A Polónia é um dos melhores destinos na Europa para quem procura um misto de história, cultura e gastronomia. As suas duas maiores cidades, Cracóvia e Varsóvia, oferecem centros históricos que parecem saídos de um conto de fadas, vários museus repletos de vestígios de uma história rica e fascinante, e inúmeros restaurantes onde te poderás deliciar com iguarias gastronómica absolutamente deliciosas.

Neste artigo encontras algumas dicas úteis que te poderão ajudar a planear uma visita a este país surpreendente. Depois é só comprar os voos, tratar do seguro de saúde internacional e partir!

pessoas com bandeiras da polonia

Dicas úteis para planear uma viagem à Polónia

Moeda Local

A Polónia é um dos países europeus que não aderiram ao Euro. A moeda continua a ser o Zloty, pelo que convém que ao chegares ao teu destino procures um local para trocares os teus Euros.

Os melhores locais para trocar dinheiro são os bancos ou os Kantor (lojas de câmbio localizadas em hotéis e pontos estratégicos nas cidades/localidades). Por regra, o aeroporto nunca é um bom sítio para trocares dinheiro já que apresenta taxas de câmbio menos atrativas.

centro da cidade de cracovia

Comida

A comida polaca assenta largamente em vegetais como a beterraba e os pepinos, tubérculos (batatas), cogumelos e muita carne. Os pastéis Pierogi, com vários recheios diferentes como cogumelos, queijo, carne ou uma combinação de batatas e queijo (Pierogi russos), são uma das grandes especialidades gastronómicas do país. Podem ser servidos cozidos ou fritos. O que quer que venhas a comer, é certo que nunca sairás da Polónia de barriga vazia!

Alguns pratos típicos:

  • Pierogi (Pastéis Recheados)
  • Rosół (Sopa de Galinha)
  • Gołąbki (Rolo de Couve)
  • Polskie naleśniki (Panquecas Polacas)
  • Goulash polaco

pierogi prato tradicional polaco

Costumes e tradições

  • Na Polónia é costume darem-se 3 beijinhos quando se cumprimenta alguém, em vez de dois apenas como em Portugal. Temos um artigo sobre curiosidades da Polónia que deverias ler!
  • Temas relacionados com a II Guerra Mundial, a Rússia ou o comunismo devem ser abordados com cuidado por serem temas ainda sensíveis na sociedade polaca.
  • Atravessar uma estrada fora da passadeira ou com o sinal vermelho para peões resulta numa multa quase certa.
  • Não é permitido beber bebidas alcoólicas na rua.
  • Retirar os sapatos quando se é convidado para a casa de alguém é algo esperado.
  • Para te dirigires a alguém de forma respeitosa deverás usar “Pan” (para homens) ou “Pani” (para mulheres), seguidos do apelido da pessoa.

Principais palavras e expressões em polaco

É sempre simpático e visto com bons olhos tentares dizer algumas palavras ou frases na língua nativa quando visitas um destino. Se conseguires decorar as expressões abaixo é garantido que serás recebido com sorrisos a dobrar.

Bom dia/Boa tarde: Dzień dobry (diz-se “djín dobrê”)

Boa noite: Dobry wieczór (diz-se “dobrê vietchur”)

Obrigado: Dziękuję (diz-se “djín kuién”)

Saúde (brinde): Na zdrowie! (diz-se “na zdrovié”)

Adeus: Do widzenia (diz-se “do vidzénia”)

OK: Dobra (diz-se “dóbra”)

casas tipicas de wroclaw

Transportes públicos

A rede de transportes públicos na Polónia é extremamente eficiente e bem organizada, distribuindo-se por autocarros, elétricos e metro, dependendo da cidade ou localidade. Os bilhetes podem ser comprados dentro dos transportes ou em máquinas normalmente localizadas ao lado de paragens, por valores tão baixos como 3 zloty por um bilhete para 20 minutos (cerca de €0,70).

A tarifa base dos táxis ronda os 6 zloty a que acresce 2,20 zloty por quilómetro. É importante que tenhas alguma atenção de forma a evitares os táxis não-oficiais que não se regem por tarifas definidas oficialmente (distinguem-se por só terem um pequeno sinal de táxi no tejadilho).

centro da cidade de gdansk

Quando ir à Polónia

O clima na Polónia pode ser de extremos, ou muito quente ou muito frio, por isso é sempre melhor viajar nas estações intermédias como a primavera e o outono. Para além de temperaturas mais amenas, consegues também preços mais baixos a nível geral e uma menor concentração de turistas o que te permitirá aproveitar o país de forma mais confortável.

Voos para a Polónia

A TAP tem voos diretos de Lisboa para Varsóvia. Do Porto poderás viajar diretamente com a Wizz Air e de Faro com a Ryanair.

Para Cracóvia, a partir de Lisboa e Porto existem voos diretos pela Ryanair. De Faro não existem voos diretos.

 

Autora: Maria João, Joland blog

Relacionados