Estás à procura de um lugar diferente e ainda pouco conhecido? A IATI leva-te de forma segura ao monte Medilianum localizado na província de Leão que antigamente foi palco de exploração e extração de ouro. Agora é um dos trilhos mais bonitos e desconhecidos do norte de Espanha que tem vindo a atrair os mais curiosos e apreciadores da natureza.

O passeio por Las Médulas é tranquilo e adaptado a toda a família, mas se as vai visitar inseridas numa viagem maior, aconselhamos que compres um seguro de viagem online e passeie descansado.

Como conquistar a Rota do Ouro e visitar Las Médulas?

vista aerea las medulasConhecido agora como Las Médulas, estão declaradas como património da humanidade. Este monte tem como cor predominante o laranja com o contraste dos Castanheiros e Carvalhos típicos da zona que permitem um trilho bastante agradável e de baixa dificuldade.

As Las Medulas além do trilho têm também grutas e um miradouro com vista panorâmica para o monte.

Trilho

vista panoramica de las medulasO trilho é circular com cerca de 6km, denomina-se como Senda de Las Valiñas e tem o seu início na aldeia de Las Médulas que tem também um painel informativo mesmo ao lado do ponto de turismo. É um trilho de fácil realização sem zonas acidentadas e vertiginosas o que permite ser realizado também com crianças.

Durante o trilho é possível apreciar a magnitude da galerias denominadas de “La Cuevona” e da “La Cueva” que foram no passado passagem para dentro da terra para retirar o ouro, agora estão protegidas e vedadas devido ao risco de desabamento. Se quiserem podem também fazer o trilho com visita guiada, podem informar-se no ponto de turismo da aldeia.

Miradouro de Orellán

miraadouro orellan à noiteNo que diz respeito ao Miradouro de Orellan, este pode ser visitado dentro do circuito do trilho ou podem ir lá de carro, a estrada de acesso é um pouco sinuosa mas bastante acessível, apenas têm de ter mais precaução durante os invernos rigorosos devido ao nevoeiro que se instala.

O miradouro tem uma vista panorâmica sobre Las Médulas e pode ser visitado em qualquer hora do dia, apesar de que na hora do pôr-do-sol é um espetáculo a não perder, pois as cores do sol potenciam a cor laranja.

Grutas

las medulas desde interior de grutaPor fim, temos as grutas que podem ser visitadas todos os dias da semana e a sua entrada é feita mesmo ao lado do Miradouro de Orellan. Têm um custo de 3€ que inclui uma touca e um capacete e aconselhamos a levaram luz para explorarem de forma segura as grutas. Quando entrarem vão poder sentir o frio e a humidade das grutas e no final vão poder estar numa varanda/miradouro que tem uma perspectiva diferente da vista para o monte.

E se procuram onde dormir, a IATI aconselha o Palleiro del Forno. A cerca de 2km do miradouro de Orellan, o Palleiro del Forno é uma casa de turismo rural com uma decoração associada à natureza e com uma sala onde vão poder no inverno se aquecerem enquanto convivem. Também vão poder ter a oportunidade de degustar de pratos tipicamente romanos que são confecionados na hora pela própria dona da casa. Aproveitem, vão adorar os petiscos.

Extra da IATI para uma caminhada segura:

  • Adequem a vossa roupa e calçado ao tempo, um calçado adequado é fundamental para um passeio agradável e seguro;
  • A caminhada é adequada a adultos e crianças, mas não deixem de ter precauções com os mais pequenos, levem sempre agua e snacks para poderem beber/comer durante o trilho;
  • Se levarem amigos de 4 patas repitam o processo em cima mencionado;
  • É essencial viajar sempre em segurança e onde poderão encontra-la será através da IATI Seguros que vos permite adaptar o seguro de acordo com o tipo de viajante que vocês são, protejam-se a vocês e aos vossos pequenos.

Boa caminhada!

Autores: Tworistas

Conteúdo Relacionado