O Sudeste Asiático é procurado anualmente por milhares de turistas e as razões estão à vista de todos: uma cultura rica, uma história milenar, tradições que se mantiveram inalteradas com o passar do tempo, a generosidade do seu povo, as suas praias paradisíacas e, finalmente, a sua gastronomia.

Aqui na IATI Seguros, líder de seguros de viagem online, queremos que aproveites ao máximo a tua próxima aventura, por isso deixamos-te aqui 10 recomendações de pratos típicos da Tailândia que não poderás perder!

Pratos típicos Tailandeses

Baseada em grande parte no arroz e na massa, a gastronomia do Sudeste Asiático é conhecida também por ser extremamente picante (a frase “no spicy” é obrigatória para os ocidentais pouco habituados a tal intensidade), por recorrer em abundância a ervas frescas e ao famoso molho de peixe que lhe dá um sabor tão característico. Existem algumas diferenças de país para país nesta zona, mas os sabores base mantêm-se relativamente iguais. A gastronomia tailandesa, em particular, é extremamente variada, sendo a Tailândia considerada um autêntico paraíso para amantes de comida.

1. PAD THAI

prato de pad thai

O Pad Thai é considerado o prato nacional da Tailândia. É normalmente o prato que dá o primeiro gosto da gastronomia tailandesa a quem visita este país pela primeira vez. Noodles misturados num wok bem quente com rebentos de soja, camarão, ovo e cebola e temperados com molho de soja, açúcar e malaguetas. No final, já no prato, é colocada uma cobertura de amendoins picados.

2. SOM TUM (SALADA PICANTE DE PAPAIA)

prato tailandes de som tum

Se és daqueles que não tolera bem o picante, então talvez seja melhor evitares este prato. O Som Tum (ou Salada Picante de Papaia) é composto por uma mistura de feijão verde, papaia, tomates cherry, alho e malaguetas. O resultado é um sabor agri-doce-picante.

3. GAENG DAENG (CARIL VERMELHO)

caril vermelho tailandes

Os pratos de caril na Tailândia são de comer e chorar por mais. Um destes pratos é o Gaeng Daeng, composto por uma mistura de leite de coco, carne e pasta de caril vermelho, com um toque de folhas de lima por cima. Como acompanhamento, um pouco de arroz branco para afogar no caril.

4. KHAO PAD (ARROZ FRITO)

comida tailandesa khao pad goong

Se há prato que salva qualquer pessoa do picante extremo da comida Tailandesa é o Khao Pad, ou arroz frito. É um prato extremamente simples: arroz, ovo, cebola e algumas ervas. Pode ser acompanhado por galinha, vaca ou camarão e existe em todos os restaurantes onde se vá na Tailândia.

5. GAENG KEOW WAN KAI (CARIL VERDE DE GALINHA)

caril verde de galinha

Outro prato de caril, composto por uma mistura de leite de coco com uma pasta de caril verde onde se misturam pedaços de galinha, mini-beringelas, bambu, folhas de manjericão e coentros.

6. KHAO SOI

khao soi prato tradicional tailandesa

O Khao Soi é um prato típico do Norte da Tailândia que se diz ter influência Birmanesa. O prato é composto por pedaços de porco ou galinha, cozinhados em leite de coco com caril. O caldo que daqui resulta é depois deitado por cima de noodles de ovo quentes e coberto no final com verduras, rebentos e noodles frios.

7. KAI MED MA MUANG (GALINHA COM CAJU)

comida tradicional tailandesa

À primeira vista até se poderia dizer que este era um prato chinês, mas não, é mesmo tailandês. Para além da galinha e caju, este prato é composto pelo famoso molho de soja doce, cebola, malaguetas, cogumelos e cenoura. O seu travo doce faz com que seja bastante apreciado por quem visita este país.

8. GAENG MATSAMAN (CARIL MASSAMAN)

caril vermelho massaman

Outro dos muitos tradicionais pratos de caril tailandeses. Esta variante não é tão picante como os outros pratos de caril já referidos, por isso uma boa opção para quem se esteja a iniciar na gastronomia tailandesa. É mais doce que os outros e a sua base é composta por canela, noz-moscada, cardamomo e cravinho, sendo normalmente acompanhado por batatas.

9. PAD SEE EW (NOODLES FRITOS)

noodles fritos comida tailandesa

De fortes influências chinesas, o Pad See Ew é composto por noodles de arroz, molho de soja, alho, brócolos chineses, ovo e galinha, vaca, porco ou camarão. É daqueles pratos que te conforta por dentro.

 

10. TOM YUM GOONG (SOPA PICANTE DE CAMARÃO)

sopa picante de camarão tailandesa

Erva-príncipe, chalotas, molho de peixe, sumo e folhas de lima e malaguetas compõem a base deste aromático prato típico Tailandês. A sopa fica completa com a adição de cogumelos e camarões frescos.

 

Qual destes pratos é o teu favorito? Já provaste mais algum prato dos países do Sudeste Asiático que te fez comer, chorar por mais e agora queres partilhar connosco? Conta-nos tudo!

Relacionados