaça dentro de ti, esteja ou não vento… E tem atenção ao mar, por vezes os golfinhos passam para dizer “adeus”.

praia de troia roadtrip pela costa vicentina

Comporta

A Comporta é conhecida pela nidificação de cegonhas brancas, pela praia e pelos restaurantes de peixes grelhados. Tem também o famoso restaurante Museu do Arroz, que alinha a boa comida a um ambiente descontraído. Atenção é aos mosquitos ao final da tarde, devido à proximidade com os arrozais. Não desesperes; porque no fim tudo irá fazer valer a pena.

A Praia da Comporta encontra-se situada nos limites da Reserva Natural do Estuário do Sado, e por isso é um espaço natural preservado, onde se conserva a vegetação dunar original, rodeada por pinhal. Praia e campo, não há combinação melhor!

praia comporta roadtrip costa alentejana

Praia do Carvalhal

Se desceres mais um bocadinho, até perto de Grândola, irás encontrar outras praias, e também com uma beleza incrível; mas talvez com menos pessoas. Tens, por exemplo, a Praia do Carvalhal, que fica a cerca de 16 minutos de carro da Comporta, situada entre as lagoas de Travessa e Formosa. E tem ainda um excelente estacionamento. Para além de poderes sentir que estás algures no México, podes também ir fazer umas aulas de kitesurf. Arriscas?

praia carvalhal roadtrip costa alentejana

Praia do Pego e Praia da Galé – Fontainhas do Mar

Se ainda não ficaste satisfeito, pega no carro, conduz mais 10 minutos, e chegas à Praia do Pego, com bandeira azul, muito tranquila e com uma água fantástica. Ou então, podes optar por continuar a descer, e vais ter à Praia da Galé – Fontainhas do Mar, que tem uma beleza selvagem, difícil de descrever. Por isso, o nosso conselho é somente um: vai até lá. Descobre. Viaja. Aventura-te e surpreende-te. O acesso até esta praia tem de ser feito pelo parque de campismo da Galé e podes aproveitar para fazer uma sessão fotográfica com a falésia, em tons de laranja. Ou uma selfie, com o mar por trás… Dá asas à imaginação e, se quiseres, envia-nos essa fotografia, para nos fazer roer de inveja.

praia da gale roadtrip pela costa vicentina

Praia da Aberta Nova

Perto desta praia, tens outra também vigiada e com café/restaurante. A Praia da Aberta Nova, em Melides, é fantástica, com muito areal e um mar soberbo. Já está na mira de muitos portugueses e, desde há 10 anos para cá, que deixou de ser uma praia com pouca gente. Mas ainda não é um Algarve em pleno mês de agosto. Junto aos dois parques de estacionamento que existem, tens de ir visitar o miradouro ou parque de merendas, para desfrutares de uma paisagem única desde Sines até à Serra da Arrábida.

E sabias que podes aventurar-te nesta praia? Que tal experimentares um voo com asa delta? És capaz?

praia aberta nova roadtrip costa alentejana

Praia da Vigia

Vamos admitir, esta tarefa não está a ser assim tão fácil. Achamos que te conseguiríamos levar numa Road Trip pela Costa Alentejana em poucos minutos, mas damos por nós a pensar que todas as praias têm a sua pequena maravilha e devem ser conhecidas. É difícil fazer uma boa filtragem mas, por isso mesmo, aconselhamos a que tires alguns dias para descobrir estas pequenas maravilhas. Uma autocaravana seria o ideal. E não podíamos deixar de lado a Praia da Vigia, ou “Praia do Cemitério”, porque só chegas lá através de uma entrada que indica cemitério à saída de Melides. É uma espécie de praia secreta, verdadeiramente selvagem, com um mar transparente, um areal a perder de vista e, imaginem, poucas pessoas. Portanto, vale mesmo a pena!

praia da vigia roadtrip pela costa vicentina

Lagoa de Santo André e Praia da Lagoa de Santo André

Juntamente com a Lagoa de Sancha, foi criada a Reserva Natural das Lagoas de Santo André e da Sancha, com o intuito de proteger e preservar estas zonas húmidas que albergam habitats de grande valor natural. Fica a cerca de 14 minutos da Praia de Melides e esta ampla lagoa, com uns metros de profundidade, tem também uma extensa reserva natural de pinheiros, ou seja, continuamos neste binómio de praia-campo.

Mas junto a esta Lagoa, e integrada na área de Reserva Natural, a Praia da Costa de Santo André está banhada pelas águas da tranquila lagoa, assim como pelas águas do mar, sendo rodeada pelas dunas com uma areia que brilha. Mas atenção: o mar é agitado e tens de ter cuidado com a corrente. Se preferires algo mais calmo, vai para a Lagoa, e fica a deslumbrar as diversas espécies de aves que ali nidificam. É um bom programa para um fim de tarde, ou não?

lagoa santo andre roadtrip costa vicentina

Praias de Sines e Porto Covo

Esta zona é tão bonita, tão pura e com tanta história para contar. Sines, onde nasceu Vasco da Gama, tem praias absolutamente incríveis, mas de difícil acesso e, só quem sabe, vai lá ter. Fora isso, tem as praias mais conhecidas, como a Praia de São Torpes, com areia rija e um mar calmo quando quer. Tens várias escolas de surf e vários surfistas e pescadores que já fazem parte da “decoração” deste sítio… Mas além das praias, na tua próxima Road Trip pela Costa Vicentina não podes perder a vila; o castelo de Sines e se gostares muito de música, o Festival Músicas do Mundo, que acontece normalmente no fim de julho. Imaginas-te numas ruas íngremes, com um castelo no topo, muita música, muitos estilos diferentes de pessoas e muitas bancas com coisas à venda? É assim que se vive no Festival Músicas do Mundo onde, muitas vezes, sentes que voltaste às épocas medievais.

praia de sines roadtrip costa alentejana

Já em Porto Covo tens uma vila charmosa e tão acolhedora que devias lá ir só para a conhecer de perto. Não te esqueças de incluí-la quando fizeres a Costa Vicentina. Também tens praias maravilhosas, como a Praia dos Buizinhos, muito pequena, mas muito bonita. O mar é calmo, mas a praia não é vigiada; e atenção que com a maré cheia esta praia desaparece. A praia mais conhecida em Porto Covo é a Praia Grande de Porto Covo, e está mesmo muito na “moda”. E sabes o que é melhor nisto tudo? É que há sempre pessoas a venderem bolas de Berlim! Portanto, sim, estas praias são mesmo conhecidas mas, como te dissemos, ainda há pequenos sítios sem ninguém… É uma questão de explorares e aventurares-te!

A cerca de 10 minutos de carro, para sul de Porto Covo, fica a Praia da Ilha do Pessegueiro. Mar calmo, mas água fria… Mas esta é bem conhecida porque, como dizia o nosso Rui Veloso, “Havia um pessegueiro na ilha, Plantado por um Vizir de Odemira, Que dizem que por amor se matou novo, Aqui, no lugar de Porto Côvo…” Portanto, nem que seja só para conhecerem esta pequena maravilha, vão até lá.

praia porto covo roadtrip costa vicentina

Vila Nova de Milfontes

Talvez este tenha sido o sítio que começou a ficar na “moda” mais cedo. Vila Nova já é conhecida há muitos anos mas, hoje em dia, é um “Mini Algarve”. As pessoas deliram com Vila Nova de Milfontes e, mesmo que o sol não espreite, há muitas coisas que podes fazer.

As praias continuam a ser autênticos paraísos, mas a água continua a ser mais fria do que as do Algarve. Há várias praias conhecidas, como a Praia dos Aivados, onde não há indicações para lá chegar e muita gente se engana, mas não é uma praia deserta. É uma praia com boas ondas, o que atrai também os surfistas mas, a praia mais conhecida desta zona, é a Praia do Malhão. E há tanta coisa para fazer nesta mística praia, desde passeios pelo longo areal, “surfar” umas ondas ou aproveitar um pôr do sol maravilhoso. E agora tem estacionamento, o que é uma grande vantagem.

Tens também a Praia do Farol, mas muito lotada, e cerca de 10 minutos a pé, a Praia da Franquia na foz do rio, uma praia com umas águas muito calmas e com bom acesso.

Além disto, podes sempre aproveitar para comer bem nas dezenas de restaurantes que existem e, depois disso, dar um pé de dança à noite. Outra das nossas sugestões, mas dependendo muito do tipo de viagem que estás a fazer, é ficares num turismo rural. Mas vais sempre dar ao mesmo – a beleza da praia ou da piscina, aliada às maravilhas da natureza, do campo e do ar puro que podes respirar ali.

Como já é um ponto mais turístico, podes aproveitar para fazer algumas atividades, como paddle, surf, ou passeios de barco no rio Mira. Atreve-te também a alugar uma bicicleta e pedalar pela vila de Mil Fontes, e visitar o maravilhoso castelo, o Forte de São Clemente.

praia milfontes roadtrip costa vicentina

Zambujeira do Mar e Odeceixe

Se gostas de festivais, não percas o Meo Sudoeste, em agosto, na Zambujeira do Mar e, durante o dia, em que não há concertos para veres, podes visitar a Praia da Zambujeira do Mar ou a Praia de Odeceixe. Se preferes tranquilidade, não visites estes sítios durante esta altura.

A praia da Zambujeira do Mar tem uma costa rasgada e vincada, pequenos segredos à espera de serem revelados e muitas maravilhas para serem vistas. Os restaurantes e os hotéis continuam a ser absolutos requintes.

Odeceixe é a nossa última paragem, por hoje, isto porque já está fora da Costa Alentejana, pertence ao Algarve, mas como fica tão perto da Zambujeira, não poderíamos deixar de visitar, devido ao vasto areal banhado pelo rio, de águas calmas, com bons acessos e restaurantes por perto. É uma praia que se desenvolve para os dois lados de uma ribeira, proporcionando ótimos banhos, seja de mar ou de rio. E aqui ainda há praias quase desertas, como a Praia das Adegas, o Vale dos Homens, Carriagem, Amoreira e Monte Clérigo, praias situadas entre arribas cobertas de vegetação. E independentemente de todas as coisas que possas gostar de fazer numa praia deserta, tens uma que é do agrado de todos os amantes de animais – levar os cães para a praia… Também merecem!

praia odeceixe roadtrip costa vicentina

Se quiseres continuar viagem e continuar a descer a costa, vais ter outras descobertas a fazer, nas praias do Algarve. São absolutamente maravilhosas mas, diz-se por aí, que quem experimenta a Costa Vicentina não quer outra coisa. E tu, achas que também vai acontecer o mesmo contigo?

 

Artigo escrito por: TravelB4Settle

Conteúdo Relacionado