Ah, o Porto… também conhecido como a Cidade Invicta, por nunca ter sido conquistada por outros povos, continua a conquistar os corações dos visitantes e a roubar-lhes suspiros! Não é para menos, e por esse motivo foi eleito o melhor destino europeu em 2012, 2014 e 2017!

Se vens para a Europa e ainda necessitas um seguro de viagens para o visto, a IATI aconselha-te o seguro IATI Básico, que com a cobertura perfeita para a tua viagem pelo continente europeu!

atardecer na cidade do porto

À conquista das belezas da Cidade Invicta

O Porto é uma cidade que merece ser visitada com calma, tranquilamente, para poderes desfrutar de todas as suas opções tanto durante o dia como à noite.

Experimenta visitar o mesmo lugar nestas duas alturas e verás como o ambiente muda e como podes encontrar diferentes tipos de lazer num mesmo lugar, simplesmente por deixar passar algumas horas.

O que ver na cidade do Porto

Ponte D. Luís

ponte dom luis e barcos rabelos no porto

A Ponte D. Luís é um dos maiores ícones do Porto, o monumento que aparece em todos os postais da cidade. Inaugurada em 1886, no seu estilo podemos notar que foi projetada por um pupilo de Eiffel, o engenheiro Teófilo Seyrig, já que ponte é feita em ferro forjado, fazendo-nos lembrar o símbolo da Cidade Luz. Não percas a oportunidade de atravessar a ponte pela parte superior, que liga a Sé do Porto ao Mosteiro da Serra do Pilar, vais adorar as vistas panorâmicas!

Ribeira

casas da ribeira do porto

A Ribeira, com as suas casas tradicionais coloridas que decoram a margem do Rio Douro, é outro dos encantos da cidade. Depois de uma caminhada pela Ribeira do Porto ou pelo Cais de Gaia (ou pelos dois), aproveita para experimentar um pouco da gastronomia local num dos deliciosos restaurantes espalhados por ali!

Livraria Lello

escadarias da livraria lello

A Livraria Lello atrai centenas de visitantes diariamente, curiosos para conhecer por dentro a livraria que teria inspirado a autora J.K. Rowling na criação da livraria Flourish and Blotts da saga Harry Potter. A escadaria é o ponto alto da visita, mas precisas de ter paciência para conseguires tirar uma foto!

Torre e Igreja dos Clérigos

vistas da cidade do porto e da torre dos clerigos

Localizada no centro do Porto, junto à Igreja dos Clérigos e à Casa da Irmandade, que hoje abriga o museu, a Torre dos Clérigos é outro ícone da cidade. Caso queiras visitar o museu e subir os 225 degraus até o topo da torre, reserva aqui o teu ingresso com antecedência, para não perderes tempo na fila!

Avenida dos Aliados

avenida dos aliados e camara municipal do porto

Esta é uma das principais avenidas da cidade, marcada por diversos prédios de arquitetura admirável, especialmente a Câmara Municipal do Porto. É aqui onde acontecem os principais eventos da cidade, que juntam multidões para assistir aos concertos durante épocas festivas, como o São João, Natal e a Passagem do Ano.

Rua de Santa Catarina

rua de santa catarina no porto

Se quiseres aproveitar a visita ao Porto para fazer umas comprinhas, não te esqueças de explorar a Rua de Santa Catarina, desde a Capela das Almas até à Igreja Paroquial de Santo Ildefonso, na praça da Batalha! Além de poderes admirar as igrejas e os seus azulejos, também verás inúmeras lojas e cafés, incluindo o famoso Café Majestic.

Estação de São Bento

interior da estaçao de sao bento

Construída em 1900, no sítio onde se encontrava o antigo convento de São Bento de Avé Maria, esta estação de comboios é uma verdadeira obra arte! As suas paredes interiores estão revestidas com mais de 20 mil azulejos, que relatam a história dos meios de transporte até à invenção dos comboios, além de outros momentos importantes da História de Portugal.

Sé do Porto

se do porto

Esta catedral, construída entre os séculos XII e XIII, e remodelada entre os séculos XVII e XVIII, possui agora um estilo romano-gótico e é outro ponto importante numa visita ao Porto. Para além de poderes apreciar o seu exterior e a nave principal, também é possível visitar outras zonas. Para saberes mais sobre horários e preços, consulta o site oficial.

Jardins do Palácio de Cristal

jardins do palacio de cristal do porto

Os Jardins do Palácio de Cristal oferecem uma vista indescritível sobre o Rio Douro, para além da beleza dos seus jardins e das aves que habitam o parque. Vai com tempo para poderes descobrir todos os cantos do parque, que esconde alguns jardins secretos e uma panorâmica da cidade surpreendente!

 

Palácio da Bolsa

interior do palacio da bolsa

O Palácio da Bolsa, também conhecido como Palácio da Associação Comercial do Porto, começou a ser construído em 1842 e só foi considerado concluído 65 anos depois. É preciso visitá-lo para entender o porquê: a riqueza arquitetónica de suas salas é impressionante! Caso queiras visitá-lo, sugerimos que consultes os horários e marques a visita com antecedência no site oficial, pois é feita unicamente em grupos guiados, disponíveis em várias línguas.

O Pôr-do-Sol no Porto

atardecer na cidade do porto

Muitos afirmam que o pôr-do-sol no Porto é um dos mais lindos do mundo. Os melhores lugares para ver este espetáculo da natureza são: o alto do Jardim do Morro, uma colina em Vila Nova de Gaia com uma belíssima vista para o Rio Douro; as praias da Foz do Douro ou em Matosinhos. Depois conta-nos nos comentários qual é o teu local favorito!

Apostamos que com este artigo o Porto já conquistou o teu coração e agora estás pronto para explorar e (tentar) conquistar a Invicta! Partilha connosco as tuas fotos no Porto usando #iatipelomundo no Instagram!

Se queres conhecer mais localidades da região norte de Portugal, recomendamos-te que visites Braga, eleita o segundo melhor destino europeu de 2019, e também Fafe, uma pequena cidade perto de Guimarães com várias coisas que oferecer e pouco conhecida pelos turistas!

 

Autora: Amanda sem Fronteiras

Conteúdo Relacionado