A maioria de nós tem pelo menos uma memória de infância ou um amor adolescente de verão passado num parque campismo. Hoje, na Iati, vamos mostrar-te parques de campismo imperdíveis e diferentes a visitar em Portugal. E, por falar em viagens de verão, não te esqueças de fazer o teu seguro de viagem para que nada arruine as tuas férias.

 

Vidoeiro Gerês Camping Kitur

Podes encontrar este parque natural bem no meio da natureza, na Vila do Gerês. Parte da Reserva Natural da Penêda Gerês, este é o sítio ideal para uma viagem de amigos que procuram um lugar especial na montanha, longe das frenéticas cidades e rodeado de árvores e repleto de biodiversidade. Com capacidade para 400 pessoas e cm 30 000m2, este cantinho verde pode ser o ponto de partida para experiências incríveis pelas cascatas e trilhos disponíveis.

Parque Cerdeira

Dada a beleza e grandiosidade do Gerês, não é de admirar que as hipóteses sejam imensas. Este parque nasceu em 1992 da necessidade de existir um lugar de partilha e aconchego para os crescentes visitantes que se aventuravam pelas montanhas. O senhor José Pires e a família construíram o parque pelas próprias mãos e têm como objectivo tornar o seu espaço um lugar onde se prima o turismo responsável com reduzido impacto na natureza.

 

Parque de Campismo Cepo Verde

Dos poucos parques privados da zona, localizado no parque natural de Montesinho, o Cepo Verde é uma boa aposta para quem quer acampar rodeado de castanheiros, carvalhos e cerejeiras. Num local familiar, tranquilo e que permite acampar com privacidade, é um ótimo para observação nocturna. Dispõe de 140 lugares com bastante sombra para tendas ou caravanas.

 

Nomad Planet

Marie e Victor adoram viajar e foi num recanto da natureza em Trás-os-Montes que decidiram criar um espaço onde podem adoptar um estilo de vida mais simples, são e com mais contacto com a natureza. Neste parque não precisas de trazer a tenda, aqui existem yurts, tendas típicas dos povos nómadas mongóis, num misto invulgar de contacto com a natureza e conforto, ideal para verão ou inverno com amigos ou família.

yurt campismo trás-os-montes

Camping Toca da Raposa

Bem no centro de Portugal e perto da Serra da Estrela, a Toca da Raposa é um lugar simples e familiar, um ponto de partida ideal para aproveitar a zona. Com 20 anos de funcionamento, começou por ser um lugar de encontro dos amantes de motas é, hoje em dia, um parque com possibilidade de alojamento em tendas, bungalows ou caravanas, com árvores de fruto e um compostor próprio primam pela relação com a natureza e a simplicidade das coisas.

 

Camping Alentejo

Localizado numa área rural de 25 hectares, rodeado da bela paisagem alentejana, facilmente se podem avistar habitantes naturais como os coelhos, as lebres e algumas espécies de pássaros. As infraestruturas do parque são basicamente as árvores típicas que por lá existem: como o sobreiro, a azinheira, as estevas, entre outras. A pequena piscina vai ser a salvação para os dias quentes de verão e a pequena vila de Evoramonte, a 3km, uma opção para provar a deliciosa gastronomia local.

B B Camping

Um projeto de turismo de natureza no Vimieiro que defende a sustentabilidade e a preservação da natureza no seu estado puro. Têm à disposição três formas de alojamento: tendas, caravanas ou a casa de férias. Reaproveitam a água da chuva para a piscina e utilizam exclusivamente a luz solar para o aquecimento da água e electricidade. Para os hóspedes que o solicitarem, preparam o pequeno com pão de bolota (que cresce no parque) e compotas, manteiga e produtos locais. Os carros não são permitidos para que a paisagem não seja condicionada.

 

Salema Eco Camp

Para amantes de natureza, aventura e surf! Localizado no Algarve, este parque foi recentemente renovado e redefiniu os seus valores sendo que a sustentabilidade, preservação da natureza e o estilo de vida equilibrado e sereno estão na base de tudo o que fazem. Podem optar por dormir nas casas de madeira, nas tendas glamping, nos estúdios ou apartamentos e ainda visitar a loja ecológica do parque.

Quinta de Odelouca

Se queres visitar o Algarve mas não gostas da azáfama nem da confusão das praias lotadas, recomendamos a visita à Quinta de Odelouca. Com 25 lugares rodeados da sombra das oliveiras e o encanto das flores silvestres, vão seguramente sentir-se em plena natureza. O melhor serão nocturno é deitar sobre o céu estrelado e admirar a imensidão do espaço ao som dos grilos, rãs, do mocho-galego e da coruja-do-mato.

 

Como vês não há desculpas para não ir à descoberta dos parques maravilhosos que Portugal tem para oferecer, existem opções para todos os gostos mas todas com algo em comum: todas são estadias de milhões de estrelas.

 

Artigo escrito por: Flearound

Conteúdo Relacionado