Estão no norte de Portugal há procura de um motivo para sair de casa? A IATI vai levar-vos em segurança a uma visita guiada por esta cidade de Fafe.

Fafe é uma cidade do distrito de Braga localizada na região do norte de Portugal. Para surpresa de vários esta cidade esconde mais do que aquilo que podem esperar, desde casas construídas em pedras a zonas verdes para poderem relaxar. Fafe é uma cidade que vão querer explorar. Mas não se esqueçam, viajar em segurança é a melhor forma de viajar e por isso a IATI ajuda-te a encontrar o melhor seguro de viagens online e que mais se adequa a ti.

lago formado na barragem da queimadela

Locais a não perder numa visita a Fafe

Casa do Penedo

imagem frontal da casa do penedo

É em Portugal, na cidade de Fafe mais precisamente na freguesia de Várzea da Cova que podemos encontrar uma das casas mais pitorescas de Portugal, localizado no alto do monte rodeada de nada. Nada como, silencio, natureza, tranquilidade, a força do vento e a verdadeira paz interior.

Diz-se que a construção desta casa teve o seu início em 1974 e que nasceu da vontade de um engenheiro de se refugiar do stress da cidade. Infelizmente o dono da casa neste momento já nem na sua casa de pedra encontra a tranquilidade pelo facto de várias pessoas tentarem saciar a sua curiosidade.

Construída entre 4 penedos, o seu interior faz jus ao seu exterior, também com um ambiente rústico, não tem luz, rede, nem água canalizada, mas tem uma piscina exterior que sacia os seus habitantes nos dias quentes de verão. Diz-se também que tem um sofá que pesa cerca de 350kg e vidros à prova de bala para proteger de vandalismos.

E como chegar à casa também conhecida como a “Casa dos Flinstones”? Se forem de carro podem colocar no vosso sistema de navegação casa do penedo e rapidamente vão encontrar o local. A estrada é bastante acessível, tem um quanto de curvas e os últimos km são em terra batida, mas não se preocupem, podem estacionar mesmo ao lado da casa.

A pé, podem realizar o trilho PR10 – Trilho do vento, uma caminhada de media dificuldade, circular e de cerca de 14km que explora o parque eólico e tem como ponto de interessa a cada do penedo. Para quem não sabe é mesmo ao lado da cada do penedo que se encontra o famoso “salto da Lameirinha”, uma das grandes atrações do WRC Fafe Rally Sprint;

Praia fluvial da Barragem da Queimadela

barragem da queimadela e floresta circundante durante o outono

Para quem não sabe existe um trilho de apenas 3 km que se inicia no parque de campismo da Queimadela e dá a volta à sua barragem. Por um caminho circular, rodeado de árvores e com a água da barragem a acompanhar-nos, torna-se num dos passeios mais relaxantes que pode ser acompanhado pelos vossos amigos de 4 patas. Nos dias de maior calor também se podem refrescar na praia fluvial da barragem ou descansar à sombra de uma árvore no parque de merendas da praia. Para quem não sabe esta praia está dentro do programa “Praia Acessível – Praia para Todos!” que tem como objectivo permitir a acessibilidade a todos.

Aldeia do Pontido

detalhes da aldeia de pontido, com uma casa de pedra e um riacho a descer

Uma aldeia outrora desabitada que foi recuperada e transformada num turismo rural de sucesso. Agora com casas de pedra rodeadas de lagoas e natureza é um local perfeito para um fim de semana relaxante. Aqui vão poder contactar de perto com a natureza e mergulhar nas águas cristalinas das lagoas da aldeia. Na aldeia também vão poder encontrar um restaurante com pratos tipos do Norte e por fim um centro de interpretação ambiental, onde os hóspedes poderão aprender mais sobre os valores ecológicos da região. Se decidirem explorar o que está perto da aldeia vão descobrir recantos da natureza longe das multidões.

Parque aquático de Fafe

escorregas de um parque aquático

O parque aquático de Fafe é umas das opções para os dias de maior calor. Apesar de ser um dos parques aquáticos mais pequenos de Portugal e ter poucas atrações é uma boa opção para quem tem crianças, vai fazer as delícias dos mais pequenos.

Citânia de Briteiros

ruinas arqueologicas da citania de briteiros

A cerca de 20km de Fafe no alto de São Romão e já no concelho de Guimarães vão poder encontrar a citânia de Briteiros. Esta citânia tem ainda alguns dos castros da idade do ferro que podem comprovar a passagem da cultura castreja por Portugal. É no museu da cultura castreja que vão poder encontrar a pedra formosa mais relevante da citânia de Briteiros, não deixem de visitar.

E já que estás pelo norte de Portugal, porque não dar um saltinho a Braga, o segundo melhor Destino Europeu de 2019?

Autores: Tworistas

Conteúdo Relacionado