A aldeia histórica de Monsanto é considerada “aldeia mais portuguesa de Portugal”, sendo também uma das mais encantadoras. As suas casas de pedra, muitas vezes encaixadas nas enormes rochas à volta da qual a aldeia foi construída, o seu imponente castelo localizado no topo de uma colina e as vistas absolutamente incríveis sobre a paisagem beirã, oferecem uma experiência inesquecível a todos os que a visitam.

Desde a IATI. líderes em seguros de viagem internacionais queremos que aproveites ao máximo tudo o que Monsanto tem para oferecer, e é por isso que te deixamos abaixo as nossas sugestões do que ver e visitar nesta aldeia histórica.

O que ver na aldeia de Monsanto

vista panoramica da aldeia de monsato ao anoitecer

Com vestígios de presença humana desde a época do Paleolítico, Monsanto foi doada por D. Afonso Henriques à Ordem dos Templários, após a sua conquista aos mouros em 1165. Localizada nas íngremes encostas de uma colina, a aldeia de Monsanto é um local fascinante, com um ambiente tranquilo e autêntico, onde te sentirás transportado para trás no tempo.

Miradouro Praça dos Canhões

Logo à entrada da aldeia histórica de Monsanto, do lado direito da estrada, encontras o miradouro da Praça dos Canhões que te oferece uma vista magnifica sobre as planícies que rodeiam Monsanto. A vista pode ser apreciada lado a lado com os canhões em tempos usados como proteção contra inimigos.

Igreja Matriz

fachada da igreja matriz de monsanto

Poucos metros acima encontras a Igreja Matriz de Monsanto. Diz-se que a sua origem remonta ao século XV, tendo sido restaurada no século XVIII. É um edifício imponente, perfeitamente conservado.

Castelo de Monsanto

ruinas do castelo de monsanto

O Castelo de Monsanto está localizado no ponto mais alto da colina, a 758 metros de altura.  A subida é feita a pé, pelos caminhos de pedra que vão desde o centro da aldeia até às suas ruínas. Apesar da escassa informação concreta sobre a sua origem, diz-se que poderá ter sido construído por volta do ano de 1165, durante o reinado de D. Afonso Henriques. Hoje em dia é ainda possível ver as ruínas da Torre de Menagem, da capela de Nossa Senhora do Castelo, para além de uma vista absolutamente magnífica. As ruínas do castelo são ainda palco, todos os anos em Maio, da festa de Santa Cruz, de origem pagã.

Gruta

ruas tipicas de monsanto

A caminho do castelo, escondida numa das ruas da aldeia, encontra-se uma gruta escavada numa grande rocha. No seu interior é ainda possível ver alguns vestígios da sua ocupação humana. É um espaço muito pequeno, mas que não deixa de ter interesse do ponto de vista histórico.

Necrópole de São Miguel

sepulturas esculpidas na pedra

Junto às ruínas do Castelo e à Capela de São Miguel, encontras a necrópole de São Miguel. Aqui poderás ver sepulturas em pedra perfeitamente preservadas. Estas sepulturas (sem tampa) eram esculpidas nas rochas e tinham o formato do corpo ao qual eram destinadas.

Capela de São Miguel

Junto à entrada para o Castelo encontras esta capela românica da qual restam hoje em dia as paredes e um altar em pedra no seu interior. Não é permitida a entrada na capela, mas é possível espreitar pelas grades que tapam a entrada, vendo a totalidade da sua área.

Penedo do Pé Calvo

vista panoramica em dia limpo

O Penedo do Pé Calvo é outro local perfeito para admirares a vista fabulosa que Monsanto te oferece. Está localizado na encosta do lado direito da colina, a meio do caminho do centro da aldeia para o Castelo.

 

Autor: Joland

Relacionados