Actualmente existem inúmeras ferramentas, plataformas e recursos que ajudam os viajantes na planificação e logística das suas aventuras. De uma forma ou de outra, todos os meios que vamos partilhar hoje, vão salvar tempo e dinheiro a todos aqueles que têm uma viagem pela frente.

planificaçao de viagem no computador

Recursos e ferramentas para usares durante a tua viagem

Seguro de Viagens: Iati – Seja uma viagem curta ou longa, longe ou até mais perto, é imprescindível contratar um seguro para precaver quaisquer imprevistos que possam acontecer.

Voos: Skyscanner, Momondo & Kayak – Qualquer um destes motores de pesquisa de voos vai te permitir comparar os melhores preços entre diferentes companhia aéreas, datas e aeroportos na mesma página. Ao utilizares estas páginas poupas imenso tempo na planificação das tuas viagens.

pagina de seguros de viagens num telemovel

Direções e mapas: Google Maps & Wase – Ambas pertencentes ao grupo da Google, estas aplicações vão-te ajudar a deslocares-te nas cidades que queres explorar. Basta fazeres o download do mapa offline para poderes seguir direções mesmo sem internet no telemóvel.

Comunicação: Google Translate – Como é normal, nem toda a gente vai falar os mesmos idiomas que tu e, mesmo que a mímica passe a ser a tua melhor aliada, em alguns momentos o tradutor do Google vai-te salvar de situações peculiares. Pode ser uma simples palavra num restaurante, um detalhe sobre a estadia ou mesmo uma conversa com um local, é sempre bom contar com o amigo Google que fala todos os idiomas. Dica: podes inclusivamente pedir à pessoa que está a tentar dizer-te algo que repita para o telemóvel (com a aplicação aberta na opção de gravação de voz) de forma a entenderes.

Transferências e levantamentos: Revolut – Os bancos e contas que utilizas no dia a dia cobram, por norma, um importe considerável para fazeres movimentos internacionais ou levantamentos num país estrangeiro. O cartão Revolut, permite-te fazer levantamentos e movimentos (maioritariamente) sem custos e na maioria dos países do mundo.

mulher com portatil a navegar na pagina da home away

Acomodação: Airbnb, Booking & Agoda – Seja qual for o destino para o qual vais viajar, se existem casas de hóspedes, hotéis ou pensões, vão estar numa destas plataformas. Recomendamos que optem sempre por negócios familiares de locais que são, por norma, mais baratos e a forma mais eficiente de contactar com a cultura local.

Contacto com locais: Couchsurfing – Se preferires não gastar dinheiro e partilhar o espaço com um local, podes sempre utilizar esta plataforma para ficar no sofá, no quarto extra ou mesmo no chão da sala de alguém que quer partilhar o seu dia a dia com pessoas de outras culturas.

Trabalho e estadia: Workaway & World Backpackers – Outra das formas de poupar dinheiro ao mesmo tempo que mergulhas na cultura local, é oferecer algum tipo de serviço em troca de estadia e comida. O teu tempo pode ser passado na recepção de um hostel, a tirar fotos para as redes sociais de uma nova casa de hóspedes ou a tratar da horta ou de uma quinta no interior. Existem trabalhos e serviços para todos os gostos e para todos, basta procurar.

Registo de Contas: Splitwise – Se não viajas sozinho, esta aplicação vai ser a tua fiel amiga das finanças. Aqui, não precisas de te preocupar em escrever todos os gastos e fazer contas para entender quem pagou o quê ou quem deve a quem. Crias o nome da viagem na aplicação, acrescentas quem faz parte dela e cada vez que houver um gasto podes escolher quem pagou, quem entrou na conta (pode ser um gasto de apenas metade do grupo) e as contas são feitas automaticamente.

Locais a visitar: Tripadvisor – Este site não é, provavelmente, novidade para ninguém, no entanto é sempre bom recordar que o bom velho TripAdvisor é uma ótima fonte para encontrar restaurantes locais e a bom preço com opiniões de outros visitantes e locais.

Partilha de dicas: Grupos do Facebook – Nem todos utilizam esta tática mas é das melhores para encontrar contactos de locais (motoristas, guias, donos de casa de hóspedes) e dicas que nem sempre se encontra nos blogs ou na internet. Basta colocar backpackers e o nome do país e pedir para aderir ao grupo e vais encontrar um mundo de truques e experiências pessoais que te vão ajudar na tua próxima aventura.

Transporte: Rome2rio,  BlablaCar & Uber/Grab – Se não queres deslocar-te apenas de avião, ou queres comparar as várias opções, preços e distâncias de ir do ponto A ao B, o site Rome2rio dá-te todos os detalhes (avião, comboio e carro). O Blablacar (partilha de boleias) pode ser útil para curtas distâncias entre países ou cidades e é uma ótima forma de aproveitar os lugares vazios de quem viaja sozinho. Aplicações como o Uber e Grab (mais utilizado na Ásia) são bons para momentos em que os transportes públicos não estão a funcionar ou precisas de uma opção mais rápida, para além disso, mesmo que não conheças a cidade é a aplicação que define o trajeto evitando enganos.

grupo de jovens a entrar num autocarro

Ferramentas: Carregador universal e power bank – para que todas as aplicações funcionem precisas de ter o telemóvel com bateria e estar preparado para todas as eventualidades. Um carregador universal permite-te adaptar às tomadas de cada país e um power bank vai ajudar quando não há tomadas por perto.

 

Costumas utilizar outras aplicações? Partilha connosco nos comentários.

 

Autora: Janete Silva, Flearound

Conteúdo Relacionado