Viajar é a nossa grande paixão! Viajar sacia momentaneamente a nossa curiosidade, expande nossos pensamentos, rompe preconceitos e enche-nos de boas memórias e histórias para contar. E, tu já sabes que podes contar com os nossos seguros de viagem em todas as tuas viagens, para que possíveis problemas não estraguem as tuas melhores lembranças!

Planeamento de uma viagem internacional

mulher com mala no aeroporto

Já que a nossa alegria é cobrir todas as tuas necessidades, hoje vamos dar-te uma dica muito importante, para ajudar no planeamento das tuas próximas aventuras. Antes de organizar uma viagem internacional, é sempre fundamental estarmos atentos e cientes sobre diversos fatores do país de destino, incluindo a necessidade de visto, cuidados de saúde e vacinação prévia, condições de segurança, meios de transporte e outras questões que estaremos expostos durante a viagem, como clima, moeda e idioma.

Antes da viagem

planificaçao de viagem no computadorPara ajudar-nos, o Ministério dos Negócios Estrangeiros português disponibiliza no seu Portal das Comunidades um guia pormenorizado, com dicas gerais para viagens internacionais, bem como indicações e conselhos específicos relacionados a cada país. O site é muito intuitivo e prático de consultar, de modo a facilitar o acesso à informação e o esclarecimento de dúvidas. Os conselhos gerais aos viajantes podem ser visualizados aqui, e na barra à direita desta página, consta uma lista de países de A-Z. Ao aceder à página do país desejado, terás à tua disposição informações gerais e, também, sobre o regime de entrada e estada no país, condições de segurança, transportes, cuidados de saúde e outras informações úteis.

Entre as orientações gerais do Portal das Comunidades, que devem ser verificadas pré-embarque, os viajantes são lembrados de confirmar o prazo de validade do passaporte, já que alguns países podem exigir que este esteja ainda válido por 06 meses após a data de finalização da viagem. Além disso, alertam para a importância da contratação de um seguro-viagem apropriado para o destino e que, preferencialmente, cubra possíveis despesas médicas, de roubo ou furto, e despesas de repatriação. Para isso, tu sabes que podes contar com a IATI Seguros.

O portal também alerta que o viajante confirme sua disponibilidade financeira, para que seja suficiente para cobrir todas as despesas e retorno à origem e, também, que verifique os cuidados prévios de saúde, como vacinas obrigatórias, e compareça a uma consulta ao Viajante para esclarecer quaisquer dúvidas.

Durante a viagem

passaporte e cartao de embarqueIndependente do destino, é recomendado sempre o cuidado redobrado com a tua segurança durante a viagem: evita a exposição de artigos de valor, evita ruas mal iluminadas à noite, mantém atenção sob tua bagagem, esteja ciente e respeite a cultura e as leis locais, que podem ser diferentes do teu país de origem. Se o teu país de destino estiver classificado no Portal como local com condições de segurança precárias, informa a Embaixada/Consulado português no país, com detalhes como a data da viagem, alojamento e telefone de contacto. É importante, também que registe-se na aplicação “Registo Viajante” ou pelo e-mail gec@mne.pt, para ser facilmente localizado em caso de emergência no país.

contrato para seguro de viagem

Além disso, mantém sempre anotado o contato do consulado ou embaixada portuguesa no teu país de destino, bem como o contato e o número da tua apólice de seguro IATI, para situações de emergência. Caso não exista uma representação portuguesa no país, poderás recorrer a Embaixadas ou Consulados de outros Estados Membros da União Europeia.

Preparado para planear a tua próxima viagem? Conta-nos nos comentários qual será o teu próximo destino!

 

Autoria: Amanda Sem Fronteiras

Conteúdo Relacionado